Mindset no processo da tomada de decisão

 

Ajustar o mindset na tomada de decisão é, sem dúvida alguma, uma das mais importantes e recorrentes buscas dos gestores e dos diretores que hoje estão à frente de pequenos, médios e principalmente grandes negócios.

Por falar em mindset, esta é uma palavra americana que tem aparecido com bastante frequência no mundo empresarial e corporativo e significa nada menos que “mentalidade”.

Ter um mindset na tomada de decisão é, portanto, ter uma mentalidade focada no encontro de soluções para os mais diferentes acontecimentos dentro de um negócio. Nos maiores, vale destacar, esse mindset é na verdade a mistura, o resultado final, de muitas mentalidades que atuam juntamente.

Quer entender mais sobre este conceito, sua importância e principalmente quais são os principais mindsets que existem e que estão focados na tomada de decisão? Continue lendo este artigo e descubra tudo isso já!

Mindset na tomada de decisão: Um passo fundamental para o crescimento do negócio!

O conceito de mindset está diretamente relacionado à forma como as pessoas encaram e vivem tudo aquilo a que estão, de algum modo, ligadas. Existem mindsets focados no sucesso, outros que estão direcionados, infelizmente, para o fracasso. Há os reconhecidos ainda por seu alto empreendedorismo.

Quando o assunto em questão é o mindset na tomada de decisão, lembre-se de que esta é uma etapa importantíssima dentro de todo e qualquer tipo de negócio. Seja uma decisão simples ou que pode mudar a trajetória da empresa, é preciso atenção, cuidado, zelo e muita estratégia.

A mentalidade deve, portanto, estar voltada as oportunidades enquanto contrabalança com os riscos que serão possivelmente enfrentados também. Não é conveniente agir por impulso ou se precipitar para resolver tudo rápido!

4 Tipos de mindset na tomada de decisão:

Quer saber quais são os principais tipos de mindset na tomada de decisão que se vê por aí – por entre as empresas de todo o Brasil e de todo o mundo – para entender como grandes mentes chegam a pensar?

Confira a seguir os quatro tipos destacados e avalie a qual deles está mais direcionado o seu mindset atualmente:

mindset na tomada de decisão

  1. Conseguem apagar incêndios

Focado exaustivamente no presente, o mindset que “apaga incêndios” está sempre no aqui e no agora e justamente por isso tem dificuldades de enxergar mais longe, sendo algo bastante falho no mercado atual.

É claro que é importante ter uma pessoa – ou uma parte do mindset – assim dentro da empresa, afinal a cada momento pode surgir uma necessidade a ser apagada e a experiência conta muito nessas horas.

Ainda assim, menos apagadores e mais criadores, com certeza essa é uma das formas de tomar decisões mais assertivas.

  1. Evitam os riscos

Conhecido como mindset auditor, é a mentalidade que busca sustentação em números e dados concretos para tomar a decisão. dificilmente colocando a empresa em algum tipo de risco – mesmo que por menor que este seja.

Para acelerar o processo de análise de relatórios para que a decisão seja tomada de modo mais pronto, é importante que a empresa tenha softwares completos que permitam esse acesso simples e rápido.

Vale destacar que ter um pouco desse mindset é indispensável para que diminuam as recorrências de prejuízos, entretanto, ter em excesso pode atrasar e afastar incríveis oportunidades também. Dose!

  1. Possuem um planejamento bem elaborado

Olhando mais para o futuro, este mindset é conhecido como do “investidor” que gosta de por na ponta do lápis todas as possibilidades que lhe gerarão algum tipo de lucro.

O índice de assertividade na tomada de decisão, entretanto, é realmente bom e interessante, porém a demora para que o martelo seja batido costuma atrapalhar um pouco.

Outro ponto negativo desse tipo de mentalidade é que em caso de urgência – dos incêndios a serem apagados – o profissional pode vir a ter problemas não conseguindo sair saídas ou outras opções.

  1. Potencializam a vantagem competitiva

Por fim, não menos importante, o quarto mindset na tomada de decisão diz respeito ao tipo “político”, ou seja, que consegue ter uma visão um pouco mais holística de todo o empreendimento – e principalmente do mercado – para só então vir a agir.

Esse tipo de mindset requer espaço para soltar a criatividade e a imaginação e por isso é comum de ser visto entre os cargos de publicidade e propaganda.

Geralmente tais profissionais estão antenados nos lançamentos e sabem o que seus concorrentes têm procurado!

Quais dos mindsets na tomada de decisão mais pode se assemelhar a você?

 

O seu mindset está focado em soluções e resultados?

Depois de conferir em maiores detalhes quais são os principais mindsets na tomada de decisão, vale a pena ressaltar apenas mais um ponto: O seu mindset está focado em soluções e resultados?

Se a resposta for sim, parabéns! Entretanto, se você respondeu não ou que não sabe, a dica é procurar reestruturar o seu mindset.

Você sabia que isso é possível e hoje em dia muito utilizado para melhorar o dia a dia pessoal e profissional? Aproveite e pesquise mais sobre o assunto, troque experiência com pessoas que já iniciaram e encerraram esse processo e foque o mindset na tomada de decisão para obter melhores resultados!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *