Liderança e motivação

Liderança e motivação

Motivação e liderança são palavras muito usadas atualmente, mas você sabe de fato o que elas significam? Entenda com

Motivação e liderança são palavras muito usadas atualmente, mas você sabe de fato o que elas significam? O conceito por trás delas é essencial para os negócios, e pensando nisso separamos algumas dicas sobre como as fazer presente no seu dia a dia.

O que é Liderança e motivação?

A Motivação é o que direciona as pessoas para o sucesso e exerce uma influencia grande na produtividade, qualidade e velocidade do trabalho dos colaboradores. Os líderes são responsáveis ​​diretos por estimular a motivação de seu time, o que pode ser uma tarefa bastante desafiadora.

E o que é a liderança? Uma forma simples de definir é dizer que a liderança é a capacidade de motivar e estimular pessoas a atuar em conjunto a fim de atingir um objetivo mútuo. Dentro de uma empresa, isso pode significar orientar colaboradores com uma estratégia para atender às demandas e metas da empresa, por exemplo.

A liderança efetiva não acontece a menos que as estratégias consigam ser repassadas aos trabalhadores de uma forma que os envolva e cative o suficiente para agir como o líder quer que eles ajam.

Colocar ainda mais simplesmente, o líder é a inspiração e diretor da ação. Ele ou ela é a pessoa do grupo que possui a combinação de personalidade e habilidades de liderança que faz com que os outros queiram seguir sua direção.

Tipos de motivação

Na maioria das vezes, os líderes focam apenas na motivação extrínseca, isto é, formas de motivação externa. Esse tipo de motivação ocorre, por exemplo, quando alguém é estimulado a fazer algo para ganhar uma recompensa em retorno ou evitar uma penalidade.

Uma situação prática que exemplifica isso: se um vendedor bater sua meta de vendas, pode ganhar um bônus da loja, mas se não bater, o resultado pode ser a rescisão de seu contrato.

A motivação intrínseca já é o contrário ocorre quando as pessoas são motivadas porque sentem que é algo pessoalmente gratificante. Elas podem se engajar em uma atividade porque gostam e estão empenhadas em vez de desejar alguma recompensa externa.

Um exemplo disso são os funcionários que ficam até mais tarde para finalizar uma entrega porque acham o trabalho divertido e interessante. Motivação intrínseca é quando a pessoa quer fazer alguma coisa por conta própria. Motivação extrínseca é quando há pressão externa para fazer alguma tarefa.

Líderes de hoje realmente precisam fazer uma mudança de mentalidade e parar de se concentrar exclusivamente em extrínsecos e procurar criar um ambiente que seja intrinsecamente satisfatório e extrinsecamente encorajador.

O segredo do desempenho e da satisfação em qualquer ambiente é a necessidade humana de aprender e criar coisas novas e se sentir reconhecido e feliz com as atividades que faz.

Entretanto, o gatilho para o sucesso vem de dentro. Por isso,  os líderes de hoje devem entender por que seus funcionários estão motivados e para quê.

Como entender e fortalecer a motivação dos colaboradores de uma empresa?

Se você está em um papel de liderança e deseja estimular a motivação de seus funcionários, há algumas dicas que podem ser eficientes para isso:

  • Conheça seus funcionários

Esteja disposto a ter tempo para se encontrar e ouvir os funcionários, tanto quanto eles precisam ou querem. Programe reuniões individuais para se concentrar em identificar o que realmente os impulsiona e o tipo de reconhecimento que eles preferem receber.

Gaste algum tempo observando-os e percebendo como eles interagem com o resto da equipe. Algumas pessoas preferem o reconhecimento público, enquanto outras não.

Não há nada mais fundamental para ter funcionários leais, produtivos e engajados do que uma boa comunicação. Se você está tendo problemas para manter bons funcionários, o melhor para você é simplesmente começar a conversar e interagir mais com seus funcionários.

  • Promover a colaboração entre sua equipe

Fazer parte de uma equipe e sentir um sentimento de pertencimento fornece recompensas intrínsecas para os funcionários, porque promove um senso mais forte de significado e responsabilidade. O trabalho em equipe também pode facilitar a realização de trabalho inovador, algo que pode ser recompensado extrinsecamente.

Incentive os funcionários a trabalharem juntos, designando equipes para concluir o trabalho. Dê a eles as ferramentas e os recursos de que precisam para colaborar efetivamente e dar ênfase ao trabalho que fazem juntos.

Há muitas maneiras de motivar os funcionários com sucesso e todos eles exigem que os gerentes se concentrem nos seres humanos com os quais trabalham.

  • Profissionalismo

Essa é a agregação de negócios adequados, comportamento ético e interpessoal e é essencial para a motivação bem-sucedida dos funcionários. O profissionalismo promove o orgulho e a fidelidade dos funcionários. Demonstre seu profissionalismo primeiro e, em seguida, ajude os funcionários a alcançar e valorizar seu próprio profissionalismo. E não se esqueça de reconhecer seu progresso.

  • Estilo de gestão.

Verifique o seu. Você é um líder ou um chefe? Os chefes desconsideram os outros, consomem as pessoas como um meio para o seu fim e são identificados pela alta rotatividade de funcionários. Os líderes valorizam o seu pessoal e encorajam-no a ter sucesso.

  • Reconhecimento

Ao falar sobre o que sua empresa fez não se esqueça de gerenciar seus pronomes adequadamente. Sempre que “eu” puder ser substituído por “nós”, faça-o. Este pequeno pronome de duas letras é um poderoso high-five verbal que ressoa energia motivacional em toda a sua organização.

  • Diversão

A diversão é muito motivacional. Certifique-se de que sua organização encontre maneiras de se divertir no trabalho. As pessoas que conheço que são mais bem-sucedidas e mais felizes são aquelas que levam o trabalho a sério, mas não se levam muito a sério.

Porque a motivação é importante?

Todos já sabemos que a importância da liderança é direcionar, incentivar e estimular os funcionários a darem o melhor de si e se sentirem motivados no ambiente organizacional em que estão inseridos. Mas porque a motivação é tão importante?  De forma resumida, podemos dizer que a importância da motivação é trazida pelos seguintes fatos:

  • Melhora o nível de desempenho:

A capacidade de trabalhar e a vontade de trabalhar afetam a eficiência de uma pessoa. A capacidade de fazer o trabalho é obtida com a ajuda de educação e treinamento e a vontade de fazer o trabalho é obtida com a ajuda da motivação.

Ele deve estar motivado para fazer um bom trabalho. Portanto, a motivação melhora a eficiência. A eficiência de uma pessoa é refletida através do aumento da produtividade e redução de custos.

  • Ajuda a mudar as atitudes negativas ou indiferentes dos empregados:

Alguns funcionários de uma organização têm uma atitude negativa. Eles sempre pensam que fazer mais trabalho não trará nenhum crédito. Um gerente usa várias técnicas para mudar essa atitude. Por exemplo, se a situação financeira de tal empregado é fraca, ele lhe dá um aumento em sua remuneração e, se sua condição financeira é satisfatória, ele o motiva elogiando seu trabalho.

  • Redução do Faturamento de Empregados.

A reputação de uma organização é afetada pela rotatividade de funcionários. Isso cria muitos problemas para os gerentes. Muito tempo e dinheiro são desperdiçados recrutando empregados repetidamente e dando-lhes educação e treinamento.

Apenas a motivação pode salvar uma organização desse desperdício. As pessoas motivadas trabalham por mais tempo na organização e há um declínio na taxa de rotatividade.

  • Ajuda a reduzir o absenteísmo na organização:

Em algumas organizações, a taxa de absenteísmo é alta. Existem muitas causas para essas condições de trabalho pobres, relações ruins com colegas e superiores, sem reconhecimento na organização, recompensa insuficiente, etc.

Um gerente remove todas essas deficiências e motiva os funcionários. Funcionários motivados não permanecem ausentes do trabalho, pois o local de trabalho se torna uma fonte de alegria para eles.

  • Redução na Resistência à Mudança:

Novas mudanças continuam ocorrendo na organização. Normalmente, os trabalhadores não estão preparados para aceitar quaisquer mudanças em sua rotina normal.

Os funcionários podem aceitar facilmente essas mudanças com a ajuda da motivação. Pessoas motivadas aceitam se adaptar mais facilmente, mesmo que demande tempo e engajamento.

Seja um grande líder

Grandes líderes são capazes de inspirar outras pessoas a alcançar seu potencial e obter altos níveis de sucesso pessoal e profissional, aumentando a motivação.

É dever de uma boa liderança empresarial motivar os empregados materialmente e de outras formas.

Um bom líder de negócios fará de tudo para garantir que seus funcionários aprendam mais. Quanto mais os funcionários aprendem, melhor eles entregam e melhor as pessoas se tornam.

Isso pode significar uma melhor remuneração para os funcionários. Mas mesmo que não obtenham oportunidades em outro lugar, eles também podem ser promovidos na mesma empresa.

É do interesse de um bom líder de negócios garantir que seus funcionários tenham muitas oportunidades de aprendizado, a fim de melhorar não apenas a produtividade e a entrega, mas também o fato de serem melhores funcionários em geral.

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