o que é mindset

O que é Mindset?

 

De uma forma simples, o Mindset possui o significado de uma mentalidade em uma formação mental que faz com que as pessoas possuam determinados comportamentos, onde possam encarar a vida e os desafios com mais motivação e otimismo. Assim, confira mais sobre o assunto!
Mindset
O Mindset é direcionar a sua vitória para se encontrar mais próximo de conseguir conquistar as suas metas, em que ninguém sabe explicar ao certo o segredo do sucesso, porém, muitos especialistas concordam com esse ponto, onde a mentalidade das pessoas é considerada como uma peça chave para alcançar os seus objetivos.
Caso você não saiba, existe uma frase bastante famosa que fala que “você é o que você come”, em que tal frase faz muito sentindo, porém, nós sempre gostamos de dizer que você é aquilo que você atraiu e mentalizou.
Dessa forma, pode-se resumir que “você é o que você pensa” e, por isso, quando você deseja alcançar algo, então é preciso que você configure a sua mentalidade, onde será preciso que você prove para ela que você pode e que irá alcançar o sucesso.

Qual o significado de Mindset?

 

Para que você entenda o que é Mindset, a tradução desse termo é configuração da mente, onde o conceito desse termo pode não ficar muito claro para algumas pessoas, mas ele é o mapa que envolve e mexe com a mente de qualquer pessoa.
Essa vem sendo uma pergunta bastante frequente e atual, onde em uma tradução mais objetiva e clara, sendo totalmente popular ao mundo do marketing digital, o Mindset é o modelo mental predominante.
Com isso, o Mindset tem tudo a ver com o nível intelectual, especialmente com a cultura que uma pessoa recebeu ao longo da sua vida, das suas crenças e dos seus valores que procuram moldar o seu mindset, o que irá corresponder na forma como ela irá reagir frente as questões de negócios.
O mindset é então uma linha de raciocínio que procura direcionar a vida das pessoas, ou seja, se você possui o conhecimento do caminho para ser um milionário, no seu mindset você saberá que isso será possível e acredita que irá conseguir.
No entanto, quando você não consegue seguir esse caminho, a sua mentalidade, ou seja, o seu mindset pode ser crítico em relação a isso, o que leva você a pensar que tudo será impossível.
Com isso, o mindset é a percepção da realidade que as pessoas possuem sobre si mesma, ou seja, cada um vive dentro da sua própria realidade, em que a realidade que vive um milionário é muito diferente da realidade que vive um empreendedor iniciante.
Além disso, a mentalidade, isto é, o mindset que nos direciona, pode ser diferente de uma pessoa para outra, porém, ele sempre pode ser mudado, onde você pode desenvolve o seu mindset para poder conseguir entrar em uma outra realidade e viver a partir disso, pois o mindset é capaz de mudar a nossa vida.

Como o Mindset pode influenciar sua carreira

 

Atualmente, a economia do país e o mercado de trabalho tem passado por uma enorme fase de recessão e de instabilidade econômica, em que a todo momento se ouve falar sobre a temida crise econômica.
Dessa forma, o que mais as pessoas desejam é ver uma mudança nesse processo, pois se mergulhar nos efeitos negativos, muitos irão acabar afetando os seus desempenhos e os números da empresa em que trabalham.
No entanto, se ocorrer um ajuste no mindset dessas pessoas para enxergarem na crise como oportunidades e aproveitarem esse momento para o desenvolvimento de competências que sejam fundamentais para que ocorra a manutenção dos seus empregos como a resiliência, foco e produtividade em resultados, é possível ter mais atitudes que se incida de forma positiva nos processos.
Assim, segundo alguns especialistas, pode-se encontrar dois grupos de mindset, onde você poderá usar a favor de promover grandes mudanças que deseja para o desenvolvimento da sua carreira, em que esses dois grupos são o mindset fixo e o mindset progressivo, os quais você irá conhecer detalhadamente mais abaixo.
Mas, se você busca construir uma carreira de sucesso e sólida, então você necessita trabalhar muito a sua atitude mental de maneira que ela possa agir de maneira positiva e que lhe motive a provocar muitas mudanças, em que você não deve ficar parado e acomodado na sua zona de conforto.
Por isso, é preciso que você foque naquilo que você mais quer nesse momento e seja bem-sucedido realizando aquilo que você realmente gosta.
Geralmente, os maiores concorrentes da sua carreira não se encontram no mercado de trabalho, mas sim dentro de você, em que esses concorrentes internos podem se alimentar dos modelos mentais limitantes e negativos que podem matar os seus sonhos e destruir os seus projetos de vida.

Conheça um pouco mais sobre os poderes do Mindset

 

O comportamento diário das pessoas é sempre regido com embasamento do mindset, pois elas necessitam estabelecer rotinas e métodos para poderem realizar todos os processos que possam ocorrer de forma consistente e obter um melhor desempenho para todos esses processos.
Assim, para explicar de uma maneira mais amplamente, um mindset é uma forma específica de como as pessoas sempre enxergam o universo que está ao seu redor, em que o mindset pode ser fragmentado em quatro bases sólidas, as quais serão constituídas nas relações humanas. Essas quatros bases são:

  1. A biologia, que busca envolver as capacidades fisiológicas da pessoa para poder se interagir com a sociedade;
  2. A experiência pessoas que procura envolver fatores que sejam sociais, como o local onde a pessoa nasce, cresce e se desenvolve, além das suas condições diante da sociedade, gênero e raça, os quais podem influenciar a experiência das pessoas em todos os âmbitos;
  3. A linguagem, a qual é a forma pela qual as pessoas irão conseguir se estruturar os pensamentos e as opiniões para que possam ser compreendidas pelos outros;
  4. E, por fim, a cultura, a qual é a forma que definirá as relações sociais diante das experiências que as pessoas podem absorver e compartilhar através das relações com a família e os amigos no meio cultura.

Com isso, é através da aplicação desses quatro básicos pilares que as pessoas podem conseguir atuar com os seus mindsets, onde criam imagens e conceitos em relação ao mundo e a todos aqueles com quem se relacionam ao longo das suas experiência, o que faz com que a aplicação dos seus comportamentos possam se converter em resultados esperados, sejam bons ou ruins.

Entenda porque o Mindset é importante para a carreira

 

Sendo bastante usado no contexto empresarial, esse conceito pode representar a sua configuração mental, isto é, as predisposições que o seu cérebro pode apresentar na direção que determina o seu tipo de comportamento.
Assim, conhecer o seu mindset é um passo bastante importante para que você possa direcionar todas as suas atitudes e aperfeiçoá-las quando for preciso, onde empreendedores de sucesso sempre buscam avaliar de forma constante os seus mindsets e os da sua equipe para poder manter uma atitude positiva diante dos negócios e com foco nos resultados.
Mas, para que haja resultados diferentes é sempre necessário agir diferente, em que para que haja um desenvolvimento de um mindset vencedor, o empreendedor necessita saber da importância de mudar os seus hábitos, comportamentos e as suas crenças que estão limitando os seus resultados.
Com isso, o mindset é a forma de pensar que leva a pessoa a agir de uma maneira ou de outra, dizendo muito sobre o sucesso profissional, em que pessoas que possuem uma programação mental positiva, são sempre aquelas que passam por dificuldades de uma maneira dinâmica e objetiva, vencendo os seus desafios, pois sabem muito bem aproveitar as oportunidades.
Dessa forma, se você deseja conquistar bons resultados na sua carreira, conheça abaixo algumas dicas para poder desenvolver o seu mindset empreendedor!
 Para que você possa definir onde você deseja chegar é extremamente importante que você saiba de onde está partindo, pois não existem portos seguros quando não se sabe exatamente o que se quer ou entende quem se é e também qual é o seu estado atual.
Sendo assim, busque ter claro na sua mente sobre quem você é atualmente e onde você está, ou seja, qual a sua situação, pois daí em diante você deverá trabalhar muito e se dedicar para ser um bom profissional na sua carreira.
 Buscar saber sobre o seu estado atual, é quem você é, além de ser um dos passos mais importantes, em que não basta somente saber, pois é necessário que você também faça alguma coisa a respeito.
Por isso, procure identificar quais são as suas limitações como empreendedor e os seus pontos que precisam ser melhorados.
 Você tem que saber que é o dono do seu negócio e da sua carreira, sendo a pessoa que melhor representa tudo isso. Por isso, procure sempre estar motivado, positivo, otimista e acredite nas suas ideias, pois é o seu pensamento positivo que irá lhe ajudar a vencer todas as dificuldades, além de ser mais criativo, proativo, produtivo e engajado.
 Sempre busque ter muito foco e ação que você terá resultados incríveis, além de estar totalmente comprometido com o sucesso da sua carreira.
O foco é o mais importante para que você consiga realizar todas as suas funções, em que você poderá ter maior concentração em aspectos críticos do seu negócio e, com isso, impulsionar o alcance dos seus objetivos e metas.
 Busque sempre acreditar em si mesmo, desenvolvendo um mindset vencedor, além de ter a crença de forma positiva nos seus principais dons e talentos na sua carreira e nas suas ideias, pois esse é considerado como um dos maiores e principais diferenciais para que você possa alcançar sucesso profissionalmente.
Além disso, jamais deixe de acreditar nos seus sonhos, que você seja capaz de realiza-los e de transformar todas as suas metas e objetivos em realidade, pois acreditando nas suas habilidades e capacidades, você pode alimentar sua autoconfiança.
Isso irá lhe ajudar a vencer dificuldades e medos, além de fazer com que você tenha ideias inovadoras e criativas, além de conseguir ter grandes realizações.
Sendo assim, com essas dicas para que haja um desenvolvimento do mindset empreendedor para a sua carreira, é possível que você já possa começar a aplica-las no seu dia a dia, em que provavelmente tais mudanças de mindset poderão trazer poderosos resultados na sua vida profissional.
Por isso, vale a pena experimentar mudar à sua maneira de pensar e de agir, buscando incorporar novas atitudes e sempre se lembrar de ousar realizar coisas diferentes, pois o poder lhe será dado. Além disso, agindo dessa forma você estará permitindo ser um empreendedor.

Tipos de Mindset

 

Normalmente, os mindsets podem ser definidos como dinâmico, ou então crescente, e fixo, em que outros tipos de artigos os mindsets podem ser retratados como tipos, denotando um sentido de segmentação.
Dessa forma, a pessoa apresenta um mindset fixo ou então o dinâmico, em que por essa razão, se acredita que ao contrário de tipificar os mindsets, pode-se defini-los em estados momentâneos e, com isso, é possível então que um mindset que se encontrava classificado como sendo fixo se torne em dinâmico, e vice-versa.
Sendo assim, se for definir o mindset fixo, pode-se dizer que se encontra uma enorme zona de conforto, que por sua vez é capaz de impedir a pessoa de poder abrir novos conhecimentos, além de acreditar que não existe a chance de que haja uma mudança em qualquer aspecto da sua vida.
Um grande exemplo disso, é algo muito parecido com uma música da Gal Costa, “Modinha para Gabriela, a qual diz, “[…]Eu nasci assim, eu cresci assim, eu sou mesmo assim, vou ser sempre assim Gabriela, sempre Gabriela […]”.
Com isso, nesse tipo de mindset, a pessoa acaba limitando todas as suas capacidades cognitivas para a justificativa dos seus resultados, sendo eles tanto negativos como positivos.
Assim, esse limitador mental pode ser formado por inúmeros fatores, em que dentre eles podem haver crenças que são limitantes ou então valores que são imutáveis e que a pessoa adquire e molda de acordo que cresce.
Além disso, quando uma pessoa com o mindset fixo acaba se deparando com algum obstáculo, isso a paralisa, em que pode gerar inúmeras reações negativas, pois ela se sente acusada ou subjugada.
Um dos pontos mais difíceis é que quando uma pessoa se depara com obstáculos, ela sempre evolui, afinal, ela aprende com todas as situações que antigamente parecia não haver nenhuma solução.
Vale ressaltar ainda que como o mindset fixo não sabe lidar com esses tipos de situações, diversas vezes ele sempre deixa passar boas oportunidades de aprendizado, pois apenas se encontrava limitando a mente da pessoa em expandir e aprender alguma coisa nova.
Mas, quando se fala no mindset dinâmico, se encontra uma enorme facilidade na correção de erros e na aprendizagem com isso, pois é permitido que a pessoa com esse mindset possa aceitar situações que as desafiam.
Dessa forma, as pessoas que possuem esse tipo de mindset procuram o aperfeiçoamento de forma natural, em que aprendem com os seus erros e são capazes de gerarem novas ideias para poderem superar outros tipos de problemas ou então melhorarem situações do dia a dia, sempre se encontrando em uma constante evolução.

O que é Mindset fixo?

 

Normalmente, no mindset fixo não existe um confronto cerebral, nem existe uma nova trilha neural que se encontra em formação, isto é, existe uma zona de conforto estática formada.
Nesse caso, a pessoa sempre acredita que as suas características básicas, como no caso da competência e a inteligência não são os suficientes, onde elas as percebem como sendo traços fixos e inalterados, sendo somente dados documentos incapazes de serem desenvolvidos.
Sendo assim, isso é aquilo que se traz das tradições, crenças e valores, e que geralmente são colocados na mente da pessoa e que as impede de tomarem decisões, de crescerem e evoluírem.
Além disso, na maior parte das vezes, se acredita que o talento sozinho é capaz de criar o sucesso sem o esforço, além de que a quantidade e qualidade de expertise e as habilidades são consideradas como genuínas, onde nada pode fazer com que elas sejam desenvolvidas ou aprimoradas.
Dessa forma, ao contrário de se aceitar algum desafio como uma experiência de crescimento, a pessoa com um mindset fixo se torna paralisada com a situação adversa, a qual acaba sendo uma tortura, pois ela não acredita que isso possa contribuir para que haja uma ampliação das suas habilidades em busca de muito mais conhecimento e de criação de trilhas neurais novas.

O que é Mindset Progressivo?

 

Já no mindset progressivo existe um envolvimento que é bem mais profundo com o novo, onde a atividade do cérebro é capaz de processar o erro e aprender a corrigi-lo, além de desenvolver ligações neurais fortes.
Nesse caso, a curva de aprendizagem é muito intensa e nada é superficial, onde tudo se recupera da melhor forma possível a ser bem mais favorável a cada vez que a pessoa realiza.
Assim, as pessoas que possuem uma mentalidade de crescimento, procuram buscar o desenvolvimento dos seus potenciais por meio de empenho, estímulo, prática e aprendizado.
Além disso, a palavra “ainda” possui um poder muito intenso, pois ela leva a percepção de um ponto mais crítico, o qual pode ser normalmente desafiado ao dizer “ainda não foi dessa vez”, porém, será melhor a cada tentativa.
Com isso, falando dessa forma não se causa reprovação, mas sim leva a uma curva de aprendizagem, o que proporciona um caminho para um futuro mais sólido, em que a palavra “ainda” é capaz de construir pontes para o lugar em que a pessoa quer alcançar.
Dessa forma, o mindset progressivo procura propor a vivência em um espaço que possui um potencial de crescimento, em que existe cheios de “ainda”, garantindo um espaço para que as capacidades ainda possam crescer e serem motivadas a produtividade na área dos negócios, esportes, família, educação e relacionamentos.

O que é Mindset de crescimento?

 

Geralmente, acreditam-se que a inteligência da pessoa pode ser melhorada cada vez mais pelo aprendizado e que o caminho do sucesso se encontra no resultado de um trabalho intenso e de muito esforço, onde as pessoas são aprendizes.
Assim, para as pessoas com mindset de crescimento, é possível que haja uma mudança de qualidades, onde essas pessoas se encontram abertas para poder prepararem alguma coisa nova, onde o fracasso pode ser uma oportunidade para o crescimento.
Além disso, nesse mundo, o esforço é o que se torna mais talentoso e inteligente, em que as aptidões podem ser cultivadas e as coisas podem sempre serem aperfeiçoadas, além de que para eles as pessoas possuem a capacidade de crescer e mudar.
Dessa forma, essas pessoas apresentam um maior nível de satisfação na vida, possuindo uma maior facilidade de perdoar, deixando de lado a culpa e sempre seguindo em frente, pois possuem habilidades sociais que são muito mais desenvolvidas.
Vale ressaltar ainda que essas pessoas procuram focar mais no processo e na aprendizagem, além de gostarem de desafios, em que normalmente já vivem uma vida cheia de satisfações e realizações, acreditando que possuem escolhas.

O que é mindfulness?

 

O mindfulness possui o significado de estado mental alcançado quando se possui o foco na consciência no presente momento, enquanto se reconhece calmamente e aceita os seus sentimentos, sensações do corpo e pensamentos.
Dessa forma, será você quem deve deixar de lado as distrações, os pensamentos externos e os sentimentos antigos, para que possa intencionalmente sentir, ouvir e viver de forma plena a presente situação.
Além disso, o exercício de mindfulness é algo intencional, em que é preciso que haja dedicação e autorregulação por parte de cada pessoa para que se alcance os resultados. Com isso, pode-se dizer que as técnicas usadas são atividades que fazem a conexão do pensamento e da ação.
Outro fator interessante é que o mindfulness pode também ser conhecido como uma Psicologia de Atenção Plena, onde o psicólogo trabalha a disciplina da mente com a intenção de se aumentar o foco.
Com isso, o mindfulness é considerado como uma acessível ferramenta, podendo proporcionar diversos benefícios para a saúde da pessoa e para o seu dia a dia.

O que é Mindset empreendedor?

 

Sobre o mindset empreendedor, ele serve para que você possa mudar a sua mentalidade e começar a ter mais foco nos resultados, onde é incrível como o poder da mente é capaz de mudar a sua realidade e o seu referencial, em que você começa a enxergar o mundo de uma forma completamente diferente.
Assim, o mindset é uma mente configurada ou configuração da mente, em que para que haja uma melhor explicação sobre o mindset empreendedor, entenda como se fosse a analogia do computador, onde a mente é como um computador que possui muitos softwares, sendo alguns bons e outros ruins.
Dessa forma, o seu mindset se forma pelas suas crenças e os seus valores, onde o que você tem absorvendo desde a sua infância e que formou a sua forma de ver e de agir diante do mundo é a sua configuração mental. No entanto, certos softwares foram mal instalados, ou seja, se encontram com vírus e outros podem estar travando o sistema.
Por isso, caso você se esteja insatisfeito com alguns resultados que está vivendo, é necessário que haja uma reconfiguração, deletando os programas que são ruins, instalando outros e mantendo aqueles que são muito importantes e fundamentais para que haja o pleno funcionamento.
Mas, a base para um mindset empreendedor é sempre a inteligência emocional, a qual é considerada um conceito da psicologia que pode descrever a capacidade do reconhecimento e da avaliação dos próprios sentimentos da pessoa e dos outros, bem como a capacidade para lidar com eles.
Nesse caso, um dos registros mais antigos é redirecionado a Charles Darwin, o qual em sua obra faz referência para a importância da expressão emocional para a sobrevivência e a adaptação do ser.

Como mudar o Mindset

 

Sobre o que fazer para mudar o mindset, normalmente quando esse não é favorável, ou então quando existem diversas pessoas que possuem um mapa mental que é equivocado para poder trilhar um caminho que deseja percorre, é extremamente importante mudar o mindset, ou seja, é preciso mudar a construção teórica e os paradigmas que limitam a performance.
No entanto, a mudança da configuração da mente não é algo muito fácil, porém, é possível, em que existem alguns passos simples, como:

  1.  Primeiramente é importante que haja a identificação de quais são as suas opiniões e crenças que se encontram desajustadas em relação ao contexto, além dos objetivos que você procurou estabelecer como prioridade, em que geralmente, isso significa que você deve abrir mão de certos princípios de vida que podem ser inegociáveis.
  2. Depois de saber quais são as suas crenças que limitam as suas ações, é preciso que você questione a veracidade delas, além de como as suas possibilidades são ilimitadas, onde você necessita entender que esses paradigmas que são instalados no seu cérebro nem sempre são válidos e não precisam prosperar, ou seja, não servem mais para você.
  3.  Em seguida, você deve eliminar cada padrão restritivo que se encontra bloqueando o seu ideal de você mesmo, buscando impedi-lo de ser a versão correta e aperfeiçoada da pessoa que irá conquistar a vida que você quer viver.
  4. Além disso, é preciso que você entenda que a sua mente sempre trabalha para poupar energia, garantindo a sua sobrevivência e, por isso, as rotinas que são automatizadas são as que devem ser mantidas.
  5. Agora deve-se instalar uma configuração que seja aperfeiçoada, atualizada e que irá aproveitar o seu melhor potencial, em que com coragem, é capaz de aceitar que esse é o momento de adquirir uma nova visão.
  6. Com isso, independentemente do quão distante você se encontra do seu objetivo ou do seu ideal de vida, é preciso que você seja autônomo, sabendo que ao acreditar no seu potencial você pode realizar o que quiser.
  7. Por fim, você deve entender que o começo sempre piora devido ao fato de que você ainda não chegou onde quer estar, porém, já saiu de onde era cômodo.

Como construir um Mindset vencedor?

 

A mente de todas as pessoas apresenta muita influência nas emoções, sonhos, objetivos e conquistas, pois é através da forma como se pensa que elas chegam verdadeiramente a concretizar aquilo que se deseja, e o mindset é capaz de realizar exatamente isso.
Dessa forma, o conceito mindset tem se tornado bastante popular no mundo dos negócios, pois é uma maneira de pensamentos milionários e de pessoas bem-sucedidas na vida tanto profissional quanto pessoal que já utilizam de estratégias mentais para poderem alcançar o que almeja a mentalidade vencedora.
Com isso, é através da forma como as pessoas pensam que se consegue o sucesso e para isso é bem mais difícil do que parece, pois é necessário mudar um pensamento desmotivador, desinteressante e desanimador para poder ter uma mentalidade vencedora.
Sendo assim, é preciso que as pessoas treinem o seu cérebro para o desenvolvimento de habilidades, investindo no aprendizado de novas coisas que envolvam o setor na qual elas atuam.
Além disso, é importante criar uma mentalidade vencedora através da capacidade de absorção do cérebro, adquirindo novos conhecimentos que no futuro podem ser extremamente úteis.
Saber como criar um mindset vencedor é essencial, onde se tem em vista que a maior parte das pessoas do mundo desperdiçam tempo apenas focando em atividades que não irão leva-las a nenhum lugar.
Busque ter em mente que você deve sempre se superar, desenvolvendo uma mindset vencedora, além de ter o foco em si próprio e não na conquista ou no fracasso dos outros, mas apenas em você, pois o real inimigo sempre será a sua mente e as suas atitudes.
Portanto, o mindset sempre esteve dentro de cada um de nós, onde ele apenas necessita ser corrigido, e obviamente existe um longo caminho para ser percorrido até que nós desassociamos do passado e começamos a viver o presente com todas as possibilidades tanto de crescimento pessoal quanto profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *