Motivação no trabalho

Confira sobre a importância da motivação no trabalho e todos os aspectos relacionados ao tema, de modo que você possa conhecer todos os detalhes necessários para criar um bom programa motivacional.

Como ter Motivação no trabalho?

Todos nós sabemos que a motivação no trabalho é um dos pontos essenciais para que o funcionário mude sua maneira de pensar e se desenvolva de forma mais completa. É fundamental, também, para que a empresa cresça com mais qualidade, perfeição e rapidez.

O profissional irá mudar a sua maneira de pensar e crescer de forma mais completa, pois com a motivação no ambiente de trabalho, ele se sentirá mais atraído para exercer a sua função e terá mais rendimento no momento de atingir metas e objetivos diários.

É fundamental para a empresa crescer com mais qualidade e rapidez, pois, com estimulo no trabalho, os objetivos e metas serão alcançados com mais perfeição técnica, dando um maior rendimento, tanto intelectual, quanto financeiro para a empresa.

A motivação no ambiente de trabalho fará com que o profissional se sinta mais feliz e satisfeito com a realização das tarefas diárias. Além disso, fará com que a empresa tenha uma visibilidade maior perante a sociedade.

Neste artigo iremos demonstrar o que é a motivação no ambiente de trabalho. Iremos explicar de forma profunda e complexa o conceito deste instituto, usado cada dia mais nas empresas, sejam elas de pequeno ou grande porte.

Iremos expor também os tipos de motivação no trabalho, observando o ramo de atuação da empresa, o número de funcionários existentes, os trabalhos desenvolvidos no dia-a-dia para, dessa forma, entender qual é o tipo de motivação considerado ideal para ser aplicado.

Demonstraremos ainda, a importância de um programa motivacional tanto para o profissional, quanto para a empresa, de forma a administrar melhor os imprevistos e a qualidade do trabalho do empregado e do empregador.

Por fim, exporemos o quanto são necessárias as palestras motivacionais nos ambientes de trabalho, sejam elas através de vídeos de canais de motivação, psicólogos ou coachings.

Enfim, iremos destacar o quanto é importante a participação dos funcionários da empresa em seus diferentes níveis hierárquicos. 

O que é motivação no trabalho?

Para entender o funcionamento da motivação no trabalho é preciso, antes de qualquer coisa, saber seu conceito. Desse modo, o assunto pode ser abordado com mais facilidade e didática.

A motivação no trabalho é um conjunto de atitudes e ações que tem por objetivo estimular o colaborador a exercer um bom desempenho.

Com a motivação presente no ambiente de trabalho, o funcionário criará uma forte relação de vontade, empenho e comprometimento com sua função.

Desse modo, a relação entre produtividade e motivação será sempre positiva, vale dizer, quanto mais o trabalhador se sentir motivado a exercer sua função, mais produtivo ele será.

No parágrafo acima visualizamos a situação com apenas uma pessoa. Agora imagine todos os funcionários de todos os setores da empresa engajados em um clima de trabalho motivador.

O resultado é de se esperar: constante crescimento da empresa e constante aperfeiçoamento dos funcionários.

No entanto, é importante destacar a diferença entre incentivo e motivação.

Incentivo é uma força externa à pessoa. Motivação vem de dentro dela. Assim, a empresa deve buscar métodos que plante a semente da motivação dentro de cada colaborador.

Desse modo, cada funcionário, por si só, sentirá a vontade de se empenhar mais na sua função por conta de um ambiente contagiante.

Como visto, o conceito de motivação no trabalho está conectado com os conceitos de termos como, desempenho, persistência, foco, esforço, enfim, sentimentos e atitudes despertados no colaborador para atingir suas metas.

Vale lembrar que a motivação varia de acordo com cada pessoa e com cada momento. O que é motivador para um funcionário em janeiro pode não ser em agosto.

Da mesma forma, o que motiva o funcionário X pode não exercer o mesmo resultado no funcionário Y.

Também é importante ressaltar que a motivação no trabalho é um compromisso de todas as pessoas envolvidas no ambiente corporativo. Assim, para que a equipe alcance determinado objetivo, a empresa deve estar embasada em uma política motivacional eficiente.

Agora que os termos foram bem definidos, podemos passar para uma análise mais detalhadas de outros aspectos ligados à motivação no trabalho.

Tipos de motivação no trabalho

Após a contratação de funcionários capacitados e talentosos, o grande desafio da empresa é mantê-los motivados para que exerçam bem suas funções.

Se a motivação no trabalho não está presente, fica difícil o alcance de bons resultados, já que uma equipe desmotivada estará sempre insatisfeita com a função exercida ou mesmo com o ambiente de trabalho em que está inserida.

A desmotivação no trabalho, na maioria das vezes, não tem nenhuma relação com a função, mas com o ambiente que o colaborador trabalha diariamente.

Assim, é importante conhecer alguns tipos de motivação no trabalho que se revelam eficazes para o ambiente e para a equipe de trabalho. Confira:

  1. Preserve um ambiente agradável de trabalho

Muitas vezes, a empresa tende a achar que o salário é o único elemento motivador dos colaboradores.

No entanto, diversos fatores concorrem para a motivação no trabalho, afinal, o local de trabalho é o segundo lugar que o funcionário mais fica depois da sua casa.

Assim, o trabalhador quer acordar de manhã e saber que está indo trabalhar em um ambiente saudável, harmônico e agradável. Ao ter essa sensação, o colaborador já sai de sua casa, motivado para exercer sua função.

Assim, o ambiente de trabalho é tão importante quanto o salário, e ambos contribuem igualmente para o constante aprimoramento dos profissionais.

Desse modo, é importante que a empresa cuide de todos os detalhes que podem influenciar negativamente o ambiente de trabalho.

Assim, deixe à disposição dos funcionários, equipamentos e utensílios adequados e em boas condições. Ainda, deixe o local de trabalho sempre limpo e conservado.

Do mesmo modo, conserve o refeitório sempre organizado e higiênico, afinal, a hora da refeição é sagrada para todo mundo. Assim, os trabalhadores querem fazer sua refeição em um local limpo e higienizado.

O banheiro também é outro ambiente que merece atenção especial, pois ninguém gosta de utilizar um sanitário sujo e mal conservado.

Enfim, procure sempre atender a toda necessidade básica e essencial dos colaboradores.

  1. Pratique sempre os feedbacks

Essa é uma ótima forma de motivação no trabalho, já que qualquer profissional sente a necessidade de receber um retorno sobre seu trabalho e como ele está se desenvolvendo dentro da empresa.

Por isso, é importante que essa necessidade seja sempre atendida, para que as equipes se sintam sempre motivadas a melhorarem cada vez mais.

No entanto, o feedback deve ser praticado da forma correta. De nada adianta dar um retorno totalmente negativo para o funcionário, fazendo que o deixe desestimulado.

Assim, procure praticar feedbacks construtivos, para que o funcionário se sinta motivado.

Destaque suas qualidades. Quanto aos defeitos e funções que precisam ser melhoradas, indique os meios para atingir melhores resultados de uma forma construtiva, para que o funcionário possa ser motivado a querer melhorar.

Também, é necessário que o retorno seja frequente ou quando uma atividade for finalizada.

Da mesma forma, procure adotar critérios quanto ao espaço de tempo entre um feedback e outro, para que os colaboradores não fiquem confusos e inseguros quanto ao retorno.

Por fim, é importante assegurar a individualidade do feedback, afinal, cada caso é um caso. Ainda que exerçam as mesmas funções, cada funcionário tem suas próprias características e desempenhos diferentes, de modo que o feedback deve ser particular.

  1. Invista na equipe

O investimento na sua equipe é uma ótima ferramenta de motivação no trabalho, já que irá colaborar para o aperfeiçoamento das habilidades dos colaboradores, resultando em um maior comprometimento com os resultados da empresa.

Há diversas formas de investir na equipe, como: cursos motivacionais, treinamentos, dinâmicas em grupo, capacitações.

Enfim, qualquer mecanismo que promova a renovação de conhecimentos e informações e faça aprimorar as habilidades dos funcionários, é um investimento válido e eficaz.

No último tópico abordaremos com mais detalhes as palestras motivacionais no trabalho.

  1. Ofereça vantagens e benefícios

Essa forma de motivação no trabalho também deve sempre ser preservada.

Para destacar a importância dos benefícios, imagine todo o roteiro que o trabalhador precisa seguir todos os dias para exercer sua função.

Sair de casa, trabalhar grande parte do dia, retornar para casa, dar atenção para a família, exercer outras atividades de casa. Enfim, o colaborador tem que estar sempre com a saúde preservada para aguentar a rotina de todos os dias.

Assim, é fundamental que os colaboradores sejam recompensados com benefícios, como: viagens, recompensas financeiras, folgas, prêmios, plano de saúde, cesta básica, etc. Desse modo, se sentirão bem mais motivados para exercerem suas funções.

E, assim como os feedbacks, cada trabalhador tem desejos próprios. O que pode ser um elemento motivador para um, pode não ser para o outro.

Dessa forma, procure entender as características dos funcionários e identificar qual a melhor maneira de motivar cada um. O resultado será muito mais eficiente.

  1. Inclua os funcionários nas decisões

O trabalhador quer ter a sensação de que faz parte da equipe. Assim, ele não quer ser visto como um número que ajuda a empresa a lucrar mais.

Desse modo, como ferramenta para motivação no trabalho, alimente o sentimento de inclusão nos funcionários.

Invista em uma participação mais ativa da equipe nas decisões da empresa, sejam elas grandes ou pequenas.

Nada mais motivador para o funcionário, que saber que uma importante decisão foi tomada com base em sua opinião e que ele é responsável pelo crescimento da empresa.

Lembre-se também de abrir esse espaço para o diálogo da maneira adequada, onde a oportunidade de participação será oferecida a todos os colaboradores em igualdade de condições.

Também é importante saber respeitar todas as opiniões. Caso algum palpite não seja adequado ao projeto ou mudança, certifique-se de contornar a situação com tato, sem que o funcionário se sinta reprimido.

Através dessas formas de motivação no trabalho, a equipe vestirá a camisa da empresa e dedicará todo o seu esforço e empenho para alcançar os melhores resultados.

Importância da motivação no trabalho

Hoje em dia, com a tecnologia tomando conta de diversos ramos empresariais e as mudanças acontecendo em alta velocidade, é natural que o mercado de trabalho se torne bem mais acirrado e seletivo, cenário propício para alimentar a competitividade.

Toda essa dinâmica acelerada que o mercado vem promovendo, traz consigo o destaque do lado humano, como fator diferencial dentro da estrutura de uma companhia.

Seno assim, o aspecto humano acaba se assemelhando ao combustível que faz o motor da empresa funcionar, possibilitando que ela ande, ou, na maioria dos casos, corra em alta velocidade.

Desse modo, as organizações investem cada vez mais na elaboração de métodos e critérios dos mais variados tipos, para pincelar os profissionais mais talentosos e eficientes, que estão junto à multidão disponível no mercado de trabalho.

 Ao escolher os profissionais, o primeiro trabalho está feito. No entanto, a despreocupação com os funcionários dentro da empresa significa que todo o esforço para angariar bons profissionais foi em vão.

Desse modo, a tarefa não termina com a seleção.  Após essa etapa, é preciso muito esforço da organização para manter os profissionais talentosos na equipe, afinal, a grama do vizinho é sempre mais verde.

E é nessa etapa que a motivação no trabalho se destaca, surgindo como um mecanismo fundamental para manter os trabalhadores com a mesma energia e vontade de quando tentavam uma colocação no disputado mercado de trabalho.

Assim, a empresa precisa contar com um programa motivacional eficaz, de forma que, uma vez o trabalhador inserido no ambiente de trabalho, ele se sinta motivado, diariamente, a exercer sua função.

O colaborador motivado irá trabalhar para realizar-se profissionalmente e pessoalmente, e para apresentar à empresa os melhores resultados que foram alcançados por sua conta.

Dessa forma, a motivação no trabalho deve sempre cercar o trabalhador com novidades e elementos motivadores, tais como benefícios, vantagens, recompensas, prêmios, etc.

Nos dias atuais, as organizações já não possuem mais a visão limitada de antigamente, em que os colaboradores eram apenas sinônimos de produtividade, nada mais.

A visão das empresas se expandiu para o horizonte à sua frente, de modo que exigem do trabalhador algo bem mais além que produção.

As organizações querem funcionários com visão expandida, abertos às novas informações, ativos e com intensa participação nas decisões da empresa.

Porém, para que a equipe seja composta por funcionários altamente rentáveis, é preciso que estejam motivados a colaborar com a empresa. E é nesse ponto que a organização exerce seu importante papel de praticar a motivação no trabalho.

Para que as empresas possam inserir um bom programa de motivação no trabalho, elas devem captar todos os recursos que estão disponíveis com esse objetivo. Qualquer que seja o investimento voltado para esse fim, deve ser visto com bons olhos.

Algumas medidas já citadas anteriormente podem compor um bom programa motivacional, como: cursos, dinâmicas em grupo, palestras, capacitações, etc.

Ao valorizar a importância da motivação no trabalho e investir o que for preciso com esse programa, os colaboradores irão desempenhar suas funções com muito mais foco e vontade, gerando crescimento para a empresa.

Para buscar o programa motivacional mais adequado para o ambiente de trabalho, a empresa deve compreender bem o seu ramo de atuação e as características dos colaboradores.

Assim, a organização identificará, com mais precisão, qual o programa de motivação no trabalho mais eficiente e que apresentará melhores resultados.

Antes de qualquer coisa, a tarefa mais importante é entender a grande importância da motivação no trabalho.

Ao entender que, qualquer funcionário motivado irá produzir mais, aprender mais, se abrir a novas informações e aprimorar mais suas habilidades, a empresa fará todo o investimento necessário para esse fim.

Palestra de motivação no trabalho

Vale destacar que a organização deve considerar que cada funcionário nutre suas próprias expectativas. Assim, a empresa deve investir em programas motivacionais que alcance cada colaborador individualmente.

Nessa linha, as palestras de motivação no trabalho são as mais indicadas para ajudar os funcionários a direcionarem suas atitudes rumo aos objetivos traçados pela empresa.

Ao transmitir palestras motivacionais constantemente, as organizações vão fortalecendo sua relação com os colaboradores, de modo que eles vão criando uma visão sobre a companhia.

Ao criar essa relação, os funcionários se envolvem com os objetivos da empresa, fazendo com que alcancem maiores níveis de produtividade.

Para obter melhores resultados, as palestras devem transmitir mensagens que façam os colaboradores refletirem, de modo que eles fixem o conteúdo e mudem suas atitudes.

Dessa forma, a motivação no trabalho se torna uma importante peça do complexo motor de uma organização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *