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Os maiores erros que um vendedor pode cometer

Os maiores erros que um vendedor pode cometer

Como é de conhecimento de muitos, atualmente nós vivenciamos um mercado que se mantém constantemente em evolução e a busca por profissionais realmente capacitados é um fator que se faz sempre muito marcante! Em meio a um ambiente absolutamente competitivo, o erro de vendas também acaba se revelando muito comum a todo esse processo! – E é aí que mora o perigo!

Justamente por isso, é imprescindível se manter sempre alerta e atento, pois tais erros que eventualmente venham a ser cometidos podem comprometer drasticamente todo o processo de vendas – e assim, logicamente, o sucesso do seu negócio!

Tudo isso pode até soar um grande exagero para algumas pessoas, mas é válido destacar que não é nem de longe! Na verdade, quando o processo de vendas é envolvido por uma soma de erros, não há outro caminho que seja o fracasso.

Comportamentos impensados, palavras mal utilizadas e demais detalhes podem simplesmente aniquilar as chances de se obter uma venda de fato bem sucedida para um determinado produto ou serviço – e infelizmente nem tudo mundo considera esse aspecto!

Acima de qualquer coisa, um bom vendedor precisa deixar muito claro que não é apenas um apresentador de efetivas informações do que está querendo comercializar, mas sim um capacitado gestor de relacionamentos – e essa postura deve ser presente tanto no momento da venda como também no pós-venda!

Para que seja possível assumir tal postura, é importante que você entenda quais são os maiores erros cometidos por esses profissionais! Confira quais são eles agora mesmo, no decorrer desse artigo!

erro de vendas - Conheças os maiores erros que os vendedores cometem

Erro de vendas – os principais erros que os profissionais da área cometem e nem se dão conta!

Alguns erros são cometidos por muitos profissionais e muitos nem se dão conta disso!

Para lhe ajudar a não ser um desses profissionais e permitir que você se destaque no processo de vendas da sua empresa, confira alguns dos mais comuns e que você deve (e precisa) evitar agora mesmo:

  • Um bom vendedor não deve ficar querendo adivinhar!

Para um cliente não há nada mais incomodo e desgastante do que se deparar com um vendedor  que fica querendo tentar adivinhar o que ele está pensando, mesmo antes de haver qualquer pronunciamento sobre o que de fato ele está procurando ou precisando!

Em muitos casos, esse vendedor não permite que o cliente se expresse da forma como gostaria e gasta sua energia muito mais no processo de adivinhação do que interpretação do que o cliente realmente precisa ou quer.

Isso pode acarretar uma quebra de confiança e fazer com que o cliente acabe desistindo de comprar qualquer coisa antes mesmo do processo de vendas de fato começar! Cuidado!

  • Saber ouvir é uma virtude!

Esse é um dos erros fatais, que pode comprometer qualquer processo de vendas! – o vendedor que fala demais e escuta de menos!

Esse perfil de vendedor basicamente é muito parecido com o tal “vendedor vidente”! Ele fala demasiadamente e provavelmente não conseguirá agradar seu cliente para consolidar uma boa negociação!

  • Ego de mais, vendas de menos!

Aqui se enquadra àquele vendedor que quer ou acaba querendo aparecer mais do que a própria venda em si – gasta todo o tempo do atendimento falando de si mesmo, de suas conquistas, conhecimentos e esquece-se de um aspecto chave: o real desejo do seu cliente!

As chances de o cliente sair da loja descontente são bem grandes. Lembre-se que o protagonista de uma boa venda é sempre o cliente! Sempre. Ao vendedor, compete o papel de cuidar minuciosamente de cada aspecto para que no final das contas todos saiam satisfeitos e felizes!

O que mais o vendedor precisa certificar para garantir uma boa experiência de venda para seu cliente?

Fora os pontos comportamentais citados acima, é importante considerar também alguns outros fatores, como:

  • Ter uma boa preparação
  • Ter interesse no que o cliente quer/ procura
  • Ficar atento a comportamentos mais agressivos
  • Saber tudo sobre o produto ou serviço ofertado
  • Consolidar um bom acompanhamento
  • Não ser pontual ou cumprir com acordos que forem prometidos
  • Ter sempre criatividade na hora de deixar o cliente satisfeito
  • Defender sempre que possível os interesses do seu cliente
  • Conhecer bem seu mercado de atuação
  • Procurar entender as necessidades do cliente
  • Diplomacia para lidar com os departamentos operacionais visando garantir um bom processo de venda!

Agora que você já sabe cada tipo de erro de vendas, já pode se considerar mais preparado para tratar com seu cliente e garantir excelentes resultados!

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