Como influenciar clientes

A quantidade enorme de informações com as quais lidamos hoje em relação ao nosso comportamento como clientes faz com que nós sejamos tanto mais exigentes quanto pudermos – e isso se aplica a todos os tipos de clientes, inclusive aos da sua empresa.

Nesse artigo você irá conhecer uma série de dicas e ferramentas que podem fazer com que a decisão de compra seja influenciada de maneira eficaz e benéfica tanto para o consumidor quanto para seu negócio.

Irá conhecer também alguns comportamentos que constituem o padrão do modo como o consumidor age quando está lidando com algumas situações e poderá identifica-lo em seus negócios para conseguir agir da melhor maneira possível.

Confira algumas dicas de como influenciar clientes

Como dito anteriormente, os clientes estão absolutamente mais exigentes em relação a uma série de fatores, e isso vem, principalmente, do fato de que os estímulos são excessivos a todo momento, fazendo com que as possibilidades de ação sejam ampliadas.

Essas pessoas irão apresentar uma série de diferentes tipos de reações quando as mesmas estiverem com alguma dúvida em relação ao que comprar, por exemplo, nas seguintes situações:

  • Elas congelam: elas não fazem absolutamente nada até que possam lidar com a questão pela qual estão tentando decidir em suas mentes.
  • Elas não querem perder: é um comportamento humano padrão – nós não queremos perder o que já adquirimos, então, preferimos manter o que temos do que obter mais coisas novas mas que podem não ser adquiridas.
  • Elas tem dificuldade de escolher: muitas vezes, as escolhas confusas são resultantes de um processo onde o consumidor aplica apenas uma variável para determinar sua escolha ao invés de considerar todo o conjunto que possibilitará os benefícios, fazendo, então, com que a sua escolha possa resultar em uma má atitude.

Se você está buscando por maneiras de conseguir influenciar clientes, sabe que essa tarefa é absolutamente difícil, afinal, estamos lidando com pessoas, e precisamos entender e agir de maneira a compreender o comportamento humano, o que requer muito estudo e dedicação.

Partindo desse ponto e em relação aos comportamentos de consumidores que você conferiu logo acima, é importante saber que há uma série de dicas que podem ser aplicadas no comportamento como vendedor para ajudar os seus clientes a obterem benefícios e converter maiores números em vendas.

como faço para influenciar clientes

Confira os principais fatores para influenciar clientes na hora da venda

Você irá conhecer agora seis fatores-chave que são absolutamente cruciais para que você possa lidar de forma eficaz com qualquer consumidor que esteja presente em seu negócio e apresente dificuldade de fazer sua escolha ou esteja agindo de maneira que irá prejudicar o relacionamento do mesmo com seus produtos e/ou serviços.

– Respeite o cliente

É preciso que você trate o cliente da maneira mais respeitosa possível, pois isso irá gerar no mesmo uma sensação de importância e fará com que ele esteja mais aberto a confiar em suas ideias e aceitar sua opinião.

– Mostre imponência e domínio sobre o assunto

Quando os clientes estão se comportando de forma incerta, se você demonstra uma posição de domínio sobre o assunto e fala com propriedade dando a ele uma dica a respeito de como agir, a incerteza que ele possui será rapidamente eliminada a partir de seu posicionamento.

– Dê vários exemplos

A maioria dos consumidores age de modo a buscar por dados e evidências de que os produtos e/ou serviços são eficazes e benéficos antes de consumi-los, por isso, é muito eficiente fazer com que eles possam obter um exemplo da validade e eficácia dos produtos por você – dê exemplos de consumidores reais.

– A escassez às vezes é determinante

Sabe quando você vê um produto ou serviço que é inserido no mercado apenas por alguns dias em “Edição Limitada” e aí todo mundo fica louco querendo esse produto? É assim que funciona a escassez. Quando as pessoas pensam que há algo que pode ser adquirido por muito poucas pessoas, elas automaticamente vão querer conquistar com muito mais afinco e dedicação.

– Seja consistente

Se o cliente estiver demonstrando algum tipo de comportamento que possa representar um compromisso, ele tende a cumprir isso de modo muito mais eficaz quando o expressa em palavras ditas ou escritas.

­- Obtenha a reciprocidade

Quando você trata as pessoas de uma determinada maneira, principalmente em um ambiente de negócios, essas pessoas irão sentir-se na obrigação de tratar você da mesma forma ou melhor, o que faz com que os relacionamentos de venda possam ser incrivelmente melhorados.

Conclusão

A partir de todos esses comportamentos, é possível elaborar uma estratégia de vendas que englobe todos os tipos de consumidores e fazer com que a sua ação na hora de fechar o negócio seja compatível com as necessidades que eles estarão apresentando, portanto, perceba com quem está lidando e coloque em prática!

 

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