o que é workshop de vendas, como contratar?

 Workshop de Vendas na sua empresa

“Há muitos cursos profissionalizantes que fazem toda a diferença no mercado de trabalho, um deles é workshop de vendas”

Há muitas maneiras de passar mais conhecimento, capacitar e especializar um funcionário: treinamentos, palestras, cursos, mini-cursos…. E isso é cada vez mais exigido no mercado de trabalho competitivo que temos hoje. Se você tem uma empresa, por exemplo, capacitar seus funcionários trará muito retorno ao seu empreendimento e, caso você seja o participante, irá agregar muito à sua experiência. Conheça um pouco sobre o workshop de vendas.

Assim como as outras categorias, o workshop de vendas visa agregar ao participante um conhecimento mais específico da área.

Quer saber mais? Leia esse artigo e você vai descobrir do que se trata o workshop de vendas, qual sua importância, como fazê-lo e muitas outras coisas.

Workshop de vendas 2019

Primeiramente, vamos entender o que é um workshop de vendas e o porquê dele ser tão importante para alavancar seus negócios. De uma maneira geral, o workshop consiste em um evento que recebe pessoas com o interesse de ampliar seu conhecimento em uma determinada área.

Esse tipo de evento pode ser estruturado como se fosse uma feira de projetos. Cada “barraca” ou stand representa uma marca, um produto, uma ideia, enfim, o que você deseja apresentar ao público.

Os stands podem ser concorrentes ou não, podendo apresentar assuntos totalmente diferentes ou workshops específicos de um mesmo assunto (materiais de construção, jogos, inovações tecnológicas, faculdades, etc.).

Você pode realizar um workshop sobre qualquer assunto: fotografia, moda, procedimentos estéticos, cursos de graduação, gastronomia, marketing digital, enfim, qualquer empreendimento tem espaço para criar um workshop.

Mas, normalmente, o workshop de vendas é organizado semelhantemente a cursos ou palestras (iremos esclarecer a diferença entre eles no próximo tópico).

Um tema bem específico é colocado em pauta e o público-alvo é, normalmente, pessoas que já são da área e querem aprofundar ainda mais seus conhecimentos para o mercado.

Participar ou realizar um workshop de vendas em 2019 pode agregar muito conhecimento e qualificação para o mercado de trabalho no futuro.

Qual a diferença entre palestras, cursos, treinamentos e workshops de vendas?

Vamos entender quais as diferenças básicas entre um workshop de vendas e os outros métodos de ensino. Entender esses conceitos é importante no universo corporativo, pois eles auxiliam na evolução do mercado.

Todos eles ajudam, cada um com suas particularidades, na formação de um profissional. Agregando uma bagagem de conhecimento ainda maior do que simplesmente a graduação (quando é feita) ou apenas conceitos adquiridos por experiência.

Se você tem uma empresa, por exemplo, saiba que aperfeiçoar o conhecimento de seus funcionários é um investimento.

E entender a diferença entre esses conceitos pode lhe ajudar a escolher qual a metodologia mais eficiente para o seu tipo de empreendimento.

Agora, vamos de fato às definições de palestras, cursos, treinamentos e workshops de venda:

  • Palestras: o conhecimento é adquirido através do discurso de uma pessoa especializada no assunto, semelhante a uma aula. Normalmente dura entre 1 a 2 horas. Há espaço para perguntas e respostas, mas nada é muito aprofundado e não há parte prática. É apenas uma complementação ou instruções básicas sobre determinado assunto.
  • Cursos: essa categoria tem uma duração bem mais longa, podendo durar semanas (há também os mini-cursos, que duram certa de 3 dias). O intuito dessa modalidade é mais profissionalizante, com comprovação de certificados e coisas do gênero. Pode envolver conceitos teóricos e práticos, depende da metodologia e aprofundamento do curso.
  • Treinamento: essa modalidade tem um caráter mais referente à capacitação profissional. Normalmente duram de 1 a 3 dias e têm o objetivo de potencializar as habilidades do profissional.
  • Workshop de vendas: o workshop tem como característica apresentar conteúdos mais específicos e profundos sobre um determinado assunto. Normalmente são realizados em um único dia e há muita interação entre os participantes, simulando situações reais e coisas do gênero.

Os quatro conceitos têm o mesmo objetivo de forma geral: agregar conhecimento ao profissional.

Porém, eles são aplicados de forma distinta e cada um possui uma melhor aplicabilidade.

Por exemplo, se você quer apenas informar sobre uma ideia ou um novo conceito que surgiu no mercado de trabalho, sua empresa não deve organizar um Treinamento, mas, sim, uma palestra.

Se a sua equipe já é extremamente capacitada, mas você deseja incluir um novo conceito teórico e prática, de maneira bem aprofundada, o mais ideal é apostar em um workshop de vendas, por exemplo.

Como montar um workshop de vendas?

Agora que você já sabe o que significa workshop de vendas e em quais casos organizar um pode ser interessante, confira algumas dicas para montar o seu próprio workshop.

O workshop é um investimento que pode gerar muitos benefícios para empresa. Capacitando o seu funcionário da melhor maneira possível a empresa se beneficia disso.

Afinal, o sucesso da empresa depende de todos os níveis hierárquicos do empreendimento. Primeiramente, para montar o seu workshop você precisa definir qual será o objetivo do evento. Essa é a primeira pergunta que você deve responder antes de começar a organizar o evento.

É preciso determinar seu objetivo para traçar quais serão as especificidades do workshop. Depois, você deve conhecer e estudar o seu público-alvo para saber se a sua ideia de workshop interessante corresponde com a dos alunos. Mas, como assim?

Por exemplo, por mais que você ache a ideia X interessante, se o seu público alvo achar que não vale a pena conhecer mais sobre isso o rendimento do workshop irá cair e muito tempo, dinheiro e informações serão desperdiçados.

Depois de fazer uma relação sobre assuntos atrativos para a empresa e para os funcionários, por exemplo, você deve descobrir quais são as maiores dificuldades e os pontos mais problemáticos que o workshop pode gerar.

Tendo esse conhecimento, é possível traçar uma linha de raciocínio para que os participantes do workshop de vendas tenham todas as dúvidas sanadas.

Depois de estipular seu objetivo, estudar um pouco sobre os gostos e dificuldades do seu público-alvo já é possível definir o tema do seu evento. Elabore um tema instigante, que desperte a real curiosidade nos participantes.

Com o tema definido você deve buscar por profissionais capacitados o suficiente para abordar de maneira adequada e profunda sobre o assunto escolhido. É preciso que o dirigente do workshop saiba esclarecer todas as dúvidas e dar o suporte necessário aos participantes durante o evento.

Com esses dados você já consegue ter uma ideia de qual será o orçamento necessário para que o evento saia do papel e se torne realidade, mas, nesse hora, é preciso decidir se o mesmo será gratuito ou não.

Quando o workshop de vendas é patrocinado pela empresa, por exemplo, normalmente os funcionários o fazem de maneira gratuita, afinal, isso será retornado à empresa como forma de funcionários mais experientes.

Mas, se os fins do workshop de vendas forem lucrativos e será oferecido a terceiros (sem a relação empresa-funcionário, por exemplo) é preciso determinar quanto cada participante terá de investir para ter acesso ao evento.

Definir a data e o local do workshop de vendas também é necessário. Marcar em finais de semana é uma opção, de preferência naqueles que não peguem feriados para impossibilitar viagens programadas.

Depois que tudo isso estiver estipulado, é preciso fazer uma boa estratégia de divulgação caso o curso não seja na esfera de uma empresa.

Marketing digital é uma aposta interessante, você pode divulgar o evento nas plataformas sociais ou enviar e-mails para possíveis participantes. Espalhar cartazes em locais onde há profissionais da área que possam se interessar também é uma boa estratégia.

Não se esqueça de planejar uma plataforma de inscrição. Nela adicione mais detalhes do curso como nome de quem conduzirá o evento, carga horária, ementa e coisas do gênero.

Dias antes do workshop de vendas acontecer, certifique-se de que toda a estrutura está de acordo com o combinado, que coisas básicas (luz, água, ventilação, etc.) não estão com defeito, pequenas coisas podem atrapalhar todo o aproveitamento dos participantes.

Quando o evento chegar ao fim, não se esqueça de emitir os certificados e enviá-los a todos os participantes. Hoje em dia, tudo isso pode ser feito online.

Pedir um feedback para os participantes é uma coisa importante. Mesmo que os participantes não tenham mais vínculo com o evento, saber quais são os pontos fortes e pontos fracos ajudam a aperfeiçoar futuros workshops.

Por que contratar um Workshop de Vendas para a sua empresa?

Nós já explicamos o porquê do workshop de vendas é tão interessante para a sua empresa, mas vamos nos aprofundar um pouco mais sobre isso.

Esse tipo de integração entre os participantes permite uma abordagem mais interativa, cheia de trocas de ideia, experiência dos participantes, discussões construtivas sobre o tema e muito mais.

Muitas vezes esse tipo de evento acaba surpreendendo até mesmo quem o conduz, pois a interatividade rende tanta troca de conhecimento que há um avanço do que estava estipulado a se aprender nessas horas de aula.

O ambiente mais reservado (poucas pessoas participam de um workshop, ao contrário de uma palestra que pode ter mais de cinco mil pessoas) dá mais liberdade aos participantes, que perdem a timidez e contribuem com seus próprios conhecimentos.

Outra particularidade é que o workshop em vendas é baseado na metodologia andragógica, que proporciona mais interatividade.

Essa metodologia é direcionada aos adultos e isso faz toda a diferença no método de ensino. Os adultos absorvem conteúdo diferentemente das crianças e adolescentes que estão vendo um conteúdo pela primeira vez.

As pessoas mais velhas que já possuem domínio do assunto geral irão complementar informações pré-existentes. Isso acelera o aprendizado e possibilita mais entendimento do tema, além da troca de experiência entre os participantes.

Tudo isso possibilita conteúdos mais dinâmicos e as experiências pessoais de cada participante ajudam a entender e armazenar o conteúdo.

Isso é extremamente importante para as empresas que desejam aprimorar competências específicas em seus funcionários. Tudo o que é aprendido do workshop de vendas é aplicável na rotina da empresa e isso potencializa os resultados.

Além disso, o trabalho em equipe também pode ser desenvolvido em conjunto e saber trabalhar em harmonia com todos os outros funcionários é essencial para o bem do trabalhador e da empresa.

Para que o workshop de vendas tenha todo esse potencial é imprescindível contratar especialistas da área para lecionar e conduzir o evento. Há empresas extremamente capacitadas que organizam todo o workshop, proporcionando o melhor retorno a todos os participantes.

Como escolher um bom profissional para conduzir o workshop de vendas?

Agora você já sabe todos os benefícios que o workshop de vendas pode fazer pela sua empresa ou para qualquer participante do projeto.

A hora de escolher o profissional que conduzirá a palestra é um dos momentos mais importante. Essa decisão, querendo ou não, será o que irá estabelecer se o evento será bom ou ruim, pelo menos a maior parte dele.

Afinal, é o “professor” que passará todas as informações aos participantes. Se elas não fores específicas o suficiente ou o workshop não for bem conduzido todo o investimento de tempo e dinheiro será desperdiçado. Além de, claro, deixar uma oportunidade de agregar bons conhecimentos passar.

A escolha do profissional deve ser feita com sabedoria, ainda mais se tratando de um workshop de vendas. O ramo das vendas não é exato, é preciso muita desenvoltura para se dar bem nos negócios.

É claro que há pessoas que já nascem com as características propícias para o ramo (e até elas aproveitam do evento), mas saiba que muitas técnicas e conceitos podem ser aprendidos para melhorar sua desenvoltura no mercado de trabalho.

A maneira mais fácil de conseguir alguém especializado no assunto, que tenha uma boa didática e conteúdo é buscar por empresas que prestem consultoria e realizem workshops de vendas.

Assim que o responsável por conduzir o workshop for escolhido você pode passar para ele a relação de dificuldades e interesses dos participantes (se caso o workshop de vendas seja feito pela sua empresa).

Dessa maneira o especialista pode direcionar mais o workshop e focar mais nas temáticas mais problemáticas. A troca entre profissional e participante será muito maior.

Dicas para gerenciar sua equipe de vendas

Caso você tenha uma empresa, além dos workshops de vendas para qualificar a sua equipe você pode apostar em pequenas atitudes que irão motivar o núcleo de vendas e, consequentemente, alavancar seu lucro.

A primeira dica é sempre instigar o funcionário a ir além do mínimo exigido pela empresa, mostrando que essa é a melhor maneira de se firmar e ganhar mais espaço, aumentando suas chances de crescer ali dentro.

Fazer o funcionário “vestir a camisa” da empresa e trabalhar não só por uma questão financeira, mas também por gostar do que faz e do seu ambiente de trabalho é, sem dúvida, a maneira mais eficaz para impulsionar a sua equipe.

Para que isso acontece, invista em um ambiente acolhedor, tranquilo, sem brigas e que tenha a possibilidade de diálogo entre todos os níveis hierárquicos dentro do empreendimento. Se sentir parte da empresa faz com que queremos o melhor para ela, afinal, aquilo também é nosso.

Outra maneira de estimular a equipe (e claro que ela pode ser totalmente conciliada com a dica anterior) é, de fato, dar incentivos financeiros aos trabalhadores que tiveram mais destaque por todo o empenho nas atividades.

No caso do setor de vendas, é muito interessante oferecer comissões por cada produto vendido pelo funcionário. Assim, quando mais ele se esforçar para vender, mais ele e a empresa lucrarão.

Se a porcentagem em relação ao preço vendido do produto for um pouco mais que a média das outras empresas, o seu funcionário ainda se sentirá mais valorizado (isso se encaixa um pouco no primeiro item).

Fazer reuniões periódicas com toda a equipe de vendas também é uma ótima estratégia de negócio. Nelas você pode apresentar todo o quadro de vendas desde a última reunião para discutirem os resultados.

Dispor os dados em tabelas e gráficos para a visualização de todos é interessante, pois nosso cérebro captam as informações mais facilmente e novas propostas podem surgir durante esses encontros.

Assim com o workshop em vendas, esse momento pode servir como uma troca de experiência entre os funcionários.

Aqueles que tiveram mais destaque nas vendas podem compartilhar as estratégias, público alvo e coisas do gênero.

Esse momento também estreita os laços de relação entre os níveis de empresa, diretor com funcionários podem debater e trocar ideias. Isso faz com que a equipe de vendas se sinta valorizada e escutada.

Um hábito que a empresa pode adotar é dar mais flexibilidade ao horário de trabalho do vendedor.

Já é mais que provado que quando fazemos nossas obrigações no momento em que estamos mais dispostos tudo se torna mais prazeroso e no caso das vendas isso não é diferente.

Principalmente nesse mercado, onde os funcionários recebem uma determinada meta para cumprir em um intervalo de tempo, não faz muita diferença para a empresa em que momento do seu dia o empregado irá atrás dessa meta.

Se o objetivo for atingido até o prazo final os diretores não perdem nada com isso (é indiferente), mas os trabalhadores passam a ter uma qualidade de vida infinitamente melhor organizando sua rotina de acordo com seus gostos.

E essa atitude também serve para avaliar o comprometimento do vendedor com a equipe de vendas. Se ele nunca atingir a meta usando o horário flexível, mostra que é o funcionário é indiferente com os objetivos da empresa.

É claro que há compromissos que não têm possibilidade de alteração de horários, como reuniões, cursos, palestras e até mesmo o workshop de vendas e a equipe deve estar ciente disso.

Se sua empresa investir em workshops de vendas, cursos preparatórios e coisas do gênero somado às dicas de boa convivência, valorização (moral e financeira) do empregado, a equipe de vendas facilmente atingirá as metas.

Workshop de Vendas + Treinamento motivacional de vendas

Já explicamos o que é e a importância do workshop de vendas para sua empresa ou para quem irá ser um participante. Mas, você sabe o que é treinamento motivacional de vendas?

Vamos falar disso brevemente, mas você entenderá do que se trata e como esse treinamento também favorece o desenvolvimento da empresa.

O treinamento motivacional de vendas é um evento que fornece práticas, gestão de vendas, ideias de planejamento, estratégias e, claro, treinamento motivacional para sua equipe de vendas.

O objetivo é instigar o vendedor a aumentar o seu desempenho nas vendas, indo aos limites de sua capacidade. Busca ensinar os funcionários a correr atrás de seus objetivos e superá-los.

Esses ensinamentos não servem apenas para o mercado de trabalho, mas também é possível aplicá-los em muitas coisas de nossas vidas.

O treinamento motivacional de vendas é um evento bacana que agrega muita coisa a toda a equipe. Ele somado a um bom workshop de vendas fará dos seus funcionários os melhores do mercado.

Além de dominar todas as técnicas práticas, eles terão vontade de buscar e atingir todas as metas.

Como contratar um Workshop de Vendas para a sua empresa?

Depois de tudo que lhe contamos, você já está ciente dos enormes benefícios que o seu empreendimento pode adquirir com workshops de vendas e outros eventos do tipo.

A chave para o sucesso de sua empresa é uma boa gestão somada a funcionários capacitados que se destaquem no mercado de trabalho.

Mas, como já dizemos nos tópicos acima, se você quer um workshop de vendas realmente específico que agregue muito conhecimento aos seus funcionários (ou simplesmente participantes de um workshop) é preciso de qualidade.

Muitos donos de empresa do ramo de vendas se sentem capacitados para oferecer workshops sobre o assunto, mas o evento é mais complexo que isso. É preciso um plano de estudo, experiência, didática e saber se relacionar com os alunos.

Além disso, você terá muitas dores de cabeça organizando o workshop por conta própria.

O mais aconselhável é você procurar por profissionais que já estejam acostumados e que possuam uma boa carga de experiência em workshop de vendas.

Assim, a estruturação do evento será simplificada e você terá a total certeza de que o condutor do workshop é extremamente capacitado e qualificado para realizá-lo.

Se você precisa organizar um workshop de vendas, treinamentos motivacionais ou palestras, não deixe de acessar o site Tomanini e entre já em contato com a equipe!

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E-mail: contato@tomanini.com.br

Telefone:(11)5052-2923

 

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