18 de maio de 2017

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DINÂMICO – PED

Planejamento Estratégico Dinâmico, por quê é importante ?

Planejar não é só vislumbrar o futuro, mas é também uma forma de assegurar a continuidade do negócio. O Planejamento Estratégico é um processo essencial dentro de uma organização, na medida em que traça as diretrizes para o sucesso, estabelecendo planos de ações que resultem em diferenciais competitivos.

Empresas de sucesso são aquelas capazes de se adaptar ao contínuo processo de mudanças no mundo dos negócios. O principal objetivo do planejamento estratégico é direcionar as empresas a organizar o seu negócio, de uma maneira que elas se perpetuem mesmo dentro das condições mais adversas.

O sucesso mercadológico depende diretamente do equilíbrio entre a empresa e o ambiente onde ela opera. Fatores externos criam oportunidades e ameaças que não são controláveis pela empresa. Por outro lado, cada empresa se  lança no  mercado com um conjunto   diferente de recursos (forças) e limitações (fraquezas). Somente o conhecimento deste ambiente complexo permite a empresa a construção de vantagens competitivas duradouras.

Mas, afinal o que é diferencial competitivo? São atitudes e posicionamentos gerenciais que uma empresa desenvolve para melhor enfrentar a concorrência, agregando valor a seus produtos e serviços. O Planejamento Estratégico define potenciais, discute fraquezas e estabelece um conjunto de medidas a serem implantadas rumo ao atingimento do sucesso.

 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DINÂMICO – PED

O planejamento estratégico dinâmico assume uma importância relevante, no contexto empresarial, ao desenvolver métodos e ferramentas capazes de consolidar o planejamento estratégico corporativo, alinhando esforços na busca de excelência em competitividade.

O PED tem como objetivo ser um instrumento de difusão, envolvimento e aceitação do planejamento estratégico da empresa, pela área comercial, focando esforços na preparação de um planejamento específico por cada área da empresa, com ênfase na força de vendas, sempre alinhado com a visão de negócio da empresa.

O PED  capacita a área comercial a desenvolver uma visão estratégica de atuação, no sentido de maximizar os recursos da empresa, otimizando o seu desempenho.

 COMPROMETIMENTO – COMMITMENT

A participação de colaboradores da empresa no desenvolvimento do planejamento, agrega aos participantes, um senso de compromisso, tanto com o projeto em questão quanto com a própria empresa.

O compartilhamento de visão é essencial para o sucesso do projeto. Os funcionários não podem propor, nem cumprir metas específicas, se não são conhecedores do plano global. Os participantes são levados a se envolverem no processo, concentrando assim, na estratégia e no plano de um modo novo e inovador.

Por isso, é vital para a organização o comprometimento de todos no processo do PED. A New Marketing, com sua equipe de consultores, privilegia este aspecto no programa, trabalhando com elementos fundamentais de motivação e estímulo na busca de resultados.

O Planejamento Estratégico Dinâmico atinge a sua eficiência máxima quando entendido e realizado por toda a organização.

 

METODOLOGIA

O PED é apresentado, discutido e montado em convenções que variam de 2 a 4 dias, segundo modernas técnicas de apresentação e interação entre os participantes em um ambiente altamente dinâmico. A convenção, além de envolver os participantes na busca de estratégias e resultados, facilita o seu entendimento de visão dos negócios que a empresa está buscando, induzindo os colaboradores a um mundo de novas idéias, que com frequência desencadeia soluções práticas e inovadoras.

Consiste de diversos módulos, intercalados, a fim de proporcionar o melhor aproveitamento das informações, a saber:

Sensibilização -> Feitas pelos dirigentes das empresas e/ou pelos consultores da New Marketing, mostrando a importância deste processo como um poderoso instrumento que se define, sendo um “conjunto de ações táticas atreladas ao Planejamento Estratégico Corporativo. Visa buscar um comprometimento de todos na análise das necessidades e objetivos da empresa.

Palestras -> Este módulo tem por objetivo apresentar as mais modernas técnicas em gestão, vendas, merchandising direcionadas aos interesses de cada organização., visando capacitar a força de vendas no desenvolvimento de procedimentos competitivos. Análises, tendências, posicionamentos são apresentados e discutidos. Este módulo inicia a construção do PED.

Work-Shops/Atividades -> Nesse estágio os participantes tem a oportunidade de discutir, interagir e construir o PED, formatando-o de acordo com suas necessidades e realidade de mercado  sempre consistente com o planejamento estratégico da empresa. Este módulo capacita e estimula os participantes a trabalhar em equipe, vislumbrando todos os aspectos da tomada de decisões, ajudando as organizações a superar os desafios da competitividade.

Durante o processo são usados os mais modernos e eficientes recursos de envolvimento e persuasão com a utilização de trechos de filmes, warm-ups e toda uma variedade de materiais de apoio modernos e eficientes.

O PROCESSO – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DINÂMICO

À seguir apresentamos a estrutura do PED e os principais conceitos abordados na elaboração da estratégia:

Finalidade do Negócio -> Define-se visão,  negócio e missão. Qual é o nosso negócio? Quem são nossos clientes? O que o cliente considera valioso em nossa empresa? Para onde vai o nosso negócio? Como será o mesmo no futuro?

Abrange discussões sobre, valor e cultura organizacionais, definindo  a missão específica da área dentro da missão mais ampla da empresa. É importante observar a importância deste módulo para o progresso da empresa  através de uma base contínua, em torno da qual, a organização pode evoluir.

Análise do Ambiente de Negócios -> Define-se as diversas variáveis macroambientais ( demográficas, econômicas, geográficas, tecnológicas, políticas, legais, sociais e culturais) microambientais ( clientes, concorrentes, canais de distribuição, fornecedores), bem como, suas implicações e influências dentro da empresa.

Análise da Empresa -> Define-se  pontos fortes e pontos fracos das empresas, analisando  os ativos de competitividade ( capacidade de reação, flexibilidade, vantagem comparativa, criatividade ), de recursos ( financeiros, técnicos, gerenciais, informacionais, humanos, desempenho histórico ) e de marketing ( presença no mercado, capacidade interna, valores percebidos pelo mercado ),    objetivando o reconhecimento das oportunidades a serem capitalizadas e criando condições para se lidar com as ameaças presentes no contexto..

Determinantes de Sucesso -> Nesta fase, os participantes estão habilitados a discutir quais ameaças e oportunidades existem no negócio, quais pontos devem ser melhorados, quais atitudes devem ser tomadas, identificando assim, determinantes de sucesso necessários ao atingimento dos resultados.

Formulação dos Objetivos -> Nesse etapa, os consultores da New Marketing, em conjunto com os participantes, tem condições de levantar pontos cruciais, estabelecendo as diretrizes e os objetivos que  irão conduzir a empresa à excelência em sua área de atuação, maximizando o potencial de mercado avaliado.

Formulação de Estratégias -> Busca capacitar os participantes a desenvolverem um plano estratégico ( pensar estrategicamente ) consistente com os determinantes de sucesso e que contemplem os objetivos estabelecidos.  É hora de estabelecer o que deve ser feito, hoje, para criar o futuro idealizado. São discutidos conceitos de liderança de custos, diferenciação, foco, identificando o melhor conjunto de estratégias.

Definição das Ações -> Monta-se o Plano de Ação. Nesta fase é discutida a operacionalização da estratégia, dotando a  área comercial de instrumentos e ferramentas capazes de validar os diferenciais competitivos idealizados.

 

               RESULTADOS  A SEREM ALCANÇADOS NA CONVENÇÃO

  • Capacitar os participantes na tomada de decisões
  • Dotar os participantes com diferenciais competitivos
  • Criar comprometimento dentro das organizações com os ideais a serem alcançados
  • Gerar valor para o cliente
  • Suscitar nos participantes a necessidade de se pensar estrategicamente
  • Dotar as empresas de um Plano Estratégico eficaz
  • Criar instrumentos gerenciais inovadores e práticos
  • Gerar criatividade constante na busca de novos negócio

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