ambiente-organizacional-o-que-e

Ambiente organizacional

Entenda mais sobre o ambiente organizacional e como ele pode influenciar e afetar o desempenho de seus funcionários e de seu negócio.

Pela palavra “ambiente” entendemos o ambiente ou as condições em que uma determinada atividade é realizada. E sabemos que a organização é uma entidade social que possui uma estrutura hierárquica na qual todos os itens necessários são reunidos e atuam dentro dele para alcançar o objetivo coletivo. Assim, uma empresa, ou uma organização de negócios está sempre sendo afetada pelo ambiente. Entenda mais sobre o ambiente organizacional.

O que é o ambiente organizacional?

O ambiente organizacional diz respeito a conjuntura de condições variadas, tanto externas como internas de uma organização ou empresa e que possui a capacidade de afetar o desempenho do empreendimento.

O Ambiente pode ser considerado como todos os fatores que rodeiam determinada organização, e pode abranger outras empresas e grupos sejam internos ou externos, clientes, sociedade, população ao redor da empresa comunidade, fornecedores, enfim, tudo que circunda determinado negócio está ligado ao ambiente organizacional.

Outro quesito de grande importância no ambiente organizacional é o clima organizacional. Ele pode ser definido como a cultura adotada por uma organização.

Cada empreendimento tem seu conjunto de costumes e práticas que deve ser difundido entre os colaboradores para buscar a melhor forma de se administrar. Assim, o ambiente organizacional pode ser dividido das seguintes maneiras:

  • Ambiente externo: é a situação na qual as organizações existem e operam, e é composto por elementos que são externos aos limites da organização.
  • O ambiente interno é formado pelos, como trabalhadores, administradores, cultura organizacional, tecnologia, estrutura organizacional e instalações físicas.

Ambiente externo da organização

De uma forma simples, fator externo ou organizacional são os elementos do ambiente externo. A organização não tem controle sobre como os elementos do ambiente externo serão configurados e eles podem ser subdivididos em duas camadas: o ambiente geral e o ambiente de tarefas.

O ambiente geral consiste em fatores que podem ter um efeito direto imediato nas operações, mas influencia as atividades da empresa. As dimensões do ambiente geral são amplas e não específicas, enquanto as dimensões do ambiente de tarefas são compostas pela organização específica. Vamos ver os elementos ou dimensões do ambiente geral:

  • Dimensão Econômica

A dimensão econômica de uma organização é o status geral do sistema econômico no qual a organização opera. Os fatores econômicos importantes para os negócios são a inflação, as taxas de juros e o desemprego, por exemplo.

Esses fatores da economia sempre afetam a demanda por produtos. Durante a inflação, a empresa paga mais por seus recursos e, para cobrir os custos mais altos, eleva os preços das commodities.

Quando as taxas de juros estão altas, os clientes estão menos dispostos a tomar dinheiro emprestado e a própria empresa deve pagar mais quando toma emprestado. Quando o desemprego está alto, a empresa pode ser muito seletiva sobre quem contrata, mas o poder de compra dos clientes é baixo, pois há menos pessoas trabalhando.

  • Dimensão Tecnológica

Denota os métodos disponíveis para converter recursos em produtos ou serviços. Os gerentes devem ter cuidado com a dimensão tecnológica. A decisão de investimento deve ser precisa em novas tecnologias e elas devem ser adaptáveis ​​a elas.

  • Dimensão sociocultural

Costumes, costumes, valores e características demográficas da sociedade em que a organização opera é o que compõe a dimensão sociocultural do ambiente geral.

A dimensão sociocultural deve ser bem estudada por um gerente. Ela indica o produto, os serviços e os padrões de conduta que a sociedade provavelmente valoriza. O padrão de conduta empresarial varia de cultura para cultura e o gosto e a necessidade de produtos e serviços também.

  • Dimensão Político-Legal

A dimensão político-legal do ambiente geral refere-se à lei governamental de negócios, relacionamento entre empresas e governo e a situação política legal geral de um país.

Um bom relacionamento entre empresas e governo é essencial para a economia e, mais importante, para os negócios. E a situação geral da implementação da lei e das justiças em um país indica que há uma situação favorável nos negócios em um determinado local.

  • Dimensão Internacional

Praticamente toda organização é afetada pela dimensão internacional. Refere-se ao grau em que uma organização está envolvida ou afetada por empresas em outros países.

Conceito de sociedade global trouxe toda a nação juntos e moderna rede de comunicação e tecnologia de transporte, quase todas as partes do mundo está conectada.

O ambiente de tarefas consiste em fatores que afetam diretamente e são afetados pelas operações da organização. Esses fatores incluem fornecedores, clientes, concorrentes, reguladores e assim por diante. Alguns exemplos são:

  • Concorrentes

Políticas da organização são frequentemente influenciadas pelos concorrentes. As empresas do mercado competitivo estão sempre tentando ficar e ir além dos concorrentes. Na atual economia mundial, a concorrência e os concorrentes em todos os aspectos aumentaram tremendamente.

O efeito positivo disso é que os clientes sempre têm opções e a qualidade geral dos produtos é alta.

  • Clientes

“Satisfação do cliente” – o principal objetivo de toda organização. O cliente é quem paga dinheiro pelos produtos ou serviços da organização. Eles são quem proporciona os lucros que as empresas estão visando.

Os gerentes devem prestar muita atenção à dimensão dos clientes do ambiente de tarefas, porque seus clientes compram que mantém uma empresa viva e sólida.

  • Fornecedores

Os fornecedores são os fornecedores de materiais de produção ou serviço. Lidar com fornecedores é uma tarefa importante de gerenciamento.

Um bom relacionamento entre a organização e os fornecedores é importante para uma organização manter um acompanhamento constante dos insumos de qualidade.

  • Reguladores

Os reguladores são unidades no ambiente de tarefas que têm autoridade para controlar, regular ou influenciar as políticas e práticas de uma organização.

As agências governamentais são o principal ator do meio ambiente e os grupos de interesse são criados por seus membros para tentar influenciar organizações e também o governo. Os sindicatos e a câmara de comércio são exemplos comuns de um grupo de interesse.

  • Parceiros estratégicos

Eles são a organização e os indivíduos com quem a organização é um acordo ou entendimento em benefício da organização. Esses parceiros estratégicos influenciam de alguma forma as atividades da organização de várias maneiras.

Ambiente Interno da Organização

Forças, condições ou arredores dentro dos limites da organização são os elementos do ambiente interno da organização. O ambiente interno consiste principalmente nos proprietários da organização, na diretoria, nos funcionários e na cultura.

  • Os Proprietários

Os proprietários são pessoas que investiram na empresa e têm direitos de propriedade e reclamações sobre a organização. Os proprietários podem ser um indivíduo ou grupo de pessoas que iniciaram a empresa; ou que comprou uma parte da empresa no mercado de ações.

  • Conselho Administrativo

O conselho de administração é o corpo diretivo da empresa eleito pelos acionistas, e eles têm a responsabilidade de supervisionar os principais administradores de uma empresa, como o gerente geral.

  • Funcionários

Funcionários ou a força de trabalho, o elemento mais importante do ambiente interno de uma organização, que executa as tarefas da administração. Funcionários individuais e também os sindicatos de trabalhadores que ingressam são partes importantes do ambiente interno.

  • Cultura

Cultura organizacional é o comportamento coletivo dos membros de uma organização e os valores, visões, crenças, hábitos que eles atribuem às suas ações.

Clima organizacional

O clima de uma organização é um pouco como a personalidade de uma pessoa. Assim como todo indivíduo tem uma personalidade que o torna único e diferente de outras pessoas. Cada organização tem um clima organizacional que a distingue claramente de outras organizações.

Basicamente, o clima organizacional reflete a percepção de uma pessoa sobre a organização à qual ele pertence. É um conjunto de características únicas que são percebidas pelos funcionários sobre suas organizações, o que serve como uma importante força para influenciar seu comportamento.

Fatores que Influenciam o Clima Organizacional:

O clima organizacional é uma manifestação das atitudes dos integrantes e colaboradores em relação à organização. Há diversos quesitos que afetam o clima organizacional:

  • Estrutura Organizacional: Percepções da extensão das restrições organizacionais, regras, regulamentos, burocracia;
  • Responsabilidade individual: sentimento de autonomia de ser o próprio patrão,
  • Recompensas: Sentimentos relacionados a ter confiança em recompensas adequadas e apropriadas,
  • Calor e apoio: Sentimento de companheirismo geral e prestimosidade prevalecentes no ambiente de trabalho.

O clima organizacional influencia em grande parte o desempenho dos funcionários, porque tem um grande impacto sobre a motivação e a satisfação no trabalho de cada colaborador.

O clima organizacional está diretamente relacionado à eficiência de uma empresa como um todo, já que afeta a satisfação dos colaboradores e isso reflete diretamente no desempenho destes.

A boa noticia é que o clima organizacional também pode ser modificado, através de mudanças nas políticas, procedimentos e regras da empresa. É um processo que não oferece retorno imediato, mas as mudanças podem trazer resultados duradouros se forem  constantemente reforçadas e enfatizadas.

Se você gostou deste conteúdo sobre ambiente organizacional e deseja obter mais informações e dicas a respeito, não deixe de acessar nosso site! Lá você encontrará uma série de artigos que podem fazer com que sai empresa de se desenvolva e cresça a cada dia mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *