Home / Artigos / Você trabalha para viver ou vive para trabalhar?

Você trabalha para viver ou vive para trabalhar?

Você trabalha para viver ou vive para trabalhar?

É possível encontrar uma série de pessoas que estão levando suas vidas de modo a sempre viver para trabalhar – há muitos profissionais que alguns anos atrás, não muito longe do período atual, obtiveram seus diplomas e foram em busca da construção de uma carreira em cidades menores, para isso, abrindo mão do convívio familiar e de diversos aspectos já consolidados de suas vidas, mas e quando o ideal é trabalhar para viver?

É muito importante entender que a maioria dessas relações onde o funcionário ou profissional autônomo se coloca em situações que o privam completamente de outras esferas da vida ocasionam uma série de problemas que envolvem a manutenção de uma qualidade de vida saudável.

Ao viver para trabalhar e privar-se da convivência com amigos, com familiares, das relações amorosas e não ter tempo nem para manter uma alimentação minimamente saudável, as pessoas vão, lentamente, perdendo suas vidas em prol da obtenção de ganhos financeiros que poderiam ser utilizados para melhorar essas condições.

Hoje, trabalhar para viver é uma escolha crucial

O mercado de trabalho atualmente enfrenta níveis sérios de desemprego, e todos os profissionais, independentemente de seus ramos de atuação, estão cientes de que há uma crise que afeta profundamente as condições de trabalho no país.

Entretanto, atualmente, a caminhada até o sucesso, está mudando sua cara: os profissionais estão adquirindo maiores visões em relação à suas carreiras, e tanto a qualidade inserida no ambiente de trabalho quanto as relações interpessoais no ambiente profissional são cada vez mais levadas em conta.

Os profissionais estão começando a trabalhar para viver. Não se aceita mais jornadas estafantes, condições de trabalho insatisfatórias nem ambientes onde a qualidade de convivência seja pobre. O sucesso é encarado mais como a jornada para o objetivo do que como o objetivo em si – afinal, a vida passa muito rápido.

Entenda as razões pelas quais o cenário do mercado está mudando

trabalhar para viver

O trabalho é, sem dúvida, uma ferramenta crucial para o desenvolvimento pessoal dos indivíduos, sendo a maneira como os mesmos possuem condições de viverem vidas dignas, podendo também desfrutar de atividades de lazer e entretenimento, bem como do convívio social com amigos e familiares.

Dessa maneira, o cenário está mudando e os profissionais estão passando a trabalhar para viver com a mentalidade de que a vida é, realmente, extremamente curta, e que todas as riquezas acumuladas ao longo de uma vida de privações não podem comprar o prazer de aproveitar as oportunidades que ela oferece todos os dias.

O equilíbrio está sendo buscado cada vez mais pelos profissionais: é preciso estar saudável e feliz para produzir mais e melhor, e o ciclo gera apenas benefícios, tanto para as empresas quanto para os funcionários. Portanto, é importante também que as empresas passem a se preocupar de forma crescente com as qualidades as quais fornecem para seus funcionários no ambiente de trabalho.

As condições do mercado tem um papel fundamental

O trabalhador que preza trabalhar para viver tem ganhado muito mais espaço também devido às melhores condições que, mesmo durante uma crise, são oferecidas para a qualidade de vida. Dessa forma, é possível também aproveitar as ocasiões de lazer e de entretenimento após o período do expediente.

Dessa forma, é absolutamente crucial para que o mercado, independente de qual setor sua empresa esteja operando, que as condições oferecidas para seus funcionários possam ser benéficas e significativas. A mudança de cenário é uma mudança real, e ela pode também ser benéfica para os profissionais que já atuam há mais tempo.

A mudança de mentalidade que inclui o equilíbrio entre todas as áreas da vida pode não só gerar profissionais muito mais engajados com o crescimento de uma empresa que proporciona um ambiente confortável, tranquilo e que o motiva a crescer também, quanto fazer com que a qualidade de vida de todos os envolvidos nos processos aumente de modo palpável.

Atualizar a empresa é fundamental para acompanhar as mudanças

Ao entender que trabalhar para viver envolve a priorização não só da carreira, mas também das atividades que acontecem fora do expediente, as empresas podem agir de modo a incentivarem esse equilíbrio e podem, principalmente, se beneficiar amplamente da inserção de métodos para que o mesmo possa ser implantado.

Os gestores da empresa podem operar com mais tranquilidade, poderão também analisar melhor as tomadas de decisão e os fatores que influenciam as mesmas se estiverem felizes e passando bastante tempo com a família, por exemplo.

De forma geral, aplicar o método de trabalhar para viver é essencialmente o que todos os profissionais buscam: o crescimento na carreira será uma consequência de uma vida bem aproveitada, saudável, e que proporciona a todas as áreas, o equilíbrio que é buscado também dentro das relações empresariais – portanto, se você é um empreendedor e atua como líder, pode beneficiar tanto a sua vida quanto a vida de todos os funcionários e colaboradores envolvidos em sua organização.

Leia Também…

Você sabe o que é mindset e como isso pode influenciar na sua carreira?

 

Veja Também

Depois de ouvir seu cliente o que você faz?

Depois de ouvir seu cliente o que você faz? Depois de ouvir seu cliente o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *