dinâmica motivacional funciona?

Dinâmica motivacional em Grupo

 

Para fazer a dinâmica motivacional é importante considerar que, principalmente se tratando do ambiente empresarial, recorrer ao uso de diferentes tipos de dinâmica motivacional pode acabar fazendo um grande diferencial e até mesmo ajudar a compor o seu sucesso!

Como fazer Dinâmica motivacional?

 

Já ouviu falar sobre dinâmica motivacional? Para entender mais sobre esse assunto, vale salientar que a “motivação” é certamente um dos maiores e mais importantes combustíveis de uma grande parcela das pessoas, bem como profissionais e equipes que estejam no caminho do sucesso!

Porém, é importante salientar que a motivação precisa e deve ser constantemente renovada, e isso deve ser algo considerado na rotina diária!

Para poder ajudar nesse processo de forma eficiente e assertiva, principalmente se tratando do ambiente empresarial, recorrer ao uso de diferentes tipos de dinâmica motivacional pode acabar fazendo um grande diferencial!

Isso afeta diretamente uma série de aspectos fundamentais, como no caso do engajamento, produtividade, ânimo e muitos outros pontos que fazem parte da realidade dos colaboradores.

Diante disso, é de suma importância ter em mente que se deve usar e apostar sempre em boas ferramentas que favoreçam esse processo de forma qualitativa.

Uma boa parcela das pessoas tende a acreditar que a motivação consiste simplesmente em uma questão de caráter interno, ou seja, que é algo que deve vir da própria pessoa e não de outros fatores externos. Mas, não é bem assim!

Isso porque as situações externas podem sim acabar afetando a nossa autoestima, bem como a nossa confiança e até mesmo nossos resultados de caráter profissional – diante disso, uma boa dose de estímulo por parte dos liderados pode fazer também uma grande diferença! Confira mais a respeito a seguir! 

 

O que é e para que serve a dinâmica motivacional?

 

De maneira geral, a dinâmica motivacional pode ser considerada um recurso que permite ajudar a quebrar um ciclo que esteja sendo nocivo para todos os envolvidos em um processo de sucesso.

Isso porque ela tem a capacidade de conseguir reiterar não somente os líderes como também àqueles que sejam liderados, de forma a evidenciar como são realmente importantes a busca por estratégias mais efetivas e que permitam motivar a todos!

Sua realização ainda pode ser de suma importância para não somente reter como também engajar muitas pessoas na sua empreitada profissional, o que para uma empresa pode ser a grande chave para ir de encontro aos objetivos e metas desejadas.

É importante salientar que a motivação deve e precisa ser sempre um ponto crucial de atenção dentro do ambiente corporativo, pois é justamente o seu nível que poderá ser usado como um indicador de qualidade no ambiente da empresa.

A motivação ainda pode ser uma medida poderosa que ajuda a revelar o que pode elevar ou até mesmo diminuir tudo que permeia o nível de produtividade de todos os profissionais em atividade!

Confira abaixo quais são os principais fatores que podem acarretar o sentimento de desmotivação dentro de uma empresa:

  • Lideranças que sejam ineficientes, bem como autoritárias demais e despreparadas!
  • Ausência de feedback por parte dos líderes com relação aos trabalhos realizados.
  • Processos internos que sejam considerados obsoletos, bem como sem eficiência e até mesmo engessados.
  • Ausência de reconhecimento profissional
  • Ausência de um plano de carreira bem como projeções que permitam crescimento aos profissionais
  • Infraestrutura precária e cobranças em demasia.
  • Ausência de demandas e metas que sejam realistas
  • Falta de harmonia entre a equipe de trabalho
  • Pagamentos em atraso e salários incompatíveis com o mercado
  • Empresas que não investem em atribuir capacitação para seus colaboradores
  • Problemas relacionados à comunicação interna

Dinâmica de grupo motivacional

 

A dinâmica motivacional em grupo pode acarretar uma série de benefícios para todos os membros da equipe de uma empresa!

A motivação deve ser comparada a uma planta, que precisa ser constantemente regada e cuidada para crescer forte e bonita! Isso porque ela tem o poder de conseguir transformar e ainda elevar potencialmente a confiança de todos e fazer com que haja um sentimento mais positivo, engajado, produtivo e até mesmo seguro!

Diante disso, os profissionais poderão conseguir realizar grandes feitos em suas carreiras e até mesmo em suas vidas pessoais, afinal, uma coisa acaba sim afetando a outra de certa forma!

Confira abaixo os principais benefícios da dinâmica de grupo motivacional:

  • Eleva potencialmente o engajamento:

Quando uma empresa conta com uma equipe realmente motivada tem a oportunidade de obter resultados cada vez mais promissores. Isso ocorre porque a motivação acaba fazendo com que o grupo se permita estar realmente mais engajado.

E é justamente o engajamento que poderá contribuir para que se possa ir de encontro às metas e objetivos que forem propostos por parte da empresa!

  • Permite impulsionar a produtividade:

Para que haja uma produtividade realmente qualitativa é fundamental que todos os colaboradores realmente se sintam motivados para poderem darem o seu melhor e assim obter os resultados desejados!

Diante disso, a motivação novamente se faz necessária, pois somente com ela que a equipe de fato poderá se manter produtiva, otimista, comprometida, engajada e realmente “vestir a camisa”.

  • Minimiza o turnover:

Esse é um dos primeiros sinais que evidencia o fato de que a empresa poderá estar prestes a perder grandes e importantes talentos – e isso é associado ao sentimento de desmotivação!

Para tanto, recorrer a estratégias que ajudem a elevar a motivação e assim conseguir reter talentos importantes poderá ser, no final das contas, um grande diferencial para minimizar a rotatividade do quadro de colaboradores.

  • Agrega mais satisfação por parte dos colaboradores:

Profissionais que se encontrem felizes e satisfeitos com a empresa poderão trazer ótimos resultados. Por isso, motivar e valorizar o time corporativo é sempre algo vital para manter o bem-estar e o sucesso!

  • Permite clientes mais satisfeitos:

Quando se possui uma equipe motivada automaticamente se pode ter clientes mais satisfeitos – tudo isso referente diretamente nisso, e não há como negar como isso é valioso para uma empresa que queira o sucesso!

 

Tipos de dinâmica motivacional

 

Como ficou evidente até aqui, a dinâmica motivacional pode agregar uma grande quantidade de benefícios e vantagens a todos os colaboradores, e consequentemente para a empresa que apostam nesse recurso!

Isso porque a sua realização acaba dando a oportunidade de diminuir potencialmente os conflitos de trabalho que são comuns quando há equipes e ainda eleva a colaboração de todos os envolvidos!

E vale destacar que pode ser um grande engano pensar que as opções de dinâmica motivacional são recursos caros ou até mesmo que dependem de processos complexos! Nada disso!

Para poder lhe convencer sobre isso, confira abaixo alguns tipos de dinâmica motivacional que poderão ser facilmente colocadas em ação em sua empresa:

  • Ilha do tesouro:

Para poder colocar essa dinâmica motivacional em ação será preciso ter em mãos uma caixa de bombons e algumas folhas de jornal. Essa dinâmica tem como finalidade ajudar a melhorar o trabalho em equipe e até mesmo na superação de desafios!

Você deverá colocar uma folha de jornal aberta na extremidade de uma sala e posicionar a caixa de bombons sobre ela. Essa é justamente a “ilha do tesouro”.

Do outro lado da sala, coloque outra folha de jornal – isso deverá ser feito para cada dupla de colaboradores.

As duplas precisarão ficar em pé, em cima de suas respectivas folhas e deverão conseguir chegar até a ilha. A grande ponte é que elas deverão fazer isso sem tocar os pés no chão, ou seja, não podem pisar fora do jornal – esse poderá ser movido, porém, não deverá ser rasgado!

Você poderá ainda indicar um tempo máximo para que alguma dupla consiga chegar até a ilha e se alguém descumprir as regras deverá ser desclassificado da dinâmica.

O grande segredo dessa atividade é que se uma dupla convidar a outra para subir em sua folha de jornal, e depois usar a folha vazia para dar um passo adiante, chegar a caixa poderá ser possível! Uma sacada bem legal para deixar claro como o trabalho em equipe é importante!

  • Verdade ou mentira

Aqui você precisará de alguns materiais simples, como papéis, canetas e alguns bombons também! O objetivo central dessa dinâmica motivacional é analisar o quanto a equipe se conhece!

Primeiramente, cada membro da equipe precisará escrever 3 tipos de afirmações acerca de si mesmo nos pedaços de papel. É importante que eles usem frases breves, como por exemplo, “eu escuto samba”, “eu já andei de bicicleta”, “já ganhei uma medalha de corrida”, entre outros.

Duas dessas frases deverão ser mentirosas, e somente uma delas deverá ser verdadeira. É importante que os membros da equipe se esforcem para deixar os demais colegas em dúvida!

Um a um eles deverão se apresentar diante de todos e ler suas frases e todos os demais deverão chegar a uma conclusão de qual é a frase verdadeira. Feito isso, ele deverá informar se acertaram ou erraram na afirmação.

No final de tudo, os 3 participantes que mais conseguirem enganar seus colegas serão premiados com bombons!

Essa dinâmica é eficiente para que possamos nos dar conta de como nem sempre conhecemos as pessoas ao nosso redor, mesmo passando tantas horas com elas ao nosso lado!

Dinâmica motivacional rápida

 

As duas dinâmicas citadas no tópico anterior podem ser rápidas, uma vez que é justamente o organizador que poderá determinar o tempo que tudo deverá transcorrer entre os participantes!

O fato é que fazer dinâmicas motivacionais rápidas podem ser feitas em momentos esporádicos da rotina da empresa, e não comprometem em nada outras tarefas!

Na verdade, sentir o momento do grupo acaba sendo de grande valor para ajudar a definir quando poderá ser o tempo adequado para aplicar uma dinâmica motivacional rápida!

Esse momento poderá até mesmo ser em um momento oportuno de apresentar e até mesmo integrar um colaborador recém-chegado aos demais membros da equipe!

Além disso, pode ser uma oportunidade de desenvolver competências especificas por parte dos profissionais ou até mesmo de se conseguir elevar a motivação para poder colocar em ação um projeto de grande importância para a empresa!

Diante disso, para poder saber a hora certa de colocar em ação a dinâmica motivacional é preciso se manter alerta a tudo que aconteça ao nosso redor, permitindo um maior entendimento do momento que está sendo vivenciado pela empresa e também pelos colaboradores!

Isso permitirá a escolha adequada do tipo de exercício que poderá ser aplicado, levando sempre em conta o aprendizado ideal para todos!

A troca que é permitida por meio da realização da dinâmica motivacional é extremamente rica e promissora, mesmo se tratando de uma dinâmica mais rápida!

Sua realização permite sanar possíveis distanciamentos, ajuda a alinhar o foco e também os objetivos de todos os membros da equipe e até mesmo a criar um espirito de grupo fundamental para compor a criação de resultados ainda mais qualitativos!

Além disso, considerar realizar dinâmica motivacional rápida poderá ajudar potencialmente a aproximar os líderes de seus liderados, bem como criar uma boa sinergia, identificação e desenvolvimento das habilidades, maior cooperação e muito mais sinergia!

Dinâmica motivacional para vendedores

 

Tão importante quanto o fato de se ter um produto de grande qualidade é ter uma equipe de vendas que seja realmente competente, motivada e focada em obter resultados realmente promissores.

Logicamente que premiações e comissões sobre cada uma das vendas realizadas podem motivar substancialmente a sua equipe de vendedores – isso porque quanto mais eles venderem maiores poderão ser os rendimentos obtidos!

Mas, tudo que se puder fazer para manter essa motivação elevada deve ser feito por parte dos líderes e gestores! Sempre!

Esse tipo de dinâmica permite atribuir mais equilíbrio para que seja possível ir de encontro a resultados mais satisfatórios, considerando os estímulos financeiros e também a satisfação em se fazer parte da empresa.

Afinal, toda empresa irá preferir que seus vendedores estejam sempre atentos à cultura da empresa e as necessidades do consumidor e não somente queiram vender para ganhar mais dinheiro e pronto! Certo?

Dinâmica motivacional para equipe

 

Para poder colocar em ação uma dinâmica motivacional para equipe você precisará ter um saco bem grande (gigante mesmo). Ele pode ser encontrado facilmente em lojas que vendem tecidos por quilo, por exemplo.

A dinâmica começa com o pedido de que todos os participantes entrem nesse saco, sendo que eles depois deverão cumprir um determinado Diante disso, o grupo deverá pensar em uma estratégia que torne isso possível!

Pode até mesmo parecer uma brincadeira simples, mas todos os membros participantes logo poderão perceber que é de suma importância realizar um trabalho em equipe, bem como saber respeitar as diferenças, capacidades, idade, entre outros fatores – além da importância do diálogo e da busca por boas estratégias.

Se os membros participantes não entenderem todas essas premissas certamente não conseguirão cumprir a tarefa!  Pode apostar. E em meio as dificuldades eles logo perceberão que é preciso adotar medidas e posturas diferentes na hora de trabalhar em equipe!

Conclusão

Como dito anteriormente, a dinâmica motivacional são atividades que devem ser feitas com várias pessoas, e que ainda deverá contar com a orientação de um profissional da área de recursos humanos para poder fazer um acompanhamento mais assertivo!

Em muitos casos a dinâmica motivacional acaba tendo um caráter mais lúdico e até mesmo descontraído, servindo no final das contas para elevar a integração entre os colaboradores e a empresa, além de ajudar a elevar essencialmente a motivação dos envolvidos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *