o papel do gerente de vendas

Gerente de Vendas, dicas fundamentais para ter uma equipe de sucesso!

Quer ser um gerente de vendas? Entenda sobre as responsabilidades do cargo, e coloque em prática suas principais qualidades e torne-se um líder de sucesso.

Em todos os tipos de negócios há um profissional que lidera a equipe de vendedores, geralmente chamado de Gerente de Vendas. O intuito é organizar as atividades dos funcionários e cuidar, principalmente, de cumprir as metas de lucro da empresa.

Suporte ao atendimento, atenção e prospecção de clientes, liderança da equipe, metas diárias, semanais e mensais são algumas das atividades que estão incluídas entre as suas principais responsabilidades.

Da organização do estoque até a conferência do relatório com os números finais de cada meta, esse cargo deve estar envolvido em todas as atividades do dia a dia do comércio que representa, e participa de todas as etapas de funcionamento da empresa.

Então, se você possui o cargo ou pretende seguir a carreira, é importante entender um pouco mais sobre as responsabilidades de um gerente de vendas, e colocar em prática da melhor forma possível suas principais qualidades de líder.

Estamos falando de um dos cargos mais importantes em um comércio – e que também pode ter uma excelente remuneração! Esse profissional é o responsável por liderar a equipe e por acompanhar o cumprimento das metas da empresa.

O que é um gerente de vendas?

O gerente de vendas exerce inúmeras responsabilidades referente ao cago que ocupa. Mas a principal função do gerente de vendas  é ser um bom líder, e entender exatamente o papel da liderança no processo corporativo!

Apenas com firmeza e muita paciência o profissional consegue lidar com a pressão dos desafios diários, metas, e liderar uma equipe de maneira equilibrada. Acima de tudo, esse papel requer uma postura ética e comprometida!

E não acaba por aí! Esse profissional é encarregado de muitas responsabilidades dentro da empresa! Assim sendo, é essencial que o gerente de vendas seja extremamente organizado!

Mas, se você possui interesse na carreira e confia nas suas qualidades de liderança e organização, é normal ter algumas dúvidas mais profundas ou pontuais a respeito desse cargo.

 Afinal, como se tornar um bom líder? Como atingir as metas e os objetivos da empresa? Como se destacar no trabalho a ponto de se tornar um exemplo de profissional para a sua equipe? Acredite: tudo isso é absolutamente possível!

Dicas para ser um líder eficaz:

  • Seja o elo de ligação!

O gerente de vendas é o principal elo entre a empresa e a equipe de vendedores. O profissional é o responsável por ouvir o que a companhia deseja, e passar as informações para os funcionários, auxiliando-os no que for necessário para o cumprimento das metas estipuladas.

O gerente de vendas deve conhecer muito bem a sua equipe. Podemos dizer que dentro da empresa, ele é o que mais percebe as qualidades de cada colaborador!

Além disso, esse profissional deverá estar a par de tudo o que acontece no departamento comercial. E por isso mesmo é um cargo que possui diversas funções! Veja algumas:

  • Organização e gerenciamento estratégico da equipe de vendas;
  • Participação ativa no planejamento comercial;
  • Contribuição com ideias para o melhor aproveitamento dos funcionários;
  • Entre outras.

A maioria dos profissionais que trabalham como gerente de vendas, começaram como vendedores. Existe um motivo para que a carreira se inicie dessa forma: é essencial conhecer a rotina de um vendedor para poder liderar um grupo.

Iniciar sua jornada como gerente de vendas conquistando experiência como vendedor é uma das melhores escolhas que você pode fazer.

Nenhuma faculdade, curso técnico ou coaching prepara você como a experiência no cargo de vendedor e a vivência com variados tipos de gerências.

Os conhecimentos necessários para se desenvolver na área são aprendidos durante uma experiência como vendedor. Por isso é tão importante passar por essa etapa, que será essencial para desenvolver suas técnicas de vendas, argumentação e etc.

  • Sobre o gerente de vendas:

Além de desafiar a equipe com metas e prêmios, o profissional precisa ser participativo e conhecer as qualidades de seus funcionários. É preciso ter em mente que o sucesso de vendas é resultado de um trabalho individual e coletivo. Por isso, o gerente de vendas precisa se organizar para dar apoio à equipe.

Individualmente, ele precisa se planejar, definir objetivos, prazos, organizar e distribuir tarefas, definir normas, orientar e dirigir os funcionários, entusiasmar e apoiar o desenvolvimento da equipe e etc.

É preciso estar atento aos clientes e procurar saber se seus principais compradores estão satisfeitos com os produtos adquiridos, além de realizar o pós-venda para os principais clientes.

O cargo exige ainda que o líder busque soluções para diversas situações, sempre encorajando o desenvolvimento da equipe.

Problemas comportamentais, por exemplo, devem ser tratados com cuidado. O gerente de vendas deve ouvir as partes envolvidas e expressar sua opinião de maneira firme e respeitosa.

Qual é a função de um gerente de vendas?

 A função de um gerente de vendas se diferem de empresa para empresa. São diversas as atribuições dessa função, e reunimos algumas delas a seguir.

  • Resultados:

O principal papel de quem ocupa esse cargo é organizar sua equipe para que ela traga os resultados esperados. O cumprimento de metas só é possível quando a equipe e a liderança trabalham juntas.

Líder e equipe precisam estar na mesma sintonia, e ambos possuem as mesmas responsabilidades em relação aos resultados de vendas. É responsabilidade do gerente de vendas melhorar ou resolver o que não estiver saindo conforme os planos da empresa.

  • Desempenho da equipe:

Também é papel desse líder monitorar o desempenho da equipe e procurar por treinamentos e soluções que aumentem as vendas.

Caso a equipe esteja cumprindo as metas, é um excelente sinal. Descubra os motivos e passe para os colaboradores para que todos tenham acesso às melhores dicas, e se sintam motivados!

  • Estipular metas alcançáveis!

Contribua para que todos se desenvolvam, de preferência, igualmente. Se as vendas não estiverem melhorando e as metas estiverem difíceis de serem cumpridas, o gerente de vendas deve pensar em métodos para alcançar os resultados, inclusive pedindo sugestões para a equipe.

  • Prestar atenção em tudo!

O gerente de vendas precisa prestar atenção nos seus vendedores. Se há um funcionário descontente, ele provavelmente passará o descontentamento para os demais.

Converse com o colaborador, se ele estiver infeliz, é preferível substituí-lo para que ele encontre uma oportunidade melhor, ou encontrar meios de motivá-lo novamente.

Evite que seus funcionários fiquem infelizes. Um vendedor ruim pode prejudicar o time inteiro. Nesse caso, é papel do gerente estar atento, mas sempre de uma maneira leve e saudável.

Uma das sugestões é encorajar seus funcionários para que eles desenvolvam seus potenciais e alcancem resultados maiores através dos seus feedbacks!

Busque os melhores resultados como gerente de vendas ! Você pode (e deve!) estimular isso!

Resultados não precisam ser necessariamente fáceis, mas precisam ser possíveis de serem alcançados. Faça seus funcionários confiarem em seu trabalho, no produto e na empresa.

É papel do gerente apresentar e praticar a cultura da companhia para sua equipe. Somente assim será possível desenvolver um relacionamento de confiança com os colaboradores!

Quando isso acontece, fica mais fácil de alcançar metas e objetivos. Isso porque você terá uma equipe mais motivada, e muito mais empenhada em suas missões.

Quanto melhor e mais saudável for a relação entre os funcionários da empresa, maior é a chance de desenvolver um relacionamento excelente com o cliente! E isso significa que os números da empresa também serão melhorados!

  • Analisar a concorrência é fundamental!

Embora boa parte da função do gerente de vendas esteja voltada para a sua equipe, ele também deve manter os olhos abertos com relação à concorrência.

Assim fica muito mais fácil instruir os colaboradores para novas ações. Faça reuniões para mostrar os números do mercado sempre que possível, comente sobre estratégias que estão dando certo em outras empresas e etc.

Qual a importância de um bom gerente de vendas?

É inegável que a equipe é um reflexo da sua liderança. Por isso é essencial ter um bom gerente de vendas à frente da organização. Esse papel vai muito além de “chefiar”.

É preciso conversar, conhecer, apoiar, prover treinamentos, desenvolver um clima agradável e, acima de tudo, ter comprometimento com os resultados empresariais.

Quando você adota um comportamento mais comprometido, estimula para que a equipe de vendedores faça o mesmo com relação às metas! Já ouviu falar em “liderar pelo exemplo”?

É justamente isso! O gerente de vendas precisa ser o melhor funcionário para a sua equipe, e precisa trazer bons exemplos para dentro do universo corporativo. Isso vai fazer com que ele conquiste respeito, e consequentemente uma equipe mais comprometida.

  • Jamais desestimule os seus vendedores!

Pode acreditar: uma pessoa que não entrega bons resultados não o fará se sofrer constrangimentos, ou se sentir somente desmotivação. O segredo é estimular os pontos fortes!

É claro que é preciso pontuar o que demanda melhorias, mas faça isso de forma ética, sem ofensas pessoais, e ajudando o colaborador a enxergar as soluções. Esse é o papel do gerente de vendas!

Caso contrário, o vendedor que não alcançar as metas ficará cada vez mais desanimado e menos disposto a correr atrás de resultados. Ser um bom gerente é ser um líder com papel fundamental no desenvolvimento da equipe.

  • Comunicação é a base de tudo!

A principal ferramenta de um bom gestor de vendas é a comunicação! Os colaboradores precisam saber claramente o que tem que ser feito, ou seja, é papel do líder manter todos bem informados.

Então, organizar reuniões com a equipe para passar dados e números referente às metas, por exemplo, é uma coisa importante. Além disso, o gerente de vendas deve realizar feedbacks individuais com frequência.

Quer saber como obter um melhor desempenho de sua equipe de vendas?

O gestor precisa entender que cada vendedor possui um perfil. Embora as pessoas não devam ser tratadas de forma diferente, é necessário entender o que funciona para cada colaborador.

Por exemplo, alguns vendedores são mais experientes que outros e não precisam de um acompanhamento mais próximo. Outros demandam mais atenção, e precisam de dicas que os auxiliem para chegarem aos resultados esperados. Não compare uns com os outros.

A comparação dos funcionários pelo gerente de vendas diminui as pessoas e pode causar uma rivalidade não sadia entre a equipe.

Ninguém gosta de ser comparado. Trate um problema delicado individualmente e não exponha seus vendedores na frente dos outros.

É papel do gerente de vendas explicar como determinada obrigação deve ser realizada. Seja claro, mas nunca hostilize um funcionário pelo resultado apresentado. O líder deve encorajar seus funcionários!

Além de tudo isso, como líder você deve sempre entender que alguns meses serão melhores que outros. Isso pode impactar diretamente nas vendas e nos resultados.

Não adianta de nada cobrar de sua equipe um resultado de vendas semelhante a dezembro se vocês estão em fevereiro. Tenha consciência disso, e não estipule metas inalcançáveis.

  • A importância do planejamento:

Conhecendo muito bem a sua equipe, ficará mais fácil se planejar para ações e estratégias de vendas. Desenhe o planejamento da forma mais fácil de ser compreendido.

Com uma meta definida, planeje a melhor forma de atingi-la, sempre contando com o suporte de sua equipe de vendas!

O gerente de vendas também deve controlar diariamente as vendas para ter uma ideia do andamento, e para entender se as ações estão funcionando. Nesse caso, esse líder pode se valer de ferramentas e métricas variadas para manter um bom acompanhamento.

Mas, o mais importante é: mantenha a equipe informada para que seus funcionários consigam se programar e correr atrás dos resultados!

Caso as metas estejam impossíveis de serem alcançadas, procure pelos responsáveis pelos números de sua empresa, e reveja.

  • Ajude a sua equipe a concluir o processo de vendas!

O colaborador possui métodos para aproximar o cliente do sim, mas cabe ao gerente de vendas manter esses métodos funcionando e atualizados. Aprofunde-se nas vendas efetuadas e nas vendas perdidas.

Estude para entender melhor seus funcionários e seus clientes. Toda interação com um vendedor e com um cliente traz um novo aprendizado, que pode ser utilizado para melhorar as vendas e, consequentemente, os números da empresa.

Todas as experiências servem para transformar e aprimorar o atendimento. É importante carregar consigo esse clima de aprendizado eterno, e passar isso para a sua equipe.

É claro que um “não” acaba chateando, mas deve servir de trampolim para que os próximos atendimentos sejam convertidos em vendas!

Acompanhe seus indicadores e saiba se você está sendo um bom gerente de vendas. Não há equipe de sucesso se você não for um sucesso e vice-versa.

Quais as competências de um bom gerente de vendas?

Como dissemos anteriormente, um gerente de vendas precisa ter a responsabilidade e a organização como características fundamentais. Além disso, esse profissional precisa cuidar para que sua equipe atue de forma equilibrada, impondo desafios pertinentes ao trabalho.

Para começar, crie uma tabela simples para colocar os resultados. Dessa forma, o gerente de vendas consegue perceber facilmente seu desenvolvimento e destacar apenas os pontos que precisam ser melhorados.

  • Ser organizado:

Saber organizar os números e atividades da equipe, saber vender, entender a importância do funcionamento e participação de todos nos negócios da empresa e saber delegar as funções de cada um são características fundamentais. Liderar uma equipe não é fácil, mas é possível obter sucesso.

  • Conhecer o cliente e o produto!

Saiba mostrar ao vendedor como ele pode identificar e aproveitar as melhores oportunidades.

A importância de conhecer o cliente e os produtos, para que as vendas sejam mais bem aproveitadas, é essencial. Existem inúmeras possibilidades de se fazer negócio, mas nenhuma delas será proveitosa se você não dominar o seu produto!

  • Perfil inovador!

Faça a diferença durante todo o processo. Cumpra suas obrigações e, dessa forma, sua equipe entenderá que você é responsável por buscar resultados possíveis e expressivos.

Por isso, uma das competências mais importantes de um gerente de vendas é ser inovador. É preciso pensar a frente, identificar os problemas e se antecipar pelas soluções. Por isso, esteja sempre atento.

  • Um bom gerente acompanha os resultados de perto!

 Analisar resultados é fundamental para que o gerente de vendas saiba se seus clientes estão satisfeitos. Pesquise sobre a concorrência e sobre mercados no mesmo segmento da empresa e compartilhe suas descobertas com a equipe.

Às vezes é bom realizar o pós-venda para saber se o cliente ficou realmente satisfeito. Crie uma tabela simples para colocar seus resultados e perceber mais facilmente seu desenvolvimento. Assim, você destaca apenas os pontos que precisa melhorar.

Acompanhar os indicadores e saber se você está sendo um bom gerente de vendas faz parte da parte organizacional do cargo. Além de entender a importância do funcionamento e da participação de todos, liderar uma equipe com cuidado é importantíssimo.

  • Mantenha uma comunicação saudável;

Por fim, o gerente de vendas deve evitar adotar um ar ditatorial. Aprenda a “pedir” para a sua equipe fazer algumas coisas, ao invés de “ordenar”.

Use linguagem adequada e tenha cuidado com as conotações negativas. Um gerente de vendas precisa ter paciência com os eventuais problemas que poderão surgir. Esteja sempre atento à equipe e ao mercado.

Como ser um bom gerente de vendas?

Para ser um bom gerente de vendas é necessário entender a necessidade de sua equipe. Acolher os novos membros e fornecer um treinamento completo para que o vendedor se sinta seguro no atendimento é fundamental.

Parte da responsabilidade de um bom gerente de vendas é se certificar de que tudo foi passado corretamente para o novo membro e que ele tenha entendido as maneiras e ferramentas para executar o trabalho.

Analise os pontos fracos e fortes de cada um da equipe. Mantenha no trabalho apenas pessoas dispostas, capazes e que você confie. Construa um time que você possa contar em qualquer situação, e distribua os papéis que cada um deve desempenhar.

Siga a sua intuição. Só porque um funcionário possui anos de experiência, não significa que ele será melhor para a vaga do que uma pessoa que está começando agora. Um bom gerente de vendas precisa pensar qual funcionário fará a maior diferença na equipe de colaboradores.

As escolhas podem ser arriscadas, mas o gerente de vendas deve contar com o auxílio do setor de Recursos Humanos para filtrar os candidatos e escolher as pessoas mais capazes.

O treinamento e o desenvolvimento de pessoas inexperientes às vezes são mais bem aproveitados do que pessoas experientes com anos de mercado.

  • Busque por respostas!

Se por acaso você for confrontado com uma pergunta cuja respostas desconhece, não tenha vergonha em dizer que vai pesquisar sobre, e depois traga uma resposta!

Não apresente uma resposta qualquer com medo de perder o respeito. É muito melhor dizer que não sabe. Dessa forma, você conquista o respeito de seus funcionários.

Mostre que para ocupar o cargo de gerente de vendas é necessário um alto conhecimento, mas não um conhecimento total. Ninguém sabe de tudo!

Por isso, é importante destacar a importância de se aperfeiçoar e se reciclar, estar sempre ligado em novas tendências e sempre dividir isso com sua equipe.

Todos devem estar cientes que você está em constante evolução. Um gerente de vendas não deve se preocupar apenas com desempenho e desenvolvimento da equipe, mas com o seu próprio também. Por isso a importância da reciclagem.

O mercado está sempre em evolução e em constante mudança. Ouça o que seus vendedores têm a dizer. Faça reuniões regulares para manter a equipe sempre bem informada, e para que se sintam parte de todo o processo.

Os vendedores precisam saber de todas as informações úteis e mudanças estratégicas para melhorar ou manter seu desempenho. O gerente de vendas é o responsável direto para maior produtividade da equipe.

Compartilhe com seus colaboradores as dificuldades e os sucessos da equipe para que eles participem ativamente de tudo relacionado à empresa.

Os colaboradores devem entender que são parte de todos os momentos, inclusive das vitórias. Funcionários satisfeitos tratam seus clientes ainda melhor.

salário do gerente de vendas

Dicas essenciais para ser um bom gestor de vendas!

Ninguém disse que seria fácil, mas definitivamente não é impossível se tornar um excelente gerente de vendas! E para lhe ajudar nessa missão listamos algumas dicas fundamentais para a sua carreira!

  • Mantenha um bom canal de comunicação;
  • Esteja sempre atento ao mercado e às novidades do nicho;
  • Lidere pelo exemplo;
  • Dê feedbacks com frequência;
  • Mantenha uma postura ética e profissional;
  • Evite favoritismos;
  • Conheça muito bem o seu cliente;
  • Promova atividades relaxantes e descontraídas;
  • Permita que a sua equipe participe das decisões;

Acima de tudo, seja um líder confiável! A confiança do funcionário no gerente de vendas é essencial para o aumento os lucros e o sucesso da empresa. Mantenha uma relação de confiança e proximidade com sua equipe, mas de forma ética e profissional.

É importantíssimo entender que, embora haja uma hierarquia, os seus funcionários precisam se sentir à vontade para lhe procurar diante de qualquer problema. Não se deve criar uma relação de medo!

Podemos dizer que são inúmeras as competências de um gerente de vendas! Estamos falando de um profissional verdadeiramente completo!          Entre as principais funções, estão as seguintes:

  • Capacidade de Planejamento;
  • Definir objetivos;
  • Definir prazos;
  • Organização;
  • Distribuir tarefas;
  • Definir normas;
  • Orientar;
  • Encorajar;
  • Desenvolver;
  • Controlar as atividades;
  • Controlar os resultados;
  • Corrigir erros.

Ser um bom gerente de vendas demanda responsabilidade e o cumprimento de uma série de deveres. Por exemplo, não adianta alcançar os resultados se você não consegue cumprir os prazos, e etc.

Por isso a importância de distribuir tarefas e delegar funções a cada um da equipe. Além de não sobrecarregar os funcionários, dessa forma é possível controlar o volume de trabalho.

  • Divida experiências.
  • Seja uma autoridade, mas sem autoritarismo.
  • Lidere com segurança e firmeza, mas sempre com respeito.
  • Envolva-se com a equipe.
  • Motive e coopere de forma gentil.
  • Faça parte da rotina dos funcionários;
  • Conquiste a admiração e o respeito de seus colaboradores de forma natural.

Um dos principais papéis do gerente de vendas é apoiar e empolgar os funcionários para que eles se superem e apresentem cada dia um resultado melhor. Potencialize o resultado de sua equipe com algo real e marcante.

A empresa investe para lucrar. Então é necessário pensar na competência dos vendedores. As competências devem conversar com os valores da companhia, por isso você deve conhecer a cultura da empresa, investir em treinamentos certos e não desperdiçar nem tempo e nem dinheiro.

Seja o melhor gerente de vendas da sua área!

Não é fácil ser um gerente de vendas, mas pode ser extremamente gratificante! O sucesso da empresa e o bom desempenho da equipe de vendas estão ligados diretamente a esse cargo!

 Pense no quão gratificante pode ser construir um time dos sonhos, contribuir com o apoio e os treinamentos necessários para a execução de um bom trabalho, acompanhar o desenvolvimento pessoal e profissional de cada pessoa e encorajar a equipe a correr atrás das metas e alcançar os resultados!

 As inúmeras responsabilidades de quem ocupa o cargo de gerente de vendas são do tamanho das recompensas.

 A principal delas é se tornar um bom líder. Com firmeza e muita paciência o profissional consegue lidar com a pressão dos desafios diários e metas, e liderar uma equipe de maneira equilibrada.

 Esteja sempre atento à sua equipe. Busque pelo seu aprimoramento e pelo aprimoramento de seus colaboradores. Não fique esperando os resultados aparecerem – vá ao encontro deles!

Um gerente de vendas precisa encorajar a equipe com as possibilidades, prêmios, treinamentos… aproveite! Seja um líder que desperte orgulho e carinho em seus colaboradores!

 

Leia Também…

A importância da prospecção do cliente

Como motivar uma equipe de vendas?

Acompanhe nossos conteúdos exclusivos em nossas redes sociais:

Linkedin

Facebook

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *