Gestão estratégica = 4 ferramentas para criar uma estratégia

Gestão estratégica = 4 ferramentas para criar uma estratégia 

As empresas que estão passando por processos de crescimento tem uma questão e necessidade em comum que é advinda da ampliação de seus recursos e da maior quantidade de informações que precisam ser manejadas em atividades diárias: essa necessidade em comum é a de gestão estratégica.

Como a maioria dos empreendedores e gestores de empresa está ciente, o crescimento traz consigo uma série de fatores que requerem o ajuste e a melhor adaptação dos negócios para que sejam possíveis de gerenciar e obter melhores resultados.

Dessa forma, adotar os métodos de gestão estratégica por meio de ferramentas disponíveis online pode ser uma ótima escolha para diversos tipos de empresas, fazendo com que seus processos possam ser otimizados e consigam uma série de benefícios tanto para os profissionais quanto para a lucratividade dos negócios.

Conheça 4 ferramentas para incorporar uma gestão estratégica excelente em sua empresa

Os processos de planejamento e gerenciamento de qualquer empresa, independentemente do porte ou ramo de atuação da mesma, são absolutamente cruciais para que ela possa se desenvolver, ampliar seus negócios e crescer exponencialmente.

À medida que esse crescimento acontece, entretanto, os desenvolvedores de tecnologias tem estado à frente do mercado propondo soluções automatizadas que tem como função principal fazer com que os procedimentos para a gestão estratégica possa obter a maior vantagem possível ao longo de suas atividades.

Dessa forma, é possível encontrar uma série de ferramentas que possibilitam um planejamento que proporciona maior controle sobre os negócios, foco para alcançar objetivos e metas específicos, bem como a designação de funções de forma eficaz em relação aos profissionais escolhidos para desempenha-las – recomenda-se que elas sejam utilizadas em conjunto!

gestão estratégica

1 – Sete camadas da estratégia

As empresas precisam testar e verificar a influência de padrões de gestão estratégica até que encontrem aquele que é mais adequado para suas atividades, e a primeira ferramenta apresentada pode facilitar o processo, oferecendo pilares que precisam ser analisados para que sua empresa possa começar a gerar muito mais tração no mercado e consolidar a imagem da marca.

Os pilares são definidos em sete camadas, dado o nome da ferramenta, e eles incluem a análise dos seguintes setores:

1 – a análise das palavras que pertencem à sua empresa

2 – o território que a marca ocupa e quais são as promessas para o futuro

3 – a definição do mecanismo que irá contribuir para o cumprimento da promessa da marca

4 – a definição de uma estratégia composta apenas por uma frase – que pode gerar melhores negócios no ano de 2018

5 – a descoberta de uma vantagem determinante para o sucesso que pode estar oculta em sua companhia

6 – as ferramentas que possibilitarão o aumento da lucratividade

7 – o chamado BHAG – ‘Big, Hairy, Audacious Goal’, com tradução livre para objetivo grande, cabeludo e audacioso

2 – Planejamento estratégico em uma página

A ferramenta Planejamento estratégico em uma página pode proporcionar aos negócios uma visão ampliada, que pode ocasionar na descoberta de inúmeros fatores que não são passíveis de análise quando a mesma é realizada em uma escala menor.

É possível fazer a análise dos objetivos e metas pretendidos por sua empresa em um período de cinco anos, o que irá ajudar enormemente a manter o foco e a priorizar as atitudes que permitirão o alcance dos mesmos.

O processo de gestão estratégica por meio da ferramenta funciona a partir das respostas para perguntas específicas como quais são as atitudes que se deve tomar – e as que se deve evitar? Por que a empresa existe? Onde a empresa estará no futuro (de três a cinco anos)?

Quais serão os resultados que deverão ser alcançados no próximo ano? Como fazer com que essa visão seja alcançada em um período de três meses? Como celebraremos a meta quando ela for alcançada? Como cada indivíduo pode colaborar com a obtenção das metas e objetivos?

Estratégia financeira para crescer com capital próprio

Para que o seu sistema de gestão estratégica possa ser ainda mais otimizado, a utilização da ferramenta de estratégia financeira para crescer com capital próprio pode proporcionar as atividades de geração de capital por meio do orçamento disponível em caixa a partir da realização de quatro etapas, sendo elas:

  • O ciclo das vendas
  • O ciclo do estoque
  • O ciclo dos processos de entrega
  • O ciclo dos processos de faturamento e dos processos de pagamento

Dessa forma, a empresa poderá ser gerenciada como um todo, permitindo que o seu sistema de lucratividade seja otimizado significativamente com segurança.

O poder do Um

A ferramenta chamada O poder do Um tem como intuito aplicar, ao longo do processo de gestão financeira, sete alavancas em relação às atividades de seus negócios para fazer com que pequenas alterações positivas no fluxo do capital possam ser incorporadas, gerando grande impacto.

As sete alavancas são o preço, o estoque, o volume, as despesas necessárias para os procedimentos operacionais, os custos de influência direta, e os pagamentos a receber.

Leia Também…

Marketing é criatividade sem limites!

Como tornar sua empresa maior do que você?

Como vender valor e não preço

 

Abrir
1
Precisa de ajuda?
CLÁUDIO TOMANINI
Olá 👋
Podemos te ajudar?