Venda multicanal e suas principais estratégias

Venda multicanal e suas principais estratégias

 

Você já ouviu falar sobre a importância de ter uma venda multicanal dentro do seu negócio? Se sua resposta for não, cuidado: Seu empreendimento está correndo um sério risco!

Afinal, com a tecnologia a pleno vapor e as rápidas transformações do mercado, é realmente importante conhecer mais deste conceito que você pode até não conhecer, mas que com certeza você convive diariamente!

Curioso para entender o que é venda multicanal e quais são as melhores e principais estratégias que podem ser postas em prática considerando-se essa metodologia? Continue lendo e saiba tudo o que precisa sobre o assunto!

 

Venda multicanal: Você sabe o que é isso?

Com a evolução do mundo tecnológico evidenciou-se a necessidade de as empresas estarem investindo e atendendo a partir de outros meios que muito vão além do simples estabelecimento físico.

A venda multicanal, portanto, vai muito além daquela simples “venda de balcão” que, vale destacar, por muitos anos mostrou-se como suficiente para manter um bom fluxo de negócio além de alternativa segura para ver algum crescimento com o passar dos dias e dos anos.

Em outras palavras, quando uma empresa aposta alto e investe na variedade de canais tanto para vender quanto para divulgar os seus serviços e produtos, ela está justamente criando um mecanismo de venda multicanal que é extremamente vantajoso para os resultados de todo o empreendimento.

Ser multicanal é ter um negócio que está completamente disponível e acessível a partir das Mídias e das Redes Sociais, também pelo E-commerce, E-mail Marketing e muito mais!

E, como bem se vê, há uma grande recorrência de ferramentas e recursos do Marketing Digital quando o contexto e assunto é a venda multicanal!

Outro ponto que demostra qual é a importância do investimento na diversificação dos canais do negócio é que, com a abrupta mudança no comportamento e no perfil do consumidor, as empresas que não aderirem a nova metodologia estarão fadadas a estagnação e até mesmo a falência.

venda multicanal

5 estratégias para desenvolver e expandir a venda multicanal no seu negócio

Depois de descobrir e entender mais a fundo o que é uma venda multicanal e porque é importante investir neste tipo de diversificação dentro da empresa, é chegada a hora de conhecer mais de perto algumas das melhores estratégias em que investir para transformar o seu negócio de uma vez por todas.

Confira a seguir as 5 estratégias para que a sua empresa passe a ter uma venda multicanal e conquiste melhores resultados. Veja:

  1. Defina quais canais são atrativos para a empresa

Primeiramente é necessário definir em quais canais a empresa deve estar para só então traçar estratégias específicas para cada um deles.

Para responder a isso, pense no seu público, em quem é o seu cliente e onde ele está, e com certeza obterá respostas quanto a em quais canais investir!

  1. Capriche na entrega

Se a sua empresa está atuando via E-commerce é indispensável ter muito cuidado com as entregas para que elas venham a melhorar a relação com o cliente e não ao contrário.

Entregar rápido e do jeito que o cliente pediu é apenas o básico por aqui. Procure ainda surpreender de alguma forma.

  1. Crie políticas de troca simples

Se você está diversificando e investindo na venda multicanal lembre-se de dedicar algum tempo na criação, ou reformulação, da política de troca.

Principalmente tratando-se de roupas e de sapatos, é bastante comum que o produto retorne para a empresa para troca de números e é necessário que este processo não seja em nada complicado.

  1. Tenha um bom canal de SAC

Também lembre-se de investir em canais de comunicação em que o cliente possa ser ouvido. Conhecidos como SAC – Serviço de atendimento ao consumidor – este setor é indispensável a qualquer empresa, principalmente as de venda multicanal.

Procure ainda disponibilizar nas páginas da empresa uma sessão de FAC que são onde perguntas frequentes já estão devidamente respondidas agilizando e até mesmo diminuindo a necessidade do contato direto com atendentes.

  1. Acompanhe e mensure resultados

Lembre-se sempre, por fim, de mensurar todo e qualquer recurso, ferramenta ou estratégia para abraçar novas oportunidades.

Saiba em quais canais está havendo uma maior interação do público com a empresa, onde os produtos e serviços estão sendo mais pesquisados e clicados e outros dados mais.

De preferência, crie o hábito – ou tenha um profissional – responsável apenas por responder aos clientes que estão deixando comentários e direct, por exemplo. Isso estreita o laço e melhora a relação.

 

A venda multicanal é o amanhã das empresas!

Como se vê, investir e transformar o seu processo de venda em algo multicanal não só é necessário como obrigatório para manter-se no mercado de modo sólido e principalmente destacável.

E se você ainda tem dúvidas no assunto ou precisa entender mais a fundo como a venda multicanal pode beneficiar o seu empreendimento, aproveite para entrar em contato e saiba mais!

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