Como liderar pessoas desmotivadas

Como liderar pessoas desmotivadas

Como liderar pessoas desmotivadas

Em todo e qualquer negócio, é preciso a colaboração de uma série de pessoas qualificadas para que todos os processos sejam entregues com qualidade. Por isso, é extremamente importante que o líder saiba como lidar com as pessoas desmotivadas.

Os ambientes empresariais e de processos envolvem uma variedade de características que precisam ser cuidadosamente atendidas para que tudo seja realizado com segurança e qualidade, e a motivação do pessoal é um dos primordiais para que o sucesso seja alcançado.

Por isso, nesse artigo você irá aprender uma série de informações e dicas relevantes sobre como liderar pessoas desmotivadas, o que fazer para evitar que elas se encontrem nessa situação em sua empresa e como melhorar os processos de seu negócio de forma geral.

Não apenas para que os colaboradores que se encontram em uma situação difícil dentro da empresa, mas para conseguir também manter os índices de motivação daqueles que tem ideias e colaboram com a qualidade, é necessário possuir essas habilidades.

Saiba como liderar pessoas desmotivadas

Principalmente nos cenários onde a economia se encontra em crise, é muito comum que as vendas sofram uma queda e os profissionais que lidam com as mesmas escutem várias negativas ao longo de sua jornada de trabalho.

Esse é um dos fatores principais que pode prejudicar a qualidade do trabalho, trazendo a desmotivação e afetando as experiências futuras desse profissional.

Por esse e muitos outros fatores, é preciso que o líder da equipe saiba como manter a moral dos profissionais e como incentiva-los para que a qualidade do trabalho seja mantida uniformemente na mesma.

como liderar pessoas desmotivadas

Entenda a causa da insatisfação dos profissionais

Não há como motivar as pessoas desmotivadas sem entender o que está causando a insatisfação no local de trabalho – o que faz com que esse profissional não esteja se sentindo incentivado a produzir com a melhor qualidade possível dentro da empresa?

Faça a si mesmo as seguintes perguntas, se colocando no lugar do profissional e então, entrando em contato com o mesmo para confirmar as respostas:

  • Quais são as condições de trabalho que podem estar afetando negativamente o meu desempenho?
  • Quais são os sintomas que eu apresento em relação ao meu trabalho que demonstram a minha desmotivação?
  • O que poderia ser melhorado no ambiente de trabalho e nas condições oferecidas pela empresa para que eu possa me sentir mais incentivado?

Para que você consiga identificar com qualidade essas informações, é essencial que seja empático, consiga se colocar no lugar desse profissional colaborador e entender o porquê de ele estar desmotivado.

Aplicando as soluções para o problema

Na maioria das vezes, no cenário de vendas, você poderá identificar que os profissionais que estão lidando com o cenário de crise passam a vivenciar uma situação determinante, que acaba os colocando em uma posição frustrante.

É possível que os mesmos estejam pensando que esse cenário de poucas vendas e de desempenho inferior vá se estender e acabe se instalando de forma definitiva, mas esse não é o caso.

Quando estiver em contato com as pessoas desmotivadas em sua empresa, identifique primeiramente o que está causando o desconforto e a situação de frustração para que possa, então, proporcionar a elas uma mudança de perspectiva.

Se o fator que está causando o problema for a crise ou a situação da economia, é preciso salientar que esses momentos são reversíveis na empresa e que, para isso, é preciso continuar motivado.

Se as relações com os clientes estão sendo negligenciadas e essa é a causa do problema, é preciso, então, agir de forma mais específica e identificar quais são as variáveis nesses relacionamentos que afetam o processo de vendas.

Estabeleça os objetivos para o futuro

Muitas das vezes, quando os profissionais estão desmotivados, a causa pode ser encontrada na falta de esperança para um futuro na empresa – ou na falta de metas e objetivos a serem alcançados.

É muito importante que os profissionais tenham uma meta para ser alcançada, uma situação melhor na qual querem chegar juntamente à empresa a partir de seu desenvolvimento dentro da mesma.

Por isso, é preciso fazer com que a motivação seja baseada nesses objetivos que podem ser alcançados a partir de uma postura diferente ao lidar com a desmotivação.

Estabeleça um cenário positivo para esse futuro, isso fará com que as atitudes das pessoas desmotivadas possam ser alteradas de forma benéfica quando elas veem uma maneira de conseguir mudar a situação na qual se encontram atualmente.

Atue em parceria com seus colaboradores

Uma das melhores maneiras de fazer com que os seus colaboradores possam ser motivados é agindo juntamente a eles, colocando na prática as teorias para a melhora das condições e tomando medidas para que eles sejam incentivados.

Apenas a partir da ação é possível que as pessoas desmotivadas comecem a enxergar uma mudança positiva em suas condições e fiquem determinadas a impulsionar seus desempenhos e atuação na empresa.

 

Leia Também…

 

Como tornar sua empresa maior do que você?

Entenda a diferença entre ser um bom líder e ser um chefe

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Quero Mais Informações Sobre Palestras!
Enviar Mensagem!