Gestão de vendas e o aumento da produtividade

Gestão de vendas e o aumento da produtividade

A gestão de vendas efetiva é sem a menor sombra de dúvidas um dos maiores desafios que precisam ser ponderados e enfrentados pelos empreendedores – organizar a equipe de vendas nem sempre é uma das tarefas mais simples de se realizar.

O ponto é que essa tarefa é primordial, principalmente se tratando de conquistar resultados realmente promissores e qualitativos para uma empresa!

Isso porque encontrar meio de se fazer com que as pessoas de fato queiram e consigam trabalhar em equipe e permitam-se dar o melhor de si nem sempre é algo simples de se conquistar – e a área de vendas é a que mais exige esforços nesse sentido!

Por conta disso, naturalmente o vendedor acabou sendo visto no mercado como um profissional que é difícil de liderar e até mesmo que possui resistência quando se trata de trabalhar em equipe!

Isso ocorre pelo simples fato de que para muitos empreendedores é uma missão praticamente impossível realizar a gestão das vendas sem que os conflitos não acabem tomando grandes proporções.

Em geral, isso se dá por conta das comissões e até mesmo (e infelizmente) pela alta competitividade da área e até mesmo do ego que muitos profissionais possuem!

Mas afinal, como liderar e fazer uma gestão de vendas realmente assertiva diante de todos esses aspectos? Você sabe? – se a sua resposta foi “não”, saiba que poderá sanar boa parte das suas dúvidas agora mesmo!

Continue lendo o conteúdo desse artigo e descubra o que é preciso para conseguir realizar uma gestão qualitativa da sua equipe de vendas!

Gestão de vendas – comece selecionando os perfis de vendedores que atuam na sua empresa!

gestão de vendas b2b

Todo empreendedor sonha com um time de vendedores que conte com profissionais experientes e que tenham um foco totalmente voltado para bater metas, não é mesmo?

Só que, por acaso, você já parou para pensar que montar um time de vendedores que tenha apenas essa postura poderá acarretar uma grande competitividade e um ambiente de disputa dos méritos obtidos?

Imagine sua empresa como uma espécie de ringue, onde as disputas serão constantes e os resultados acabarão se tornando um fator secundário? Não parece muito bom, certo?

É importante levar em consideração que os perfis dos seus profissionais sejam complementares – esse simples fato poderá agregar uma melhor gestão de vendas e favorecer o trabalho em equipe!

Que tal organizar os profissionais de vendas por processos de vendas? Já pensou nisso?

Se você nunca cogitou essa possibilidade saiba que é uma excelente estratégia que precisa ser sempre levada em consideração.

Afinal, não há como elaborar uma boa estrutura de vendas sem que se tenha como pilar um processo essencialmente bem definido. – evite aquele antigo pensamento de que todo profissional de vendas precisa sempre atuar dentro do processo de vendas: isso pode ser muito desgastante e ainda afetar os resultados da empresa.

Naturalmente cada profissional possui um perfil diferente, e logicamente tem gostos e facilidades que o diferenciam dos demais – um vendedor pode fazer determinadas tarefas melhor do que outros, e não há o menor problema nisso!

Então, diante dessa percepção, porque você continuaria desperdiçando um profissional que pode fazer um trabalho incrível na etapa de vendas – não há porque insistir em mantê-lo alocado em outra atribuição que se aproveitamento não é bom!

Organizando por segmento! Sua equipe de vendas poderá ganhar um novo folego!

Se a sua empresa trabalha em duas frentes diferentes (B2C e B2B) porque não aproveitar para dividir sua equipe seguindo essa base de orientação?

Não insista em ficar usando sua equipe de vendas como uma espécie de “faz tudo”, pois os resultados provavelmente não serão os que de fato você almeja no final das contas.

Dividir sua equipe de vendas de forma que as diferentes frentes possam focar em diferentes segmentos permitirá que a sua gestão de vendas seja muito mais promissora!

Procure tornar os processos padronizados

Criar um roteiro! Isso mesmo! Ações simples e cotidianas da sua equipe de vendas precisam dessa orientação para ser ainda mais qualitativas e promissoras.

Elaborar um roteiro a respeito do que o seu vendedor fala ao telefone, o que ele apresenta em reuniões com seus clientes ou até mesmo os argumentos que são usados na hora de seguir com uma negociação pode surtir um ótimo efeito!

Isso permite que sua empresa deixe claro ao cliente que sempre será um atendimento qualitativo, profissional e que poderá contar sempre com vocês!

A produtividade precisa ser garantida!

Dedicar esforços para combater os famosos matadores da produtividade é imprescindível! Redes sociais podem ser sim um excelente canal para estreitar o relacionamento com seu cliente, só que é precisar ter cautela quando essas ferramentas acabam influenciando na ausência de produtividade da equipe!

Procure orientar sua equipe de forma que eles possam naturalmente colaborar com a gestão de vendas da sua empresa!

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