Gestão de equipe – tudo o que você precisa saber?

 

A gestão de equipe deve ofertar ao time um espaço que seja considerado adequado com o intuito permitir que os colaboradores possam se expressar.

No universo corporativo os aspectos associados à gestão de equipe são considerados um fator realmente fundamental quando se trata de conquistar uma trajetória de sucesso, tanto nas diversas atividades associadas como também nos mais variados projetos!

Nos dias atuais, grande parte das pessoas não tende mais a trabalhar em um ambiente isolado, mas sim em conjunto com demais colaboradores. Nesse caso, quanto mais organizado e intuitivo for esse ambiente e a vivência das equipes, melhor será para a empresa!

Tais medidas são cruciais para que se possa tornar possível à geração de índices de produtividade mais evidentes, bem como uma qualidade acerca de tudo que permeia a organização.

Porém, não basta apenas saber da importância acerca da gestão de equipe – é necessário muito mais do que isso! Afinal, sua importância está diretamente ligada aos mais diversos processos internos da empresa, e saber conduzir esse aspecto poderá garantir até mesmo um futuro promissor para a corporação!

Mas, como é possível aplicar isso na realidade da sua empresa? Quais os passos que devem ser adotados? Por onde se deve simplesmente começar?

De fato são muitas dúvidas, não é mesmo? Mas, há somente uma certeza nesse âmbito – agregar mais valor e bons resultados para o ambiente da sua empresa!

Diante disso, confira agora mesmo alguns pontos relacionados a esse assunto e entenda a importância do trabalho em equipe e tudo que isso pode agregar de positivo para o seu negócio!

O que é gestão de equipe?

É importante salientar o trabalho em equipe é um aspecto fundamental para toda e qualquer organização, porém, sua aplicação deve ser feito de maneira realmente correta!

Quando um gestor organiza sua equipe e simplesmente a deixa sem as devidas orientações, bem como não considera a realização de treinamentos e até mesmo demanda os ajustes necessários, os membros dessa mesma equipe acabam ficando absolutamente desmotivados e até mesmo perdidos.

Tudo isso pode acabar resultando em diversos pontos negativos, como até mesmo fazer com que os projetos considerados mais importantes fiquem expostos à riscos e também comprometer a produtividade da empresa – essa poderá até mesmo despencar!

Um dos grandes pontos chaves que deve ser considerado quando o assunto se trata de colocar em ação uma boa gestão de equipe é considerar o fato de se delegar as responsabilidades.

Isso deve ser feito de forma que cada um dos profissionais pertencentes à equipe da empresa, e ainda dentro de sua área de atuação, habilidades e também experiências, tenham a oportunidade de desenvolver suas demandas de forma realmente positiva, com muito mais motivação e, claro, qualidade!

E pode apostar – essa não é uma tarefa fácil para o responsável da gestão de equipe!  O fato é que saber criar uma equipe acaba exigindo uma boa dose de atenção por parte de cada um dos colaboradores envolvidos.

Isso não se dá apenas em detrimento de seus conhecimentos técnicos e até mesmo experiências de caráter profissional, mas também pelas suas mais variadas capacidades, como é o caso de:

  • Saber solucionar determinados problemas que possam surgir na rotina de trabalho
  • Entender quais os aspectos básicos para desenvolver um bom trabalho em equipe
  • Entender como lidar com eventuais pressões no dia a dia
  • Saber atuar de forma realmente competente
  • Considerar colocar em ação conflitos com uma boa dose de paciência e até mesmo empatia!

Em suma, a gestão de equipe pressupõe o fato de se extrair, mesmo diante de um número menor de funcionários, os melhores resultados possíveis!

De fato, é necessário dedicar esforços de forma a não somente se gerenciar como também ajudar todo esse rendimento, mantendo, acima de qualquer coisa, dois aspectos de incontestável importância: o engajamento e a motivação de todos os membros da equipe!

Sua consolidação acaba se manifestando para agregar um maior alinhamento acerca dos esforços aplicados diante de eventuais objetivos de uma atividade, bem como monitorar o rendimento e ainda contribuir para sua elevação.

É importante ainda ter em mente que tudo que for usado para consolidar tal resultado poderá influenciar, de certa maneira, o ambiente da empresa – inclusive os recursos!

Vale salientar que, em tempos de crise como o que estamos vivenciando nos últimos anos, uma equipe que se mantenha sempre mais entusiasmada e até mesmo comprometida com bons resultados é um dos maiores diferenciais para que se possa ir ao encontro de bons resultados perante o mercado.

Diante disso, as chances de os clientes simplesmente voltarem a fechar negócios com a sua empresa acabam sendo muito maiores – isso porque eles saberão que essa é uma empresa que se empenha em suprir todas as demandas contratadas e com enorme qualidade!

Isso porque será possível evidenciar que a equipe dispõe de uma incrível vontade, interesse, respeito e também prontidão para não somente ouvir os consumidores, mas também fornecer dicas que acabam ajudando na resolução de diferentes problemas (que poderiam até ter motivado tal atendimento).

Gestão de equipe – qual a sua importância?

Um das maiores dúvidas a respeito desse assunto é sobre a enorme importância da consolidação da gestão de equipe!

No tópico anterior, foi possível compreender todos os diferenciais envolvidos, mas há ainda outros pontos que ajudam a confirmar a sua total importância!

De maneira mais resumida, pode se afirmar seguramente que uma eficiente gestão de pessoas poderá ajudar essencialmente a criar um time de elevado sucesso.

Mas, para tanto, é importante ter em mente que o responsável por essa iniciativa deverá impreterivelmente ter uma ampla visão do todo, ou seja, em tudo que permite inserir a sua equipe.

Outro ponto que deve ser observado refere-se a quais profissionais podem ter uma maior influência e até mesmo capacidade de acabar ajudando a difundir mais motivação aos seus demais colegas.

Essas são até mesmo consideradas pessoas chaves para que se possa ir de encontro ao sucesso, uma vez que eles poderão reunir alguns atributos básicos, como:

  • Tornar possível o fato de se contagiar e ainda encorajar de forma extremamente positiva os demais membros da equipe
  • Ter uma função ainda mais fundamental e evidente quando for administrar os trabalhos
  • Ser uma peça chave para entregar os resultados almejados!

O processo de recrutamento e seleção é o primeiro ponto de partida para se manter uma assertiva gestão de equipes!

O primeiro passo necessário para se evitar os chamados “profissionais tóxicos” consiste em se realizar uma seleção realmente eficiente e qualitativa! É importante que nesse processo se considere captar os melhores colaboradores.

Para tanto, o gestor deverá dedicar uma maior preocupação com relação aos processos de recrutamento e seleção!

Diversos aspectos podem ser levados em consideração na hora de consolidar boas escolhas, é o caso da formação, cursos de aperfeiçoamento e experiências – todos esses acabam sendo fatores realmente valiosos para uma gestão de equipe eficiente!

Além disso, é válido que os envolvidos nesse processo de seleção e recrutamento também fiquem atentos aos aspectos psicológicos do candidato, bem como pontos acerca de seu comportamento!

E pode acreditar – essa é simplesmente a melhor ferramenta para que se possa criar equipes bem mais fortalecidas e comunicativas, com capacidade de:

  • Manter uma boa interação na hora de manter a rotina de projetos da empresa
  • Agregar uma melhor troca de experiências e até mesmo conhecimentos que ajudem positivamente o time
  • Favorecer a criação de um ambiente de trabalho mais positivo e favorável
  • Aumentar potencialmente a produtividade e também a qualidade de todos os projetos em vigor na corporação

Como fazer uma boa gestão de equipe?

Agora que você teve a oportunidade de entender melhor o que é uma boa gestão de equipe, deverá dedicar esforços para colocar em ação o próximo passo – ou seja, conhecer quais são as melhores formas de se aplicar as estratégias necessárias para sua empresa!

Diante disso, é necessário deixar claro que você deverá consolidar alguns passos de suma importância para poder garantir que se possa colocar em ação uma boa abordagem e ainda aproveitar os mais variados benefícios associados ao gerenciamento da equipe!

Confira a seguir como tornar possível o gerenciamento de equipe de maneira realmente prática e transforme a sua empresa! Confira:

  • Identifique os perfiz que sejam mais qualificados:

O primeiro passo é saber, de maneira geral, formar a sua equipe!  Somente assim você será capaz de poder promover um bom gerenciamento no final das contas! Isso porque desde o começo, os integrantes de uma equipe devem e precisam evidenciar não somente interesse como também adaptação acerca de suas funções!

Para tanto, o gestor da equipe deverá procurar saber se as pessoas convocadas para um determinado projeto de trabalho de fato gostam das atividades que lhe forem propostas e também se elas se sentem confortáveis e até mesmo satisfeitas com tal trabalho!

Isso poderá resultar em uma boa dose de paixão e também dedicação por parte da própria empresa, sendo no final das contas, um grande e evidente diferencial para um dos elos mais importantes – seus clientes!

  • Procurando definir padrões e processos:

Uma excelente gestão de equipe não se descuida em deixar que eventuais problemas ocorram em detrimento de falhas de comunicação ou até mesmo por ausência de organização!

É justamente por esse motivo que o responsável pela equipe deverá focar em seguir alguns padrões de forma a se conduzir as mais variadas atividades da rotina diária!

Para tanto, é de suma importância procurar certificar se todos os membros da equipe estão realmente bem informados sobre os projetos propostos e se detém de uma boa base de comunicação!

De maneira geral, uma equipe de funcionários que realmente sabe como deverá atuar nas mais variadas situações acaba tendo também a capacidade de desempenhar todas as suas funções de maneira mais intuitiva e, claro, eficiente!

Para ser possível acertar em cheio nessa iniciativa tão valiosa, é preciso que o gestor da equipe tenha o cuidado de promover uma análise a respeito de todo o tipo de trabalho que é feito dentro do ambiente da corporação.

Com essa base de conhecimento, será ainda necessário buscar oportunidades que permitam definir potencialmente as diretrizes que deverão ser seguidas.

Aqui vale uma dica bem valiosa: tenha muito cuidado para não acabar engessando todos os processos! Isso porque o intuito deverá ser sempre tornar tudo ainda mais fácil e dinâmico, e não se deixar o trabalho complexo, cheio de processos desnecessários e até mesmo inflexíveis.

  • Procure compartilhar todos os valores e objetivos:

É importante ter conhecimento que simplesmente ninguém consegue manter uma boa produtividade quando se está trabalhando “no escuro”, ou seja, sem uma boa diretriz!

Por isso, acaba fazendo total sentido que se promova o compartilhamento de objetivos e também valores com os membros da equipe.

Isso é vital para que eles possam ficar por dentro do que é de fato considerado importante para a corporação – e até mesmo entenderem como eles poderão contribuir para agregar os melhores resultados para a empresa!

Diante disso, compete ao gestor da equipe dedicar esforços para mostrar à sua equipe quais são as principais metas e até mesmo o período, prazos e outros aspectos que a envolvem!

Deixar claro também quais os aspectos determinantes que deverão ser seguidos nas entregas e até mesmo os valores que deverão ser priorizados durante o atendimento é crucial para se atribuir resultados mais elevados!

Todas essas informações deverão ser devidamente acessíveis e sempre de uma forma intuitiva – e, claro, documentada!

Depois de agir dessa maneira, o processo de uma boa gestão de equipe deverá ainda elaborar meios de promover uma avaliação acerca da satisfação dos clientes – isso pode até mesmo ser feito com questionários, mas cada empresa poderá adotar os processos que acreditar ser mais interessante!

Isso ajudará a se medir melhor os esforços que forem adotados e garantir o entendimento se as estratégias aplicadas estão realmente surtindo os efeitos desejados e até mesmo o que poderá ser melhorado ou descartados!

Afinal, a única e mais eficiente maneira de entender se a sua equipe está realmente indo ao encontro de todos os objetivos almejados é promover uma análise das métricas ideais!

E aqui vale também uma ressalva – assim como ficou evidente nas etapas anteriores, esse processo também precisa ser envolvido por uma grande transparência!

  • O diálogo é um fator que precisa ser priorizado, bem como o estímulo à criatividade:

A gestão de equipe deve e precisa ofertar aos seus funcionários um espaço que seja considerado adequado com o intuito permitir que os colaboradores possam se expressar e, dessa forma, se sentirem bem mais acolhidos no seu ambiente de trabalho.

O fato de não incentivar tal premissa não somente pode acarretar um time de colaboradores realmente insatisfeito, como também prejudicar substancialmente a qualidade dos trabalhos a serem entregues.

É importante destacar que funcionários que se sintam mais abertos ao diálogo com seus gestores podem entregar informações bem mais valiosas acerca da percepção proveniente do público.

Isso envolve aspectos como pedidos, sugestões e até mesmo reclamações. Os colaboradores acabam tendo uma visão mais próxima da entrega a ser ofertada, e valorizar isso é sempre um ponto fundamental.

É possível ainda promover um maior estímulo da participação da equipe, incluindo até mesmo a concessão de benefícios diversos, como uma possível comissão de venda de produtos ou bonificações e cursos.

Além disso, é sempre importante deixar bem claro o quanto esse espaço de comunicação é devidamente aberto a todos!

  • Uma equipe engajada vale ouro:

Os funcionários precisam se manter mais antenados quanto for possível acerca do que se promove – isso é crucial para que eles possam suprir as demandas com uma agilidade melhor e que ainda sejam capazes de cooperar com as diversas iniciativas positivas para a empresa.

Um membro da equipe que seja designado para realizar uma determinada tarefa e que não atribui à dedicação ideal pode não estar devidamente engajado.

Para tanto, é importante que a empresa se dedique a deixar claro que, mesmo que os funcionários estejam ajudando, o empenho e participação em diversos projetos é algo vital!

A valorização do funcionário é o maior segredo do sucesso de uma empresa e satisfação dos clientes, independente do nicho de atuação da corporação em questão!

A equipe deve ser ainda instruída sobre a importância inquestionável da colaboração, de forma que ela esteja devidamente preparada para corresponder e ainda fornecer o que é necessário para potencializar bons resultados nas mais variadas áreas – como no caso do marketing, por exemplo!

Em suma, o engajamento é um fator que agrega muito mais confiança, sendo um aspecto de fato essencial para que todos os membros da equipe ajudem na representação dos resultados almejados da empresa!

Sabendo lidar com pessoas que possam atrapalhar a coesão da equipe de sua empresa!

Com todas as informações citadas anteriormente, é importante ainda que a gestão de equipe considere também saber como lidar com determinados perfis de pessoas – sendo que elas podem ser um fator negativo para os bons rendimentos da sua equipe!

Isso porque existem alguns perfis de colaboradores que podem afetar de forma extremamente negativa o trabalho dos demais – e por isso, é preciso dedicar esforços e conhecimento para lidar com eles!

  • Derrotista: é a persona que sempre enxerga o lado negativo das coisas, podendo até mesmo deixar um determinado projeto pela metade e evidencia um medo de se arriscar! Para reverter esse quadro é preciso saber lidar com essa pessoa, demonstrando que os riscos podem fazer parte dos projetos.
  • Pessimista: ele acha tudo ruim, desconfia das habilidades de todos e pode acarretar uma energia extremamente nociva! Aqui é válido ter uma conversa bem honesta, e tentar reverter em uma mudança de postura!
  • Narcisista: é aquele que está sempre chamando o sucesso para si! Aqui é válido que a gestão de pessoas seja sempre focada no trabalho em equipe, deixando o claro que o sucesso faz parte de um todo!

É sempre importante ainda, seguindo esse contexto, que a empresa tenha o cuidado de premiar de alguma forma os melhores membros de uma equipe!

Essa iniciativa ajuda a favorecer ações muito mais positivas dentro do ambiente corporativo, estimulando até mesmo não somente os bons colaboradores, mas também àqueles que não andam surtindo resultados tão bons assim!

Isso porque, nesse segundo cenário, eles poderão enxergar que diante de um empenho mais evidente também poderão conquistar mais visibilidade e reconhecimento dentro da empresa – algo que sempre é bem vindo e muito válido!

Conclusão

Como ficou evidente o decorrer de todo esse conteúdo acerca da gestão de equipe, os benefícios associados sobre uma consolidação assertiva de todos os processos adotados pela empresa são diversos!

Em suma, trata-se de um caminho essencialmente promissor para toda e qualquer área, visto que funcionários mais satisfeitos e engajados são capazes de produzir não somente mais, como também muito melhor diante do mercado!

Diante disso, é fundamental que a empresa se dedique a reconhecer de forma mais qualitativa todas as expectativas e também eventuais necessidades da equipe, podendo assim traçar quais serão os planos de ações adotados!

A gestão de equipe deve ser uma preocupação constante, principalmente porque todos os dias poderão surgir diferentes demandas que dependerão de uma boa dose de atenção!

Assista também Claudio Tomanini no Youtube

Leave a Reply

Quero Mais Informações Sobre Palestras!
Enviar Mensagem!