como se manter motivado

Como conseguir motivação?

Você se considera uma pessoa desmotivada e passiva? Saiba como encontrar a verdadeira motivação em sua vida e ter mais satisfação pessoal.

Sabe quando você se sente para baixo, desestimulado, e se acha incapaz de alcançar seus próximos objetivos? A cura para tudo isso é a motivação. O problema é que ela não aparece sozinha.

Se você não é uma pessoa naturalmente ativa e positiva sobre tudo, o que raramente acontece, pode ser difícil se sentir motivado sem trabalhar essa habilidade. Por isso, é preciso aprender alguns truques para conseguir se motivar e cumprir suas tarefas.

Cláudio Tomanini fala sobre motivação em todas as suas palestras e treinamentos, pois ela é o motor de todas as coisas. Por isso, se você quer saber ainda mais sobre o tema e outros do tipo, não deixe de seguir o seu canal no YouTube e se inscrever!

O que é motivação?

Segundo a psicologia, que é a ciência que estuda a mente humana, a motivação é um conjunto de processos que dão ao comportamento de uma pessoa intensidade e direção para desenvolver alguma atividade.

Ou seja, a motivação é como um motor que te move e te faz completar seus objetivos, vencer desafios e, de uma maneira mais geral, viver! Afinal, o que é a vida sem esse motor?

Uma pessoa desmotivada não vive em sua plenitude. Pelo contrário: ela se sufoca e se enche de preocupações, sentimentos ruins e uma força maligna que suga sua vontade de viver. Se não há um motor para nos mover, o que moverá?

Por causa disso, é preciso buscar algo que te motive. Busque o seu impulso para viver e realizar as suas atividades. Mas, antes, entenda o que é a motivação.

A motivação pode se dividir em dois tipos principais: a pessoal ou intrínseca e a externa ou extrínseca. A diferença entre elas é que a motivação pessoal pode ser gerada por você mesmo, e não pelo ambiente. E é nela que vamos focar.

Afinal, se você quer ser uma pessoa mais motivada, você precisa saber como despertar isso em você. Saiba que não é impossível. Na realidade, é o oposto: você consegue se auto motivar, basta encontrar aquilo que funciona para você.

Até mesmo porque isso é algo bastante pessoal. Aquilo que age como um impulso para você pode não ter o mesmo efeito sobre as outras pessoas. E esse é o principal segredo sobre a motivação.

Por isso, para encontrar a sua, você precisa compreender a si mesmo, saber quais são seus gostos, sonhos e tudo o que é importante para você. Use isso como o seu motor.

Além disso, saiba que existirão diferentes motores para as diferentes tarefas que você precisa cumprir na sua vida. O que te motiva para trabalhar também pode ser diferente do que motiva nas áreas social, biológica e emocional da sua vida.

Você já começou a perceber que esse não é  um assunto simples e que se motivar não é uma tarefa fácil. Mas, a boa notícia é que buscar aquilo que te motiva é também um processo de autoconhecimento.

E, acredite, as duas coisas estão intimamente relacionadas. O seu motor só funciona para você por causa do que você é, do que você faz e daquilo com o que você se importa.

Qual a importância da motivação?

Bom, se a motivação é aquilo que te move e te faz realizar todas as tarefas da sua vida, sejam elas relacionadas ao trabalho, aos estudos, aos cuidados com o lar e até mesmo com a manutenção dos seus relacionamento, é ela também que te torna alguém mais eficiente em todas essas situações.

Sem ela, você não consegue viver direito e não poderá dar o melhor de si em nada do que fizer. Por isso ela é tão importante: é ela quem te faz não somente completar as tarefas, mas também realizá-las da melhor maneira possível.

Entenda que uma pessoa motivada não somente tem coragem para viver, mas tudo o que ela fizer será cumprido com satisfação e vontade. Essas são as palavras-chave para ter sucesso nas suas ações.

Afinal, não basta fazer. É preciso querer fazer para que seja bem-feito. Se aquilo que você faz lhe traz satisfação, desde o seu trabalho até um almoço em família, e te diverte, você vai querer dar o melhor de si e trará boas energias para o ambiente.

Isso também vai despertar em você valores essenciais ao ser humano, como a confiança e o comprometimento com as suas tarefas. Assim, você se tornará alguém mais criativo, proativo e autossuficiente.

Perceba como ser uma pessoa motivada pode transformar toda a sua vida, mudar as suas relações com as pessoas à sua volta e até mesmo te trazer novas oportunidades.

Isso significa ter mais sucesso, alcançar seus próprio objetivos e ser bem-sucedido na vida pessoal e profissional.

É por isso que a motivação acompanha toda a história humana, desde os primórdios da humanidade.

O que motivou o ser humano, nos primeiros séculos de sua existência, a criar novas tecnologias e construir uma sociedade autossuficiente? A busca pela sobrevivência e evolução da espécie.

O que motivou os gregos e romanos a guerrearem com os povos bárbaros durante anos e mais anos? A expansão de seu território, o enriquecimento e o cumprimento de suas leis.

O que motivou o comércio e o início do capitalismo? A posse de bens, as riquezas e os patrimônios.

O que motiva os cristãos a orarem e irem aos cultos todas as semanas, fazendo pequenos sacrifícios e cedendo sempre à vontade de Deus? A busca pela salvação e o perdão dos pecados.

E assim a motivação se estende para qualquer época, situação e relação humana. Tudo o que fazemos, todas as nossas decisões, investimentos e apostas são por causa de algo. Esse algo é o motor, e ele pode ser um bem material ou a evolução pessoal.

Ou seja, desde sempre o ser humano entende que para algo acontecer, outra coisa precisa ser feita e assim por diante. É isso que nos transforma, é isso que nos move e, com toda certeza, é isso que nos torna pessoas melhores.

Agora, pense. É isso que você quer para a sua vida? Satisfação pessoal, desenvolvimento do seu caráter, conhecimento, diversão e paz? Todas essas coisas podem ser conseguidas se você souber onde encontrar a sua motivação.

Por isso, você pode descobrir, através do guia que se segue, como fazer isso: como encontrar aquilo que te motiva e se transformar em uma pessoa mais ativa.

Como faço para ter motivação?

como faço para ter motivação?

Se você quer saber como ter motivação, você precisa ter consciência de que tudo  o que envolve uma certa transformação pessoal precisa de dedicação, esforço e prática.

Não pense que você poderá cumprir todos os seus objetivos da noite para o dia depois deste texto. Você apenas terá uma boa noção de como fazer isso e verá que não existem empecilhos para quem realmente deseja se tornar uma pessoa mais ativa.

O problema é que você provavelmente está acostumado a se contentar com a situação, agir de forma passiva e se sentir desmotivado. Por isso, você bem sabe que não é tão fácil assim sair da sua zoa de conforto.

No início, pode ser quase impossível sair da cama em um fim de semana apenas para fazer alguma atividade, ou tentar se dedicar mais ao trabalho para melhorar seus resultados.

A chave é perceber o quanto isso pode te beneficiar no futuro e também começar pelas pequenas mudanças. Descubra o que mais parece ao seu alcance e faça. Depois, abra a sua mente para entender que tudo está ao seu alcance – basta você se esforçar.

E, diga-se de passagem, chegar neste nível não é algo simples. Exige prática, como tudo na vida que precisa ser bem-feito. Por isso, leia as dicas a seguir, aprenda com elas e aplique na sua vida sempre que puder.

O exercício contínuo vai te transformar completamente, e, aos poucos, vai ficar cada vez mais fácil encontrar a sua motivação. Veja, a seguir, 10 dicas infalíveis para te ajudar nesse processo:

  1. Cuide da sua saúde

O primeiro passo para encontrar a sua motivação é cuidar de si mesmo. Comece cuidando do seu corpo e da sua saúde. Afinal, se você não estiver saudável e não se sentir bem, você não terá forças para ir atrás dos seus objetivos.

Uma transformação pessoal demanda saúde, ao contrário do que muitos pensam. Então, faça exercícios físicos regularmente e mantenha seu corpo estimulado. Estimulação é a palavra certa para você nesse primeiro momento.

Além disso, cuide da sua alimentação. Se puder, vá a um nutricionista e mude a sua dieta completamente. Abasteça o seu corpo com coisas boas e verá que a sua vida também se cercará de coisas saudáveis.

Se a motivação é o motor, ela precisa do combustível certo, não é mesmo? Então, dê ao seu corpo o melhor combustível que encontrar. Aproveite para exercitar suas habilidades culinárias e tentar algo novo.

Você logo irá perceber que iniciar novas atividades também é um estimulante, pois traz desafios. E, o que acontece quando nós superamos desafios? Nosso corpo nos recompensa com serotonina, o hormônio da felicidade e da satisfação.

E esse hormônio é capaz de te trazer muito mais motivação do que você imagina. Toda vez que você cumprir um desafio, irá querer começar novos e, assim, vai conseguir se tornar uma pessoa mais ativa.

  1. Cuide do seu psicológico

Além do seu corpo, você também precisa cuidar da sua mente. Afinal, é nela que se iniciam todos os processos dos quais falamos ao descrever o que motiva as pessoas.

Se o seu psicológico estiver doente, você vai se sentir desmotivado constantemente, e isso é um fato. Mas como é possível exercitar a mente e cuidar dela para ter um psicológico saudável?

Bom, existem diversas coisas que você pode fazer. Leia livros, comece a meditar, se coloque em estado de reflexão sobre todas as áreas da sua vida.

Pense sobre as suas relações, ações e conquistas. Veja o que pode melhorar e como fazer isso. Estude! Estudar é outra boa maneira de exercitar a sua mente.

E, se nada disso for suficiente, não hesite em fazer uma terapia. A terapia tem o poder de cura, assim como uma consulta médica para o seu corpo.

Se você quer entender como a sua mente funciona e como você pode cuidar dela, não tenha vergonha de visitar um terapeuta. É saudável e essencial.

Lembre-se de que a sua mente é o seu guia. O seu cérebro é aquele que comanda todas as suas ações. Se você quer o melhor para você e para a sua vida, com toda certeza vai precisar trabalhar nisso e se sentir bem psicologicamente.

  1. Tenha um tempo apenas para você

Na correria do dia a dia, acabamos nos esquecendo de nós mesmos. Pode parecer bobo e estúpido, mas é verdade. Quantas vezes por semana você cozinha para si mesmo?

Quantas vezes já foi ao cinema sem nenhuma companhia? Quantas vezes durante a sua vida você já parou para pensar sobre o que gosta e o que não gosta, e colocou isso como prioridade?

Você tem sonhos? É importante nutri-los. É essencial ter um tempo para desfrutar da sua própria companhia. Parece que com o avançar da modernidade, esse tipo de relação pessoal ficou cada vez mais raro.

Por isso, sempre que puder, tire um tempo para si. Durma, veja um filme, trace planos e metas. Tome um banho, cuide da pele, do cabelo, das unhas. Cozinhe ou mesmo comece um novo hobbie. Você verá como vai se sentir mais feliz.

  1. Mantenha contato com a natureza

Não só é imperativo manter contato com você mesmo durante a sua vida, como também pode ajudar e muito manter contato com a natureza.

Afinal, a natureza é a nossa origem. Nós nascemos dela, colhemos os frutos dela e sobrevivemos por causa dela. Isso não significa que você precisa sair para acampar se não gosta de ficar no meio do mato.

Significa que você precisa valorizar o cenário ao seu redor. Encontre o seu passatempo natural preferido. Vá ao parque, à praia ou mesmo para uma cachoeira sempre que puder.

Essa é uma forma de sentir o poder da Terra e pegar um pouco desse poder para si mesmo. Você será capaz de se sentir em paz e até mesmo se conectar melhor consigo mesmo. Experimente um pouco desse exercício e veja como será mais fácil encontrar motivação no ambiente.

  1. Admire as suas próprias conquistas

Outro passo muito importante para se motivar é saber reconhecer as suas conquistas. Mais uma vez, essa pode parecer uma dica bastante óbvia. Até mesmo porque já descobrimos que vencer desafios nos faz bem.

No entanto, muita gente vive desmotivada porque não consegue se auto parabenizar. Se você é capaz de reconhecer os feitos de outras pessoas, por que você não consegue reconhecer os seus próprios feitos?

Por que você é tão duro consigo mesmo? Essa é uma das principais razões para se sentir mal e para baixo. Se você continuar achando que não faz nada de bom para a sociedade e que todas as suas razões resultam em consequência negativas, não chegará a lugar nenhum.

Por isso, toda vez que tiver uma conquista, por menor que ela seja, se dê uma pequena recompensa e valorização. E, acima de tudo, acredite em você. Essa é a única forma de encontrar aquele motor aí dentro. Ele só aparece para quem acredita.

  1. Aprenda com os seus erros

Ao mesmo tempo que você precisa se valorizar, também é importante ser responsável e maduro, aprendendo a admitir seus erros para usá-los a seu favor no futuro.

Muita gente se irrita com as críticas que recebe. Se você é do tipo que se acha o dono da verdade o tempo todo, pode acabar se frustrando diversas vezes. E esse também é um fator que causa desmotivação.

Então, se você quer encontrar a sua motivação, permita-se errar, mas também permita-se crescer a partir dos seus erros, e tente não os repetir. Faça com que sua vida e suas ações se tornem um grande aprendizado. Isso faz parte do autoconhecimento.

  1. Não desista

No meio de tantos exercícios para fazer e encontrar aquilo que te motiva, você pode acabar se sufocando. Mas, mesmo quando tudo parecer impossível e os problemas virarem monstros gigantes, não desista!

Encontre sempre um ponto de apoio que possa te mostrar como a vida vale a pena e como tudo o que você está fazendo vai te proporcionar bons frutos no futuro.

Encontre a sua força, alguém, algo ou um sentimento que te fortaleça nos momentos de fraqueza e ofereça um lugar para descansar e organizar as ideias.

Assim, você será capaz de continuar. Mas, lembre-se: descansar também é importante. Às vezes só precisamos de uma pausa breve para nos recuperarmos, e está tudo bem em fazer isso. Apenas não perca o foco!

  1. Estabeleça metas

Outra dica essencial é: estabelecer metas. E a melhor forma de fazer isso é nutrindo um método inteligente de organização. Esse é o momento em que você já se sente preparado para se tornar uma pessoa mais ativa.

Então, fique sabendo que as pessoas ativas não cumprem seus objetivos do nada. Elas possuem um sistema de metas eficiente, e é por isso que chegam onde precisam chegar com menos esforço.

A questão é saber se organizar. Em primeiro lugar, pense em tudo o que você quer para a sua vida e organize seus objetivos entre curto, médio e longo prazo.

Eles podem ser desde comprar uma roupa nova até ser promovido no trabalho ou ser aprovado em uma universidade.

Depois, escreva num papel tudo o que você precisa fazer para alcançar cada um dos seus objetivos. Organize essas metas em passos com prazos para serem cumpridos e comece a correr atrás dos meios para realizar todas as metas.

Dessa forma você vai, aos poucos, cumprindo as suas tarefas e seus objetivos. Toda vez que um pequeno passo tenha se completado, você já vai se sentir mais confiante e preparado para as próximas tarefas.

Quando menos perceber, já vai estar craque nisso e será capaz de chegar a qualquer lugar apenas com esse processo de construir metas. Apenas lembre-se de que seus objetivos e metas precisam ser reais e possíveis para o momento no qual você se encontra em sua vida.

  1. Se livre de sentimentos ruins

No meio da sua busca pela motivação, é importante não se entregar aos sentimentos ruins. Saiba que eles virão.

Afinal, existe uma onde de negatividade que as pessoas tentam jogar em cima das  outras, e é preciso ter firmeza para saber lidar com ela. Não reclame sempre, não seja egoísta e não sinta raiva das pessoas.

Mantenha sua mente e seu coração puros e positivos. Pode parecer difícil, mas também se trata de um exercício. O exercício da concentração e da respiração, para se recuperar desses sentimentos ruins que aparecem ao longo da vida.

  1. Seja positivo e produtivo

Para continuar o tópico anterior, saiba que uma das maneiras de se manter positivo é ser produtivo. Seja através de um hobbie, um emprego ou qualquer outra atividade que te faça bem.

Ser produtivo é uma forma de fugir da realidade por alguns instantes, quando ela parece dura demais para ser enfrentada. Assim, você ganha tempo para se recuperar e voltar com força total. Além disso, ser produtivo também nos traz satisfação pessoal.

Conclusão:

Podemos concluir, a partir de toda essa reflexão, que a motivação é o impulso que move o ser humano em todas as suas ações. É através dela que as coisas acontecem em nossa vida.

Por isso, é importante reconhecer o seu valor e não se deixar ficar parado. Busque sempre ser uma pessoa mais ativa para ter satisfação.

Lembre-se de que as chaves para isso são: esforço (intensidade), direção (meta) e persistência (tempo).

Portanto, não deixe agora de exercitar a sua mente e o seu corpo na busca por aquilo que te motiva.

E, se você quiser mais temas de motivação, não deixe de se inscrever no canal do pastor Cláudio Duarte e conhecer mais sobre o seu incrível trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *