Veja nossas dicas de como motivar uma equipe de vendas, e conheça as 5 técnicas infalíveis para ter colaboradores mais comprometidos e empenhados.

Uma equipe satisfeita consegue trabalhar com muito mais empenho e traz melhores resultados. Para conseguir isso o gestor deve conhecer as nossas dicas de como motivar uma equipe de vendas, e deve aplicar isso em seus colaboradores!

Em um mercado cada vez mais competitivo e de concorrência mais assídua, se destaca quem consegue entregar um excelente grupo de profissionais somado aos processos eficientes e rápidos. E você com certeza pode obter ambas as coisas.

Um dos passos mais importantes é o líder entender que é papel dele motivar a equipe. Além de atuar como liderança exemplar, é necessário fornecer ferramentas de trabalho compatíveis com as funções, e um ambiente profissional saudável e agradável.

 

05 técnicas de motivação vendas!

São diversos os meios de motivar uma equipe para começar, você deve garantir que as pessoas e sintam confortáveis dentro da empresa. Um ambiente hostil, cheio de confusões e picuinhas se tornará extremamente toxico.

Como resultado os funcionários passarão a render cada vez menos, e a terem também menos interesse em bater metas e alcançar objetivos. Mas calma. Vamos chegar nesse assunto mais para frente. Por hora, veja quais são as nossas 5 dicas para motivar uma equipe de vendas!

  1. Treinamento:

Não dá para exigir qualidade de um profissional se ele não recebeu o devido treinamento para exercer a função. Então nossa primeira dica de como motivar uma equipe de vendas é justamente sobre isso.

É essencial que você promova treinamentos e reciclagens para a sua equipe. Um funcionário novo que assume o posto deve ter embasamento e segurança para vender. Da mesma forma, funcionários antigos devem ser estimulados com treinamentos atualizados.

O treinamento deve não somente focar em apresentar o produto, mas também estimular o desenvolvimento da capacidade de negociação e prospecção de clientes.

2.      Lidere pelo exemplo: o líder é essencial para a equipe!

A liderança tem um papel crucial, e por isso, nossa segunda dica sobre como motivar uma equipe de vendas é justamente que você deve servir como exemplo para os colaboradores.

Um líder que apenas cobra resultados e não entrega estrutura para isso acaba criando uma equipe frustrada e completamente desmotivada. Afinal de contas, quem consegue trabalhar com afinco em uma empresa que cobra demais e não entrega nenhum suporte para desenvolvimento pessoal ou profissional.

Existe uma grande diferença entre ser chefe – aquele que apenas delega funções e dá ordens, mas não está aberto para diálogos, sugestões, e muito menos participa dos resultados com a equipe – e ser um líder atuante e eficiente.

Entender essa diferença é essencial. O chefe é aquele que espera que os funcionários se doem para seu lucro particular, enquanto o líder consegue fazer com que a equipe se sinta parte de aquilo, o que automaticamente gera funcionários mais empenhados.

3.      Cobranças no particular e elogios em público

Se tem uma coisa que ninguém gosta, é de ser cobrado e chamado a atenção em público. Por isso os feedbacks negativos devem ser dados em particular. Isso é muito importante se você quer motivar uma equipe de vendas!

Em contrapartida, os elogios e informações positivas a respeito do desempenho profissional de um colaborador devem ser feitos em público. Assim os demais se sentirão impulsionados a alcançarem o mesmo resultado.

Quando você age dessa forma, deixa claro que não há intenção em constranger um funcionário. Assim, a sua equipe se sentirá muito mais aberta às críticas, mesmo quando essas forem negativas.

  • Incentivo e reconhecimento:

Aqui cabe também citarmos que campanhas de incentivo e reconhecimento são sempre muito eficientes para motivar uma equipe de vendas. E não pense que somente premiações em dinheiro servem.

            Na verdade, algumas pesquisas apontam que existem outros fatores que acabam se sobressaindo sobre a questão do dinheiro. Os pontos considerados mais importantes pelos funcionários são na seguinte ordem:

  • Benefícios;
  • Condições de trabalho;
  • Ambiente de trabalho;
  • Salário;

O que você pode fazer é se reunir com a equipe, e buscar saber o que eles consideram uma boa premiação. Isso também fará com que os vendedores se sintam parte dessa decisão, e percebam que você se importa com a opinião deles.

4.      Cumpra com os compromissos para com sua equipe!

Tudo o que falamos aqui é muito importante e muito eficiente se você quer motivar uma equipe de vendas. Mas cá entre nós: tudo vai por terra se eles não confiarem em você! E uma das coisas mais importantes e básicas é cumprir com os seus compromissos.

Atrasos de salário, dificuldades para tirar folgas com banco de horas, erros de contagem de férias e todos os outros fatores podem ser extremamente comprometedores para a sua relação com a equipe – além de potencialmente lhe gerar problemas jurídicos.

Então mantenha tudo isso sempre em dia. Conquiste os seus funcionários pela confiança, faça com que acreditem em você, e eles também acreditarão em sua empresa. Isso é essencial não somente para as suas relações profissionais, mas também para a convivência diária com essas pessoas.

  • Faça com que cada funcionário se sinta único!

Podemos desdobrar essa questão para a importância de fazer com que cada funcionário se sinta único! Você deve entender que as pessoas têm demandas diferentes, e você precisa estar aberto a conversar e conhecer os funcionários individualmente, não apenas tratá-los como números.

5.      Estimule novas ações, e não foque apenas no número de vendas!

Quando você quer motivar uma equipe de vendas, obviamente o intuito principal é gerar números mais interessantes. No entanto, você deve focar os seus esforços em modificar as ações, e não somente cobrar os resultados das metas.

Quando você cobra uma equipe para chegar em um resultado, você acaba gerando um ambiente de tensão, e os funcionários se sentem tão pressionados que não conseguem render.

O ideal é que você cobre ações. Por exemplo, mostre para seus funcionários que determinada ação precisa ser tomada para obter resultados, e que essa ação não está sendo cumprida.

Parece uma estratégia simples e até “inútil”, mas a forma como você aborda e o discurso que usa com os funcionários com certeza podem trazer resultados, e motivar uma equipe de vendas.

6.      Dica extra: a importância das reuniões periódicas!

E como queremos que você realmente alcance a excelência quando o assunto é cuidar de seus funcionários, vamos lhe dar uma dica extra para conseguir motivar uma equipe de vendas: as reuniões!

Líderes que realizam reuniões periódicas fazem com que os vendedores se sintam mais importantes e muito mais participativos nas metas e objetivos da empresa. Isso é crucial para a motivação profissional.

Então você deve criar uma agenda que inclua a realização de reuniões periódicas que podem ser diárias ou semanais. Isso ajudará a equipe a ficar a par de todos os assuntos que envolvem a empresa.

Ao tentar motivar uma equipe de vendas você precisa garantir que os profissionais se sintam valorizados. Uma das coisas que mais compromete a relação da equipe com o chefe é subestimar a inteligência dos vendedores.

Lembre-se que esses profissionais são essenciais para a saúde de seu negócio. Isso significa que você deve prestar muita atenção em cada um, e valorizar seus talentos, sempre ressaltando os pontos positivos, e abordando os pontos negativos de forma pontual e concreta.

Mantenha a sua equipe motivada, e veja o seu negócio decolar!

Compreenda de uma vez por todas que uma coisa leva a outra: funcionários bem tratados e reconhecidos trabalham melhor, e funcionários que trabalham melhor estimulam o crescimento da empresa.

A matemática é simples, e não tem segredo. Valorizar o capital humano é essencial para que você consiga ter os resultados esperados. Não dá para imaginar uma empresa crescendo se ela não puder contar com mão de obra de qualidade.

Você deve prestar muita atenção ao turnover de seu negócio. Se a rotatividade de funcionários é muito grande, então você precisa rever imediatamente a tratativa com seus funcionários.

  • Ter uma equipe sólida é fundamental!

Contar com novos colaboradores, cheios de energia e vontade de fazer acontecer é excelente. Mas nada se compara a ter uma equipe de qualidade e com experiência, atuando de forma verdadeiramente concreta.

Assim sendo, o seu foco principal, além de motivar uma equipe de vendas, deve ser em manter os seus talentos cativos. Uma sugestão é que você crie planos de carreira, e descubra meios de valorizar seus funcionários com promoções e aumentos de salários esporadicamente.

Todas as dicas que demos nesse conteúdo podem lhe ajudar. Mas a primeira mudança é na sua liderança, que precisa servir de bom exemplo no que diz respeito a convivência, ética, atuação profissional, cumprimento de horários e etc.

Tenha em mente que você só pode cobrar que a sua equipe seja exemplar se você mesmo puder entregar uma liderança de primeira qualidade. Dito isso, concluímos que a sua empresa tem tudo para crescer!

O fato de você procurar esse conteúdo sobre como motivar uma equipe de vendas já prova, por si só, que você está mais que disposto a criar um ambiente saudável e estimulante para seus profissionais.

 

Precisa de um especialista para motivar sua equipe de vendas?

contratar palestrante motivacional

E-mail: contato@tomanini.com.br

Telefone:(11)5052-2923

One Comment

Leave a Reply

Quero Mais Informações Sobre Palestras!
Enviar Mensagem!