Home / Artigos / Regras da Negociação – Como fazer uma boa negociação

Regras da Negociação – Como fazer uma boa negociação

Como fazer uma boa negociação – Regras da Negociação

Para todos os profissionais que lidam com os processos de gerenciamento de empresas, não importa o ramo no qual elas atuem, é absolutamente importante saber as regras de negociação para fazer bons negócios e proporcionar a lucratividade e competitividade que o mercado exige.

Por isso, nesse artigo, você irá aprender algumas regras básicas para que a sua gestão das negociações seja realizada com a maior qualidade possível, rendendo bons frutos e garantindo a saúde financeira de seus negócios.

A maioria dos profissionais que estão lidando com essa área no mercado cometem falhas incríveis no processo de negociação, fazendo com que sejam perdidas altas quantias para ambos os lados e que o valor não seja agregado aos negócios – prejudicando os dois lados.

Com as regras que irá aprender adiante, você poderá encontrar de maneira mais fácil quais são os pontos que devem ser levados em conta em uma negociação e saber exatamente o que fazer para conseguir convencer e atuar na barganha de modo que possa ser benéfico para sua lucratividade.

Entenda algumas regras de negociação básicas

regras da negociação

É preciso levar em conta, antes de iniciar o processo de negociação, se os profissionais que estão gerindo essa área em sua empresa possuem o perfil e as habilidades necessárias para a função, pois é uma das características básicas a se considerar quando falamos de bons negócios.

1 – Para começar, tenha um bom planejamento

O processo de improvisação que acontece quando os negociadores negligenciam a parte de planejamento das negociações é uma das ferramentas que mais permite que hajam erros e falhas ao longo da barganha. Por isso, é preciso absorver completamente a condição do negócio antes de começar.

É preciso também levar em conta que o outro lado da negociação pode possuir muito mais habilidades de improvisação do que você, portanto, esteja preparado e considere todas as variáveis antes de começar.

2 – Tenha questionamentos válidos

Para que você possa entender realmente quais são as intenções do outro lado da negociação, é preciso que o seu planejamento inclua perguntar válidas e que podem descobrir essa característica com mais facilidade.

A partir das respostas que você obtiver no processo das perguntas válidas, conseguirá, então, traçar melhores estratégias ao longo da negociação.

3 – Reconheça seus pontos fortes e fracos – Swot

Uma das principais regras da negociação é reconhecer quais são os pontos fortes e fracos tanto de sua própria empresa quanto da pessoa com quem estiver negociando – isso vai fazer com que você possa usar a empatia e o respeito para que ambas as partes consigam chegar a um acordo.

4 – Tenha respeito e ética

Para que qualquer negociação tenha sucesso, é preciso primeiro entender que as bases de negociações que dão certo e são benéficas para ambas as partes são o respeito e a ética, portanto, estabeleça uma relação de confiança baseada nesses princípios com quem estiver negociando e os frutos com certeza virão.

5 – Seja empático

A empatia é o ato de conseguir se colocar no lugar do outro, portanto, para conseguir uma relação de negociação que seja saudável, é preciso que você consiga enxergar o lado da pessoa com quem está negociando e quais são as variáveis que as suas propostas impõe na mesma.

6 – A flexibilidade é a chave

Uma das principais regras da negociação é que você possa conseguir ser flexível ao longo do processo – reconhecer quais são os fatores que estão mudando ao longo dos acordos é essencial para conseguir alterar o planejamento de forma que os resultados possam ser obtidos com mais assertividade.

Não é um erro modificar o seu planejamento inicial – o problema está em manter decisões que não são mais eficazes à medida em que não consegue identificar quais são as mudanças naturais do rumo de uma negociação, o que gera uma rigidez que pode causar muitos danos a todos os envolvidos e, principalmente, para você.

7 – Monitore os resultados constantemente

Todas as propostas, como você deve ter percebido ao longo desse artigo, são aceitas ou recusadas por diversos fatores. É preciso que você considere esses fatores e os analise ao longo de todo o procedimento da negociação.

Isso fará com que seja possível obter melhores resultados a partir das atitudes que forem avaliadas como negativas, e então eliminadas, ou positivas e colocadas em prática de forma mais eficaz e rápida no futuro.

Conclusão

Esteja ciente de quais são os objetivos de sua empresa e aja de maneira a considerar todas as variáveis em um processo de negociação, fazendo com que se possa alcançar as necessidades de ambas as partes com rapidez e saúde da relação entre vocês.

A partir do momento em que você compreende que as regras da negociação são sobre conseguir manter uma postura eficiente nos negócios e agir com calma, planejando as medidas a serem tomadas, tudo se torna muito mais fácil.

Leia Também…

Como fazer uma gestão empresarial?

Tomada de decisão nas empresas

 

Veja Também

Facebook anuncia Marketplace

Facebook anuncia Marketplace As redes sociais tem como função principal facilitar as relações entre os …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Está com alguma dúvida? Fale comigo no WhatsApp