Home / Artigos / Como saber a hora de mudar

Como saber a hora de mudar

Como saber a hora de mudar

Em todos os aspectos da vida, é preciso entender que a mudança é uma constante – tanto na vida pessoal, quanto na carreira profissional e acadêmica, é preciso compreender que a hora de mudar pode ser uma escolha ou um processo imposto por várias influências.

Muitas pessoas tem dificuldade em lidar com os processos de mudança que acontecem e são exigidos ao longo da vida, mas é importante começar a entender como se relacionar com eles para que possam ser benéficos e aproveitados com qualidade.

É comum, principalmente para as gerações mais velhas, que a carreira seja estabelecida de modo estático, onde os profissionais passam anos no mesmo cargo e não precisam lidar com as mudanças tão frequentemente, permanecendo até mesmo engessados em suas funções.

Entretanto, muitas vezes essa rigidez pode trazer prejuízos que afetam não apenas a carreira, mas, como a dificuldade de lidar com a mudança, todas as áreas da vida.

Entenda quando é hora de mudar

Entender quais são as características de sua vida atual – tanto no trabalho quanto nas relações pessoais – que estão fazendo com que você possa ser prejudicado de diversas formas, é essencial para começar o processo de mudança.

Os prejuízos podem até mesmo não serem muito facilmente identificados, como, por exemplo, quando vem na forma de uma acomodação em um cenário que é favorável financeiramente, mas que impede o aprendizado e a evolução.

Sair da zona de conforto acaba sendo essencial para que se possa crescer, e, portanto, entender a hora de mudar.

como saber a hora de mudar

O planejamento é essencial para a mudança

A maioria das pessoas que evita os processos de mudança está acomodada, tranquila em sua zona de conforto e evita os conflitos e as tomadas de decisão que são definitivas para um processo de transformação.

Isso vem, muitas vezes, da falta de planejamento e das possibilidades de riscos e processos que possam dar errado, pois são novos e exigem posturas completamente diferentes para que possam obter sucesso.

Isso pode ser remediado a partir do momento em que o planejamento das escolhas é realizado com consciência – identifique o que está errado, o que está estático e precisa de renovação, e comece por aí.

O processo de adaptação que vem com a aplicação na prática do planejamento é absolutamente transformador e exige muita dedicação e energia de qualquer pessoa, por isso, esteja preparado.

Como identificar a hora de se transformar?

Muitas pessoas permanecem estáticas ao longo da vida porque não avaliam quais são os sinais que podem indicar uma necessidade de mudança, por isso, é preciso que comecem a se fazer alguns questionamentos para entender se é hora de mudar, como, por exemplo:

  • Eu tenho sonhos para o futuro que não serão alcançados com as minhas atitudes presentes?
  • Eu posso alcançar mais do que eu tenho agora?
  • Eu estou me sentindo desmotivado e com falta de incentivo para evoluir?
  • Eu parei de aprender e de me melhorar ao longo da carreira ou do relacionamento?
  • Eu estou entediado e sem estímulos?

Essas perguntas podem ser aplicadas em qualquer área da vida para que você identifique se é hora de mudar, pois elas conseguirão proporcionar uma visão muito mais detalhada das características da área em que estiver pensando.

Adapte-se ao longo do caminho

A adaptação é a característica principal para que as mudanças possam obter sucesso. Ela é fruto da capacidade de tomar atitudes e entender quais são os efeitos das mesmas na vida e na área onde se quer mudar.

Para que você possa obter maior facilidade ao longo do processo de mudança, seja em qual área for, vale considerar algumas atitudes, como, por exemplo:

  • Observe o exemplo de pessoas que entenderam que era hora de mudar e que começaram a agir de forma específica para que essa mudança pudesse ser aplicada em suas vidas: como elas puderam fazer isso e o que você tem que também pode ser usado para chegar lá?
  • Saiba entender quando é hora de mudar e o que você terá que deixar para trás para conseguir evoluir e se transformar em uma pessoa melhor, seja no relacionamento, na vida financeira ou na carreira. Mudar não é apenas ganhar, envolve perdas e transformação em todos os sentidos.
  • Faça uma lista com todas as coisas que podem ser alteradas na área na qual pretende mudar e entenda quais são as medidas que podem ser tomadas para que cada uma dessas coisas seja alcançada.
  • Entenda o que te motiva a querer saber se é hora de mudar, o que está provocando a necessidade de transformação e o que te faz insatisfeito com o presente.

A partir desses questionamentos e observações do cenário que envolve a sua vida, será possível entender quando é hora de mudar e saber quais são os passos que podem ser inseridos no seu planejamento para que tudo saia de acordo com o esperado – e lembre-se: adapte-se sempre!

 

Leia Também…

Como e quando Pensar fora da Caixa?

Vale a pena investir em uma franquia?

Regras da Negociação – Como fazer uma boa negociação

Como liderar pessoas desmotivadas

 

Veja Também

O que é realidade exponencial e como isso nos influencia

O que é realidade exponencial e como isso nos influencia A revolução tecnológica está transformando …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Está com alguma dúvida? Fale comigo no WhatsApp