Como e quando Pensar fora da Caixa?

Como e quando Pensar fora da Caixa?

 

No universo do empreendedorismo muitos provavelmente já ouviram o famoso termo “think outside the box”, que nada mais é o popular “pensar fora da caixa”!

Para muitos essa citação pode até soar como um grande clichê, que todo mundo fala e faz questão de sair repetindo aqui e ali – só que, na realidade, seu significado é de fato uma das maiores competências que todo empreendedor deve considerar ao vislumbrar o sucesso de seu negócio! Não tem como fugir!

Quando se trata de pensar fora da caixa automaticamente se leva em conta meios de buscar soluções e inovações que sejam de fato diferentes para sua empresa – quer dizer que se deseja sair da zona de conforto ou do lugar, se permitir a novas experiências e alternativas que podem até mesmo fugir do convencional!

Muitos acreditam que as gerações de novos empreendedores já surgem no mercado com tais premissas, mas não é bem assim! Há quem ainda tenha como forte herança na sua trajetória do empreendedorismo costumes e ideias conservadoras e até mesmo ultrapassadas.

E esse comportamento pode acabar limitando muito qualquer avanço ou até mesmo o sucesso de qualquer negócio.

Mas, afinal, como você pode pensar fora da caixa? Você sabe? Se a sua resposta foi “não”, saiba que poderá sanar essa dúvida a partir de agora! Continue lendo esse artigo e saiba como tornar isso possível!

 

Pensar fora da caixa – procure sempre aprender algo diferente!

Uma das formas que mais deixa as pessoas encaixotadas é sempre manter o foco em particularidades acerca do seu negócio e esquecer simplesmente de outros aspectos que estejam ao seu redor!

Para que você consiga fugir dessa armadilha é importante se concentrar em conhecer outras áreas que façam ou não parte do seu tipo de negócio – porém, que tenham problemas similares ao que você vivencia no seu universo de negócio.

Esse tipo de conhecimento ajuda a inspirar e entender soluções que até então você nem havia cogitado ou imaginado que poderia dar certo para você!

 

Os novos desafios! “Quem não arrisca não petisca”!

O risco é sempre um divisor de água – se em excesso pode ser nocivo, mas se evitado ao máximo sempre pode fazer com que você perca grandes oportunidades!

Sair da famosa zona de conforto, ser criativo e sair da caixa e seus padrões permitirá que você encontre meios de inovar e ofertar soluções que sejam realmente pensadas com foco no seu perfil de cliente – ou seja, você poderá dedicar seus esforços para entender e atender tudo aquilo que seu cliente gostaria!

 

Encontre meios de vencer seus bloqueios mentais!

Essa medida é de suma importância para expandir ainda mais a sua criatividade! – o que provavelmente pode impedir que você tenha ações diferentes e saia da sua caixa são justamente os bloqueios mentais.

Muitos estudos e pesquisas indicam que quando nos permitimos ser mais criativos, automaticamente procuramos nos distanciar psicologicamente dos problemas – isso quer dizer que quando procuramos resolver os problemas como se eles não fossem nosso, mas sim de outra pessoa conseguimos ver a situação por uma ótica diferente!

como pensar fora da caixa

 

Não pense apenas nas respostas, mas sim nas perguntas certas!

Pensar diferente é um dos segredos para quem quer pensar fora da caixa!

Compreender os problemas é de suma importância para que se possa definir quais são as melhores soluções – o que é preciso é sempre reunir o máximo de visões e opiniões de pessoas que sejam criativas. Isso ajudará a ampliar suas visão e identificar as respostas que tanto se almeja!

Para que o processo seja de fato bem consistente, o mais importante é saber exatamente quais as perguntas que precisam ser feitas, como por exemplo, questionar que de fato pode ajudar a resolver o problema? O que é possível fazer com o que se tem em mãos? Quais os recursos necessários para poder lidar com a situação – entre outros!

 

Que tal conhecer pessoas diferentes?

Ideias e pessoas diferentes são ótimas vertentes para quem sabe a importância de ampliar sua visão acerca do mundo!

É comum acabarmos, mesmo que sem querer, nos relacionando muito mais com pessoas que pensam, tem hábitos, ideias, comportamentos e costumes semelhantes aos nossos, bem como que vão aos mesmos lugares e que em geral gostam de coisas iguais ás que gostamos!

Logicamente isso pode ser bom, mas em partes! Isso porque também pode acabar reduzindo consideravelmente a nossa visão acerca do mundo, fazendo com que nossas pensamentos e ideias se limitem ao mesmo tipo de vertente.

Agora que você já sabe como pensar fora da caixa, que tal considerar todos os pontos abordados nesse artigo e começar a tomar atitudes diferentes?

Leia Também…

Palestra Motivacional

7 Hábitos diários para ter sucesso em vendas

Gestão de vendas e o aumento da produtividade

Qual a melhor forma de se relacionar com o seu cliente?

10 Dicas para atingir metas de vendas

Abrir
1
Precisa de ajuda?
CLÁUDIO TOMANINI
Olá 👋
Podemos te ajudar?