Conheça e aprenda a atender os diversos tipos de clientes

Conheça e aprenda a atender os diversos tipos de clientes

Para que as empresas em geral possam aprender a lidar melhor com os diversos tipos de clientes que existem no mercado, primeiramente é preciso entender as características que incluem os perfis de cada um deles para, então, delinear os métodos e as técnicas específicas para conseguir atendê-los com qualidade.

Portanto, ao concluir o primeiro passo, que inclui o estabelecimento de todas as variáveis que podem influenciar na ação dos diversos tipos de clientes que atuam nas relações comerciais, será possível fazer com que sua empresa identifique os que agem de cada maneira e possa determinar um método de ação para que os vendedores e atendentes possam gerenciar os processos de forma otimizada.

É importante saber que não há uma fórmula mágica que irá funcionar como um script pronto de como agir com cada consumidor, por isso, é importante também que as empresas invistam em métodos e profissionais qualificados que possam aplicar as técnicas e modos diferentes para lidar com cada cliente de forma segura e eficiente.

Conheça os diversos tipos de clientes – e saiba como atender a cada um deles

Você irá conhecer uma série de dez tipos de clientes, que se encontram entre os mais comuns e que poderão ajudar no gerenciamento da empresa e das relações com o consumidor ao passo que a mesma entender seu comportamento e puder fornecer melhores condições para o atendimento de cada um.

1 – O cliente negociador

Esse tipo de cliente é aquele que sempre irá oferecer uma barganha com o intuito de adquirir algum tipo de vantagem com o ato da compra. Os vendedores poderão melhor atende-lo ao mostrarem-se sempre disponíveis e exemplificarem todos os benefícios que serão adquiridos pelo comprador no ato da venda. É preciso que o profissional mantenha uma atitude firme e que não ceda rapidamente, fazendo com que o cliente passe a desconfiar da empresa.

2 – O cliente estrela

Esse tipo de cliente irá sempre agir de modo a buscar muita atenção para si ao longo das negociações, requerendo coisas absurdas e fazendo parecer que tem muito mais domínio sobre o assunto do que realmente possa possuir. É possível atender o cliente estrela melhor ao ser paciente e manter uma atitude profissional mediante a possíveis críticas e comentários maliciosos que o mesmo possa proferir ao longo da negociação.

Dê toda a atenção possível para esse cliente e não dê motivos para que o mesmo possa se sentir acuado ou em uma situação de desvantagem: fazer elogios ao cliente estrela é uma ótima maneira de lidar melhor com ele, bem como resolver todos os problemas e sanar todas as dúvidas o mais rápido possível.

3 – O cliente do ‘sim’

Geralmente esse cliente busca por aceitação social e estará disposto a despender altas quantias desde que receba um tratamento especial. É possível atende-lo melhor ao buscar satisfazer todas as suas necessidades, conhecendo-o melhor e não forçando compras – estabelecer a confiança é essencial.

4 – O cliente que não presta atenção

Esse cliente geralmente faz as compras ao lado da família e não irá prestar muita atenção no que o vendedor puder oferecer, portanto, para atende-lo melhor, a chave é a paciência e o foco no atendimento que irá satisfazer suas necessidades.

5 – O cliente super atento

Esse cliente é aquele que faz a maior quantidade de perguntas entre todos os tipos e vai realmente prestar atenção em cada detalhe do que lhe for informado. Para atende-lo melhor, a chave é responder com o máximo de informações e detalhes possível, fazendo com que suas necessidades possam ser concretizadas prontamente na compra.

6 – O cliente que não fala

Esse cliente raramente irá facilitar na hora de estabelecer quais são suas necessidades, portanto, aja de forma muito específica em relação a seus movimentos corporais e ofereça opções de respostas fechadas, de ‘sim’ ou ‘não’, para que ele possa fechar o negócio com facilidade.

7 – O cliente que fala muito

Esse cliente precisa que o vendedor estabeleça um relacionamento social mais intenso, e é preciso ter paciência e demonstrar interesse no que ele tem a dizer para melhor atende-lo – isso também envolve evitar assuntos pessoais e que possam distrai-lo da compra. Informações sobre os produtos são muito bem-vindas.

8 – O cliente que não tem pressa

Esse tipo de cliente é detalhista e irá pensar muitas vezes antes de fechar o negócio, portanto, atende-lo bem é fornecer o máximo de informações possíveis para facilitar o processo – além, claro, de ter bastante paciência e interesse, oferecendo opções assertivas.

9 – O cliente com pressa

Esse cliente estará sempre olhando as horas, por isso, seja paciente e demonstre de forma rápida e eficiente quais são os benefícios da compra, pois a assertividade será fundamental para o fechamento do negócio.

10 – O cliente indeciso

Esse cliente procura por motivos para que ele possa realizar a compra, de fato. Irá também procurar por condições que são melhores do que as oferecidas pela concorrência – porque ele já pesquisou. Portanto, atenda-o de forma focada a entender suas necessidades e exiba as opções possíveis juntamente com todo o material que as envolve, como manuais, folhetos informativos e tudo o que puder subsidiar o fechamento do negócio.

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