Home / Artigos / O que é realidade exponencial e como isso nos influencia

O que é realidade exponencial e como isso nos influencia

O que é realidade exponencial e como isso nos influencia

A revolução tecnológica está transformando nossas vidas de forma bastante acelerada. Essas mudanças não acontecem como uma constante, mas sim, em uma realidade exponencial.

À medida que a tecnologia e a internet se espalharam pela sociedade, as empresas precisaram começar a inovar para ganhar destaque nessa concorrência inesperada.

Sair da zona de conforto era o objetivo principal delas, pois em um meio onde a realidade exponencial existe, se você não evolui junto, acaba ficando pra trás. Porém, muitas empresas acreditam que a mudanças são constantes e não é assim que acontece.

Até o ponto aonde chegamos o avanço vem surgindo aos poucos, mas a partir desse momento, a tendência é crescer de forma exponencial, de forma que muitos não irão conseguir acompanhar.

Porque a realidade exponencial é importante?

por que a realidade exponencial é importante

Independentemente do tamanho da sua organização, seja ela pública ou privada, a realidade exponencial será uma questão de sobrevivência. Se as pessoas não se adaptarem as novas mudanças, elas irão ficar para trás.

É preciso acompanhar a evolução da forma como ela será, ou seja, exponencial. As empresas terão que alterar sua maneira de pensar para que consigam se manter no mercado.

Essa nova realidade muda a estrutura da competição, a forma de realizar negócios, desagrega valores já estabelecidos e criam novos, elimina fronteiras entre setores distintos e desenvolve mais rápido e a um menor custo do que as empresas existentes.

Isso faz com que seja criado um novo cenário ainda mais competitivo e totalmente desconhecido. A realidade exponencial está presente não só nas empresas, mas também na vida dos seres humanos e na tecnologia.

Tecnologia exponencial

O principal fator para a mudança é a evolução da tecnologia, que cada vez mais está se tornando acessível e impactando todos os setores. A tecnologia engloba tudo novo que vem surgindo.

Para que as grandes inovações sejam feitas, o uso dessa ferramenta se torna indispensável. As máquinas, computadores, celulares, equipamentos médicos e muitas outras coisas são criados a partir da tecnologia.

A Lei dos Retornos acelerados feita por Ray Kurzweil descreve a evolução da tecnologia, onde os “retornos” geram o aumento do desempenho com custo mais acessíveis.

Em pouco tempo, a inteligência da máquina será maior que a inteligência humana, levando a tecnologia à singularidade.

Ser humano exponencial

Vivemos em mundo onde a maioria das pessoas tem acesso a tecnologia. A mobilidade e os inúmeros aplicativos criados estão mudando nossos hábitos. Os smartphones e tablets são ferramentas que facilitam nosso dia a dia.

Identificar locais, pesquisar preços, conectar em mídias sociais e muitas outras funções que tornam eles aparelhos parte integrante em nossa vida diária.

As mentes das pessoas estão mudadas. Hoje elas estão habilitadas para acessar qualquer tecnologia, fato que antigamente não acontecia. Eram poucos que tinham acesso a informações e tecnologias.

A evolução foi crescendo aos poucos com a civilização, a linguagem, a agricultura, a roda, a eletricidade, revolução industrial, até chegar à evolução tecnológica.

Com a realidade exponencial a tendência é que as pessoas também evoluam de forma exponencial, juntamente com a tecnologia. A educação com informações qualificadas vai se encarregar disso.

Ter um usuário não só como consumidor de mídia e conteúdo, mas também como produtor, faz com que haja maior liberdade de opinião, visão de mercado e transparência, já que seu poder de influência é maior hoje em dia.

Organizações exponenciais

Tanto para empresas de grande porte quanto de pequeno porte, acompanhar a velocidade da evolução é fundamental para a sobrevivência no mercado.

Os setores que tem como base a tecnologia irão ser modificados mais rápidos, porém, todos os outros setores devem se preocupar com o avanço e começar a repensar suas maneiras de fazer negócio.

Antigamente o tempo de vida das empresas era bem maior. Já hoje em dia a tendência é que maioria delas fique no mercado por pouco tempo e que existam ainda mais startups com crescimento exponencial e perfil inovador.

Uma organização exponencial é aquele que tem crescimento muito acima da média e estão acompanhadas do empreendedorismo e inovação, com qualidade de produtos e serviços.

As empresas que não conseguem acompanhar esse crescimento acabam deixando de existir com o tempo. Para que isso não aconteça os gestores devem repensar a maneira como fazer negócio.

Ter uma visão centrada nas pessoas pode ser a melhor maneira de fazer isso dar certo. Além disso, acreditar na inovação dos processos, dos produtos, dos serviços e da cultura, irá fazer a diferença.

Você fazer o máximo possível para conseguir aproveitar as mudanças de forma que você cresça juntamente com elas. Daqui pra frente o caminho será mais difícil e será necessário tomar medidas para sua organização se torne também exponencial.

A realidade exponencial está muito presente nos dias de hoje e para que você não fique para trás é necessário se tornar exponencial também.

 

Leia Também…

 

Quais são os segredos de uma mente milionária?

Como saber a hora de mudar

Como tornar sua empresa maior do que você?

Veja Também

Quais são os segredos de uma mente milionária?

Quais são os segredos de uma mente milionária? Cada pessoa pensa de uma forma e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Está com alguma dúvida? Fale comigo no WhatsApp