Home / Artigos / Mindset de crescimento, como desenvolver líderes adotando a mentalidade de aprendiz?

Mindset de crescimento, como desenvolver líderes adotando a mentalidade de aprendiz?

Mindset de crescimento, como desenvolver líderes adotando a mentalidade de aprendiz?

Muitos empreendedores estão tão focados em seus crescimentos em relação às suas carreiras que acabam por pular uma série de etapas absolutamente necessárias ou até mesmo seguir por caminhos errados em direção ao aprimoramento. O mindset de crescimento é uma das estratégias primordiais para fazer com que os profissionais entendam essas etapas.

Mindset é um modelo de pensamento, uma atitude mental que faz com que os profissionais (todas as pessoas, de fato) possam gerenciar melhor seus objetivos e as ações que devem ser tomadas para que eles possam ser alcançados. Existem dois tipos de mindsets: o de crescimento e o chamado mindset fixo.

Em sua maioria, as pessoas que adotam os mindset para conseguirem tomar controle de suas ações, tanto profissionalmente quanto em suas vidas pessoais, obtém resultados significativos e podem até mesmo passar a adotar posturas completamente benéficas para suas vidas, mas o mindset de crescimento é o mais indicado para aqueles que querem aprimorar suas atividades profissionais.

Entenda porque o mindset de crescimento é essencial para a carreira

Todas as pessoas tem em si algum tipo de mindset: ou seja, todos nós pensamos e agimos de determinada maneira de acordo com as nossas habilidades e características. O mindset fixo tem a teoria de que nós iremos trabalhar com as habilidades inatas e desenvolve-las, e apenas a elas, ao longo de nossas vidas.

Já o mindset de crescimento tem como base o fator da evolução de cada pessoa, determinando que as habilidades podem ser adquiridas e desenvolvidas progressivamente de acordo com a determinação e o esforço de cada indivíduo – desta maneira, é possível aprimorar-se a níveis exponenciais.

Em poucas palavras, o mindset de crescimento permite aos profissionais desenvolverem todas as habilidades necessárias para fazer com que suas carreiras possam crescer e desenvolver-se na direção a qual almejam chegar, independentemente das condições ou habilidades com os quais se encontram.

Entenda como o desenvolvimento de líderes pode partir do mindset de crescimento

mindset de crescimento

O mindset de crescimento é uma habilidade que pode ser inserida em qualquer indivíduo: apenas a pessoa em si pode escolher mudar a maneira como pensa e age em relação às coisas, tanto sua carreira quanto sua vida pessoa. Por este motivo, é possível também utilizar exemplos como a habilidade de andar ou falar – não nascemos com elas, são instintivas e desenvolvemos nossos cérebros enquanto crianças para conseguir superá-las e aprender de forma eficaz.

Do mesmo modo é possível para os profissionais instituírem uma nova maneira de pensar e agir para conseguirem atingir seus objetivos e otimizar suas performances. A capacidade de querer superar e ultrapassar obstáculos para alcançar estes objetivos é que precisa ser analisada profundamente em cada um.

A maioria dos profissionais funciona em uma base diária com o mindset fixo: nos formamos em nossos cursos profissionalizantes que irão nos colocar no mercado para executar determinadas funções, e esse modo de pensar, que abrange apenas os cargos específicos e suas atividades, acaba se tornando um mindset fixo.

Dessa maneira, o modo eficaz de conseguir obter um mindset de crescimento é fazer com que as tarefas e objetivos novos, bem como as habilidades necessárias para a realização dos mesmos, sejam encarados como aprendizagem constante – o sucesso é o caminho, não a reta final.

O mindset de crescimento é o modo de pensar dos líderes

Analisando as informações apresentadas, é possível chegar à conclusão de que os líderes são profissionais que estão sempre em busca de crescimento e aprendizagem, portanto, adotando o mindset de crescimento para suas funções, fazendo com que cada novo desafio possa ser superado com as habilidades aprendidas.

Adotar uma mentalidade de crescimento envolve também, e principalmente, conseguir analisar onde os profissionais estão cometendo erros, quais são as causas do mesmo, e quais são as habilidades e capacidades que os mesmos precisam adquirir para fazer com que eles não se repitam ao longo de suas carreiras.

Há inúmeros casos de empreendedores, atletas, estudiosos e artistas que passaram por uma série de prejuízos em suas atuações, tendo trabalhos fracassados, decisões tomadas que causaram enormes danos aos seus negócios e falhas monumentais – mas o mindset de crescimento prevaleceu em suas vidas.

Como se tornar um aprendiz e trilhar o caminho para o sucesso

É preciso analisar essencialmente o que está nos movendo como profissionais e quais são as metas e objetivos que desejamos alcançar, e, acima de tudo, entender e aceitar qual é o mindset sob o qual estamos operando constantemente. A maioria irá perceber, infelizmente, que está operando de modo fixo e estagnado.

Não se engane, entretanto, pois o mindset fixo pode ser uma ótima maneira de conseguir elaborar melhores técnicas e aplicações para habilidades inatas – mas elas geralmente só são possíveis por causa de uma mentalidade de crescimento que está lentamente dominando o indivíduo que tem a necessidade de mudança para melhor.

Finalmente, é preciso adotar a vontade motivadora que irá mover todas as suas ações diárias e otimizar-se, aprimorar todas as habilidades inatas e estar sempre em busca de mais conhecimento e mais aprendizagem, afinal, todos os dias se apresentam como oportunidades para que o mindset de crescimento seja incorporado em sua vida.

Leia Também…

Gestão estratégica = 4 ferramentas para criar uma estratégia

Você sabe o que é mindset e como isso pode influenciar na sua carreira?

 

Veja Também

Depois de ouvir seu cliente o que você faz?

Depois de ouvir seu cliente o que você faz? Depois de ouvir seu cliente o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *