Home / Artigos / Gestão de riscos: tenho controle do meu negócio ou estou correndo riscos?

Gestão de riscos: tenho controle do meu negócio ou estou correndo riscos?

Gestão de riscos: tenho controle do meu negócio ou estou correndo riscos?

É absolutamente crucial para todos os tipos e portes de empresa que o sistema de gestão tenha uma área especializada em calcular e analisar os riscos – a chamada gestão de riscos – para fazer com que todas as atividades possam ser orientadas por estatísticas palpáveis e que podem evitar prejuízos e problemas ao longo do caminho.

Isso é um fator que tem que estar inserido nas atividades diárias das empresas pelo fato de que, ao operar sem ter noção alguma dos riscos que envolvem seus negócios, pode-se acabar por obter um projeto de tomada de decisões que é completamente danoso às organizações, bem como atrasar seu progresso de forma extremamente significativa.

A gestão de riscos é feita exatamente para determinar quais são os riscos envolvidos na atuação da empresa, quais são os potenciais dos mesmos e como a companhia pode lidar de forma eficaz tanto para evita-los quanto para gerenciar os que são necessidades nos negócios.

Qual a importância de inserir a gestão de riscos em seus negócios

Como a maioria dos profissionais está ciente no mercado atual, os riscos são parte intrínseca ao gerenciamento de qualquer tipo de organização, portanto, investir em uma área específica para que os mesmos sejam gerenciados é investir primariamente na saúde das empresas, tanto financeiramente quanto em todos os aspectos gerais.

Por meio da adoção dos sistemas que gerenciam as atividades que envolvem os riscos, é possível que as empresas tenham a habilidade de reduzir drasticamente as perdas financeiras, as perdas envolvidas nos processos operacionais, os danos à imagem perante o público, as autuações e quaisquer multas que possam ocorrer por falta de informação, bem como as perdas de informações e legais – inclusive, podendo também eliminá-las.

Mais um dos motivos para inserir a gestão de riscos em sua empresa é o fato de que o mercado é extremamente competitivo e é necessário que os seus negócios estejam sempre à frente do mesmo. A necessidade de atingir patamares cada vez mais altos em relação às expectativas dos clientes também é um diferencial que precisa estar à par na hora de gerir os riscos.

Muitas das empresas que estão buscando crescer e se desenvolver de forma mais eficiente no mercado também tem que lidar com fatores como as operações diversas em ambientes cada vez menores, a necessidade de gerenciar estoques muitas vezes também limitados e diversos outros aspectos que se apresentam como ameaças ao funcionamento eficaz.

Entenda os diversos riscos que estão envolvidos nos processos empresariais

gestão de riscos

Os clientes, como mencionado anteriormente, tem passado por cada vez mais um aumento em suas expectativas em relação aos serviços que são prestados por todos os nichos de mercado, portanto, é importante que as empresas gerenciem riscos como a ocorrência de filas muito grandes para a espera de seus produtos ou serviços, bem como as possibilidades de erros na hora de emitir notas fiscais: todos esses fatores podem ser decisivos para fazer com que os clientes desconsiderem relações de compra futuras com sua empresa.

Em relação aos riscos que estão envolvidos nos processos de logística das empresas, a entrega incorreta de um produto ou o exceder de um prazo de envio, por exemplo, bem como o erro já mencionado da emissão incorreta de notas fiscais podem se apresentar como riscos significativos para a imagem da empresa no mercado: gerando prejuízos que podem ser irrecuperáveis.

Portanto, é necessário entender que inserir a gestão de riscos como fator principal nas operações de todo tipo de empresa é absolutamente fundamental, e deve englobar todas as áreas de atuação e processos empresariais – devendo também fazer parte intrínseca à cultura de todas essas empresas, incentivando os funcionários e colaboradores a sempre prezarem pela manutenção da gestão.

Sua empresa está correndo riscos?

É importante pontuar que correr riscos é uma atividade natural dos negócios, seja sua empresa de qualquer porte ou esteja sua empresa atuando em qual ramo for, os riscos são parte necessária de qualquer negócio e é preciso, acima de tudo, saber como geri-los.

Portanto, é absolutamente crucial que sua equipe gerencial possa analisar de forma coesa e aprofundada todos os fatores que podem apresentar riscos para que a implementação de uma cultura que preza a gestão de riscos possa ser realizada com segurança.

É recomendada a contratação de pessoal específico para que essa análise possa ser feita com qualidade, bem como para que eles possam indicar quais serão as estratégias utilizadas para evitar, minimizar e tirar o melhor proveito de todas as situações que possam envolver os mesmos – desde os menores até os maiores.

Todo cenário pode envolver também o aparecimento de riscos ao longo dos processos, o que faz o fato de contar com profissionais especializados ainda mais importante, dado que os mesmos conseguirão elaborar técnicas e maneiras de aplica-las que serão benéficas para a saúde da empresa como um todo.

Leia Também…

Processos empresariais são fundamentais para a execução do seu negócio

Negociação: a ferramenta que pode fazer a diferença

Motivação no trabalho – 10 dicas de ouro

Veja Também

Depois de ouvir seu cliente o que você faz?

Depois de ouvir seu cliente o que você faz? Depois de ouvir seu cliente o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *