Home / Artigos / O que é liderança e como você pode usar a seu favor

O que é liderança e como você pode usar a seu favor

O que é liderança e como você pode usar a seu favor

O que é liderança? Uma definição simples para entender o que é liderança pode ser encontrada na arte de motivar um grupo de pessoas a atuar na busca de um objetivo comum – em prol do bem de todos e para benefícios que poderão ser usufruídos também por todos.

Esta definição de liderança capta o essencial para que possamos ser capazes de inspirar os outros e estarmos sempre preparados para isso. A liderança efetiva baseia-se em ideias (originais ou emprestadas), mas não acontecerão a menos que essas ideias possam ser comunicadas aos outros de uma maneira que os envolva o suficiente para agir da maneira que é esperada pelas intenções do líder.

Para falar de modo ainda mais simples, o líder atua como a inspiração e como o diretor da ação, como num filme. Ele ou ela é a pessoa do grupo que possui a combinação de personalidade e habilidades de liderança que faz com que outros desejem seguir sua direção.

O que é liderança, afinal? É apenas sobre melhorar o desempenho?

Nos negócios, a liderança é intrinsecamente ligada ao desempenho, portanto, toda e qualquer definição de liderança tem que levar em consideração esse fator.  Embora não se trate apenas de lucro, aqueles que são vistos como líderes efetivos são aqueles que aumentam e melhoram o desempenho de suas empresa.

Essa imagem é tão sólida a ponto de que, as pessoas com títulos e responsabilidades de liderança são frequentemente afetadas se seus esforços não atendem às expectativas de lucro estabelecidas por seus gerentes, superiores ou acionistas.

Para confundir ainda mais a definição do que é liderança, tendemos a usar os termos “liderança” e “gerenciamento” de forma intercambiável, referindo-se à estrutura de gerenciamento de uma empresa como sua liderança, ou a pessoas que são realmente gerentes como “líderes” de várias equipes de gerenciamento.

Isso não é necessariamente uma coisa ruim, mas entender o que é liderança vai muito além disso. Para ser eficaz, um líder certamente deve gerenciar os recursos à sua disposição. Mas a liderança também envolve a comunicação, a inspiração e a supervisão – apenas falando a respeito de algumas outras habilidades primárias que um líder deve ter para ser bem sucedido.

o que é liderança

Pode-se nascer um líder ou pode-se construir essa imagem?

Embora existam pessoas que parecem ser naturalmente dotadas de mais habilidades de liderança do que outras, as pessoas podem aprender a se tornar líderes, melhorando habilidades específicas e fornecendo o apoio e motivação para outros da maneira como os líderes natos fazem.

Entender o que é liderança envolve saber que essa característica é uma combinação que está sempre acima das características pessoais de cada pessoa, porque está sempre focada na habilidade de fazer com que muitas pessoas possam compartilhar do modo de pensar do considerado líder.

Dessa forma, um líder é uma pessoa que conseguirá obter sucesso ao motivar diferentes pessoas, personalidades e modos de atuação a conseguirem atuar como uma unidade em prol do bem maior que envolve todos juntos. Assim, é possível entender que qualquer pessoa pode ser um líder, pois, a história em si, está cheia de pessoas que, sem nem mesmo terem nenhuma experiência de liderança anterior, avançaram em situações de crise e persuadiram os outros a seguir o curso de ação sugerido.

A maioria das pessoas que tem ao menos alguma das características natas para um líder pode, de fato, desenvolver essas habilidades de modo a fazer com que elas possam se tornarem líderes extremamente eficientes em seus campos de atuação, obtendo resultados incrivelmente valorosos e que podem impulsionar suas carreiras ainda mais para o sucesso.

A psicologia hoje concorda: as melhores estimativas oferecidas pela pesquisa são que a liderança é cerca de um terço inata e dois terços das pessoas desenvolvem as habilidades que proporcionam ser um bom líder, como as qualidades inatas, sendo profissionais assertivos, extrovertidos, empáticos e com o grau de inteligência social que permite a uma pessoa com precisão dimensionar situações sociais e compreender processos sociais: tudo isso irá facilitar o processo de aprender como ser um bom líder.

Como usar a liderança a seu favor

Há uma série de profissionais no mercado que, certamente, não nasceram líderes, mas conseguem desenvolver as habilidades necessárias para inspirar e motivar as pessoas ao seu redor, tanto no mesmo nível hierárquico que elas quanto acima e abaixo, a tomarem melhores decisões.

Isso acontece porque utilizar as ferramentas disponíveis para ser um líder é saber utilizar diversas estratégias que otimizam e melhoram cada vez mais o desempenho das atividades dentro da empresa. A liderança pode ser a chave para fazer com que o sucesso esteja cada vez mais próximo.

Dessa maneira, é possível que você entenda quais são as características que fazem de você um bom profissional e que podem motiva-lo a se tornar um líder, otimizando-as diariamente e praticando de forma ativa para fazer com que seus funcionários e colegas possam seguir o caminho que for melhor para o benefício de toda a empresa.

Veja Também

Depois de ouvir seu cliente o que você faz?

Depois de ouvir seu cliente o que você faz? Depois de ouvir seu cliente o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *