Home / Artigos / Você sabe o que é mindset e como isso pode influenciar na sua carreira?

Você sabe o que é mindset e como isso pode influenciar na sua carreira?

Você sabe o que é mindset e como isso pode influenciar na sua carreira?

Muitos profissionais que estão lidando com dificuldades na carreira podem se beneficiar do aprendizado que envolve o conhecimento acerca da mudança de mentalidade – você sabe o que é mindset? E sabe como isso poderá influenciar em sua carreira? Conheça um pouco mais sobre essa vantagem do mercado.

Mindset é um termo que foi adaptado para o português originalmente da língua inglesa, e que tem como significado central a palavra ‘mentalidade’, mas que pode ser traduzido, para fins de melhor desempenho na interpretação, como o modo de pensar, ou o foco da mentalidade: importantíssimo para todos os profissionais que pretendem obter sucesso.

De acordo com teóricos diversos, os padrões de mindset são os motivos pelos quais todos os seres humanos conseguem se organizar em sociedade e garantir um sentido à qualquer tipo de experiência pela qual estejam passando ao longo da vida – seja ela no âmbito profissional ou pessoal.

Conheça um pouco mais sobre os poderes do mindset

Nosso comportamento diário é todo regido à base de mindset, dado que precisamos estabelecer rotinas e métodos para fazer com que todos os processos possam se dar de forma consistente e obtendo o melhor desempenho para todos os processos.

Explicando mais amplamente, um mindset é uma maneira específica de como as pessoas enxergam o universo ao seu redor, e o mindset pode ser fragmentado em quatro bases sólidas pelas quais ele será construído nas relações humanas, são elas:

  • A biologia, que envolve as capacidades fisiológicas do ser humano para interagir em sociedade;
  • A experiência pessoal, que envolve fatores sociais como a localidade onde o ser humano nasce, cresce e se desenvolve, suas condições perante à sociedade e o seu gênero e raça, que influenciarão sua experiência em todos os âmbitos;
  • A linguagem, que é a maneira pela qual todo ser humano conseguirá estruturar seus pensamentos e opiniões para que seja compreendido pelos seus semelhantes;
  • E o quarto pilar, a cultura, que é o modo que irá definir as relações sociais perante às experiências que os seres humanos conseguem absorver e compartilhar por meio das relações com a família e amigos no meio cultura.

É por meio da aplicação desses quatro pilares básicos que todos os seres humanos conseguem atuar de acordo com os seus mindsets, criando imagens e conceitos em relação ao mundo e a todas as pessoas com quem se relaciona ao longo de suas experiências, fazendo com que os comportamentos aplicados por eles possam converter-se em resultados esperados – tanto bons quanto ruins.

Entenda porque o mindset é importante para a carreira

mindset

A situação atual econômica do país faz com que a maioria de todos os profissionais esteja sempre em constante modo de tensão e com que o mercado esteja constantemente no limite de entrar em uma recessão, e é só isso o que sempre ouvimos em tempos de crise. A maioria de nós tem o desejo profundo de fazer com que esse processo comece a ser mudado para melhor.

Se ficarmos sempre nos afundando nos efeitos negativos, nós teremos não só a nossa própria performance afetada, como também afetaremos a performance da empresa na qual trabalhamos, portanto, é preciso que nós consigamos ajustar nossos mindsets para que comecemos a enxergar as oportunidades que aparecem em meio à crise e levar vantagem desses momentos para que possamos aprimorar as habilidades que são essenciais para que continuemos em nossos cargos.

Essas habilidades são, em sua maioria, as seguintes:

  • A resiliência
  • A produtividade
  • O foco sempre baseado na produção de resultados
  • Atitudes que influenciam positivamente nos processos
  • Mudanças de cenário

Entenda as diferenças de mindset

De acordo com uma série de especialistas que já analisaram as possibilidades dentro da mudança de mindset, existem dois tipos que podem ser utilizados por todos os profissionais para impulsionarem suas atividades em suas carreiras:

  • O mindset fixo: o modelo mental que analisa a inteligência e os talentos de cada profissional como sendo estáveis e imutáveis, bem como já nascendo com eles – e eles se mantém ao longo de toda a vida. Esse modelo, embora seja um tanto quanto limitante em relação às características inatas de cada profissional, oferece um conforto muito maior para que possa ser desenvolvido.
  • O mindset expandido: todas as características e habilidades poderão, a partir desse modelo de mindset, ser desenvolvidas pelos profissionais de maneira a alcançarem a excelência por meio do esforço. Podemos observar o ser humano como potencial para todo o desenvolvimento.

Em resumo, para que qualquer profissional consiga alterar seu mindset para conseguir uma melhora em sua carreira, o deixando sempre à frente do mercado, é preciso que ele trabalhe incessantemente em suas atitudes mentais todos os dias, se mantenha positivo e motivado à sempre trazer o melhor para seus trabalhos: o maior inimigo em seu caminho será sempre a sua atitude mental.

Leia Também…

Mindset de crescimento, como desenvolver líderes adotando a mentalidade de aprendiz?

Veja Também

Depois de ouvir seu cliente o que você faz?

Depois de ouvir seu cliente o que você faz? Depois de ouvir seu cliente o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *