Vale a pena investir em uma franquia?

A maioria das pessoas que está em busca de uma nova maneira de começar um negócio que seja independente e possa proporcionar frutos e rentabilidade benéficos pensa se vale a pena investir em uma franquia.

Há alguns benefícios que podem ser observados nesse modelo de negócios, como o fato de que ele já vem de uma empresa que tem uma imagem construída no mercado, e o fato de que o apoio é recebido pelos franqueados dos franqueadores.

Entretanto, há uma série de questões que precisam ser consideradas antes que os empreendedores possam realizar esse tipo de investimento, pois, muitas vezes, pode ser que o negócio seja mais complexo do que se imagina.

Nesse artigo, você irá conferir uma série de motivos pelos quais é preciso pensar muito bem e com calma nas condições que envolvem investir em uma franquia para saber se é realmente seguro.

Confira se vale a pena investir em uma franquia

Assim como os empreendedores podem encontrar uma variedade de motivos benéficos que influenciam na escolha de investir em uma franquia, há uma série de questões que podem tornar esse investimento muito perigoso.

Na maioria das vezes, os próprios sistemas nos quais as franquias são elaboradas oferecem riscos para os investidores, e a falta de conhecimento acerca das expectativas dos franqueados também influencia em possíveis prejuízos.

Confira algumas das razões pelas quais a franquia pode não ser o investimento que você deve fazer:

Vale a pena investir em uma franquia?

1 – A falta de capital

Para investir em uma franquia, muitos empreendedores cometem o erro de pensar que é necessário apenas o capital de investimento, mas isso é um erro extremamente prejudicial.

Para que a sua franquia possa ter sucesso, é necessário que ela possua capital de giro disponível para que ela consiga se sustentar até que alcance uma estabilidade no mercado – do contrário, é possível até mesmo que ela vá a falência.

2 – A ilusão do trabalho fácil

Muitos empreendedores pensam, de forma rasa, que não precisarão estar presentes na franquia o tempo todo para que ela funcione adequadamente, mas isso é um erro que pode gerar muitos danos à situação financeira do negócio.

Uma nova loja exige tanto cuidado, dedicação e foco quanto qualquer outra, sendo uma franquia ou não, e se você decide investir nesse tipo de negócios é necessário saber, antes de tudo, que precisará apresentar resultados notáveis para o franqueador a partir do momento em que adquirir o negócio.

3 – O desejo de mandar completamente no negócio

Um dos pontos sobre os quais é necessário pensar com calma antes de fazer um investimento em uma franquia é o fato de que, como o modelo de negócios das franquias já vem prontos e precisam ser seguidos à risca, se o seu perfil de empreender envolve muitas ideias originais, você pode não ter a chance de executa-las.

Por isso, esteja ciente de que se você tem vontade de comandar o seu negócio do seu jeito, inserindo muitas ideias inovadoras e métodos próprios, a franquia pode não ser o negócio perfeito para o seu perfil.

4 – A falta de adequação ao seu perfil

Não é possível que você possa se sair bem como gestor de uma empresa cujo nicho de mercado não é compatível com o seu perfil, sobre o qual você não sabe quase nada e não consegue tomar decisões que sejam eficazes.

Portanto, é preciso que, se você optar por investir numa franquia, escolha um nicho de mercado no qual tenha domínio e que possa entender sobre todas as medidas e passos que forem necessários ao longo da gestão.

5 – A decisão impulsiva

Se você está decidindo investir em uma franquia apenas porque precisa de uma alternativa para conseguir ganhar dinheiro rápido, sem analisar quais são as necessidades da mesma e se ela será benéfica no local onde você pretende inserir, as chances são de que tudo dê errado.

É preciso entender que o momento de crise pelo qual a economia passa não faz com que a solução seja um investimento que parece fácil à primeira vista: o planejamento e o estudo são essenciais.

6 – A má avaliação da franquia

É absolutamente necessário que a empresa com a qual você deseja fazer negócios seja avaliada de forma meticulosa, para que se possa compreender quais são todas as variáveis que envolvem um investimento dessa natureza.

Faça, então, uma pesquisa no mercado, entenda quais são os benefícios envolvidos na aquisição de uma franquia com cada empresa. Entrar em contato com pessoas que já são franqueadas é uma ótima maneira de conhecer mais acerca das relações que essa empresa estabelece no mercado.

Conclusão

Agora que você já sabe uma série de fatores que são necessários para investir em uma franquia, pode tomar a sua decisão de forma muito mais elaborada e segura no mercado – lembre-se sempre de manter um planejamento financeiro e busque por áreas onde possui habilidades para atuar!

Você pode consultar detalhadamente todas as franquias existentes no país na ABF ( Associação Brasileira de Franchising)

 

Leia Também…

Como e quando Pensar fora da Caixa?

7 Hábitos diários para ter sucesso em vendas

Como fazer uma gestão empresarial?

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *